HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E ENSINO DE HISTÓRIA: UMA REFLEXÃO TEÓRICA METODOLÓGICA

Autores/as

Palabras clave:

Histórias em Quadrinhos, Ensino de História, Educação.

Resumen

Atualmente diferentes mídias, tais como, jornais, filmes, jogos digitais, internet e as histórias em quadrinhos, estão inseridos no cotidiano escolar, e os programas curriculares tem buscado proposta que evidenciem a utilização desses recursos como ferramenta pedagógica e fonte de informação no processo de aprendizagem. Partindo dessa percepção, temos que compreender as HQs como um instrumento educacional de potencial abrangente, que permitem, com seu uso, as integrações entre as diferentes áreas do conhecimento e mídias, possibilitando nas instituições educacionais um trabalho interdisciplinar e com diferentes habilidades interpretativas. Assim, o presente trabalho tem por objetivos: Analisar as histórias em quadrinhos como recurso didático no ensino de História.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Allef Laurindo Fraemann Matos de Lima, Mestrando no Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal Rural de Pernambuco (PGH - UFRPE)

Mestrando no Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal Rural de Pernambuco (PGH - UFRPE). Especialista em Ensino de História de História do Brasil, Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão( FAINTVISA). Graduado em Licenciatura Plena em História, pela Universidade de Pernambuco (UPE). Pesquisador vinculado ao Grupo de Estudos Leitorado Antiguo: Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em História Antiga. Realiza pesquisas nas áreas do Ensino de História e História Antiga, atuando nos seguintes temas: histórias em quadrinhos, recurso didático no ensino de história , cidadania romana.

Citas

CIAMPI, Helenice. ENSINAR HISTÓRIA NO SÉCULO XXI: DILEMAS CURRICULARES. In: XX Encontro Regional da ANPUH. Franca, São Paulo. 10 de setembro de 2010.

FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de e história: Experiências, reflexões e aprendizagem. Campinas, SP: Papirus, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FUNARI, Pedro Paulo. A renovação da história Antiga. In: KARNAL, L.(Org.). História na sala de aula: Conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2007, p. 95 – 107.

MCCLOUD, Scott. Desvendando os quadrinhos. São Paulo: Makron Books, 1995.

Publicado

2020-01-10

Cómo citar

de Lima, A. L. F. M. (2020). HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E ENSINO DE HISTÓRIA: UMA REFLEXÃO TEÓRICA METODOLÓGICA. Educação E (Trans)formação, 4(2), 15–29. Recuperado a partir de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/2705

Número

Sección

Artigos