HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E ENSINO DE HISTÓRIA: UMA REFLEXÃO TEÓRICA METODOLÓGICA

Autores

Palavras-chave:

Histórias em Quadrinhos, Ensino de História, Educação.

Resumo

Atualmente diferentes mídias, tais como, jornais, filmes, jogos digitais, internet e as histórias em quadrinhos, estão inseridos no cotidiano escolar, e os programas curriculares tem buscado proposta que evidenciem a utilização desses recursos como ferramenta pedagógica e fonte de informação no processo de aprendizagem. Partindo dessa percepção, temos que compreender as HQs como um instrumento educacional de potencial abrangente, que permitem, com seu uso, as integrações entre as diferentes áreas do conhecimento e mídias, possibilitando nas instituições educacionais um trabalho interdisciplinar e com diferentes habilidades interpretativas. Assim, o presente trabalho tem por objetivos: Analisar as histórias em quadrinhos como recurso didático no ensino de História.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Allef Laurindo Fraemann Matos de Lima, Mestrando no Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal Rural de Pernambuco (PGH - UFRPE)

Mestrando no Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal Rural de Pernambuco (PGH - UFRPE). Especialista em Ensino de História de História do Brasil, Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão( FAINTVISA). Graduado em Licenciatura Plena em História, pela Universidade de Pernambuco (UPE). Pesquisador vinculado ao Grupo de Estudos Leitorado Antiguo: Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em História Antiga. Realiza pesquisas nas áreas do Ensino de História e História Antiga, atuando nos seguintes temas: histórias em quadrinhos, recurso didático no ensino de história , cidadania romana.

Referências

CIAMPI, Helenice. ENSINAR HISTÓRIA NO SÉCULO XXI: DILEMAS CURRICULARES. In: XX Encontro Regional da ANPUH. Franca, São Paulo. 10 de setembro de 2010.

FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de e história: Experiências, reflexões e aprendizagem. Campinas, SP: Papirus, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FUNARI, Pedro Paulo. A renovação da história Antiga. In: KARNAL, L.(Org.). História na sala de aula: Conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2007, p. 95 – 107.

MCCLOUD, Scott. Desvendando os quadrinhos. São Paulo: Makron Books, 1995.

Downloads

Publicado

2020-01-10

Como Citar

de Lima, A. L. F. M. (2020). HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E ENSINO DE HISTÓRIA: UMA REFLEXÃO TEÓRICA METODOLÓGICA. Educação E (Trans)formação, 4(2), 15–29. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/2705

Edição

Seção

Artigos