INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS ATRAVÉS DO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Elaine Helena Nascimento dos Santos Faculdade Joaquim Nabuco

Palavras-chave:

Surdo, Inclusão, Assistiva, Tecnologia, Mediação

Resumo

A inclusão do aluno surdo utilizando as tecnologias digitais é um processo que ainda enfrenta desafios de aceitação e utilização na mediação e estratégia pedagógica. Todavia, já é possível afirmar que a tecnologia digital está inserida no contexto da vida dos estudantes e, em certa medida, contribui com a inclusão. Dessa forma, o objetivo dessa pesquisa foi analisar as contribuições da inclusão das tecnologias digitais no processo de ensino de alunos surdos buscando como objetivos específicos discutir a mediação e estratégia pedagógica no processo de inclusão do estudante surdo, identificar a contribuição das tecnologias digitais utilizadas no processo de ensino e verificar as estratégias pedagógicas utilizadas a partir da tecnologia assistiva. A coleta de dados foi feita através do uso de questionários semi-estruturados aplicado a professores e observações com estudantes surdos da educação de jovens e adultos de duas escolas públicas do estado de Pernambuco. A análise dos dados aponta que as contribuições da inclusão das tecnologias digitais no processo de ensino de alunos surdos, embora com restrições estruturais, é significativa, principalmente no tocante ao uso das mesmas enquanto ferramentas pedagógicas facilitadoras na construção de estratégias de ensino, contribuindo na aprendizagem dos alunos.

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Publicado

2018-07-24

Como Citar

Helena Nascimento dos Santos, E. (2018). INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS ATRAVÉS DO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Educação E (Trans)formação, 3(1), 1–16. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/1812

Edição

Seção

Artigos