Teoria das Representações Sociais e o Ensino de Química na Educação Básica: Um Estudo de Caso

Autores

  • Miriam Eliane Olbertz
  • Thaís Rafaela Hilger

Palavras-chave:

Cosméticos, IRaMuTeQ, Educação Básica

Resumo

O presente estudo teve como objetivo investigar e discutir as possíveis Representações Sociais (RS) construídas por dois grupos de estudantes sobre a química presente nos cosméticos, buscando entender como a disciplina escolar de Química influenciou tais percepções, os participantes cursavam o primeiro ou o terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública da Região sul do Brasil, totalizando 107 participantes. A investigação teve como base teórica a Teoria das Representações Sociais (TRS), já a metodologia empregada foi a da Análise de Conteúdo (AC). Os dados foram obtidos por meio de um questionário semiestruturado com questões de caracterização, questões fechadas sobre o tema e questões de associação escrita de conceitos, estas últimas foram analisadas com o auxílio do software IRaMuTeQ, permitindo serem construídas Nuvens de Palavras as quais auxiliaram na identificação da estrutura das Representações Sociais. Com a conclusão da pesquisa foi possível perceber que os grupos participantes da pesquisa apresentaram Representações e níveis de influência da disciplina escolar de Química diferentes. Onde o grupo dos primeiros anos apresentaram maior dificuldade em construir relações claras e objetivas com relação a química presente nos cosméticos. E o grupo formado pelos terceiros anos demonstraram maior domínio teórico e vinculação das respostas com conceitos mais específicos, os quais fazem parte da visão microscópica. Evidenciando, assim, que, com o avanço no ano escolar, as explicações e construções passam a ter fundamentação nos conceitos específicos da disciplina escolar e permitiu aos educandos utilizarem-se destas para explicar situações cotidianas.

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Publicado

2022-06-08

Como Citar

Olbertz , M. E. ., & Hilger , T. R. . (2022). Teoria das Representações Sociais e o Ensino de Química na Educação Básica: Um Estudo de Caso. Revista Debates Em Ensino De Química, 8(1), 217–230. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/5029

Edição

Seção

Debates em Perspectivas Teóricas para o Ensino de Química