Percepção ambiental dos estudantes do Curso de Engenharia Mecânica de uma instituição federal de ensino do Espírito Santo

Autores

  • Mara Cristina Ramos Quartezani Faculdade Vale do Cricaré Instituto Federal do Espírito Santo
  • Fabiane Santiago de Arruda Faculdade Vale do Cricaré
  • Marcus Antonius da Costa Nunes Universidade Federal do Espírito Santo Faculdade Vale do Cricaré

Resumo

O presente estudo tem como objetivo principal compreender a percepção ambiental dos estudantes do Curso de Engenharia Mecânica do campus São Mateus do Instituto Federal do Espírito Santo, bem como verificar a percepção quanto à abordagem de conteúdos da disciplina Ciências do Ambiente. Para o desenvolvimento da pesquisa foram aplicados questionários em sala de aula a 69 estudantes onde, 34 cursaram a disciplina Ciências do Ambiente e 35 não cursaram. Os relatos dos estudantes foram categorizados em três dimensões: categoria antropocêntrica, categoria naturalista e categoria globalizante. Os resultados apontam que ao serem questionados sobre o que é meio ambiente a visão da maioria dos estudantes foi antropocêntrica e quando o questionamento foi sobre problemas ambientais a visão que prevaleceu foi naturalista. Apresentam ainda que, a disciplina em questão contribui significativamente para o curso e que sua abordagem está adequada. Os estudantes também apontam melhorias para a disciplina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mara Cristina Ramos Quartezani, Faculdade Vale do Cricaré Instituto Federal do Espírito Santo

Graduada em Normal Superior, Especialista em Gestão Educacional, Mestranda em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional, atuante na orientação pedagógica no Instituto Federal do Espírito Santo

Fabiane Santiago de Arruda, Faculdade Vale do Cricaré

Graduada em Pedagogia, Especialista em Psicopedagogia e Gestão Escolar, Mestranda em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional, Professora da rede municipal de São Mateus-ES

Marcus Antonius da Costa Nunes, Universidade Federal do Espírito Santo Faculdade Vale do Cricaré

Graduado em Engenharia Mecânica, Mestre e Doutor em Engenharia Mecânica, Professor da Universidade Federal do Espírito Santo e Professor Horista da Faculdade Vale do Cricaré. Atua na área educacional em Educação Ambiental.

Downloads

Publicado

2016-02-12

Como Citar

Ramos Quartezani, M. C., Santiago de Arruda, F., & da Costa Nunes, M. A. (2016). Percepção ambiental dos estudantes do Curso de Engenharia Mecânica de uma instituição federal de ensino do Espírito Santo. Revista Cadernos De Ciências Sociais Da UFRPE, 2(5), 87–111. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/cadernosdecienciassociais/article/view/408