ATUAÇÃO DO PEDAGOGO: REFLEXÕES SOBRE SUA PRÁTICA NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE PERNAMBUCO

Autores

  • Susana Alves de Araújo Graduanda em Licenciatura em Pedagogia Unidade Acadêmica de Garanhuns / Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Washington Dionizio de Andrade Graduando em Licenciatura em Pedagogia Unidade Acadêmica de Garanhuns / Universidade Federal Rural de Pernambuco

Resumo

A atuação do pedagogo na contemporaneidade é vasta, não se restringe apenas ao contexto escolar, visto que os profissionais formados no curso de pedagogia podem atuar em diversos contextos (Libâneo, 2007). Nesse sentido, a atuação do pedagogo no Tribunal de Justiça (TJ) é de extrema importância nas ações que envolvem crianças e adolescentes. Esta pesquisa teve como objetivo analisar as possibilidades e dificuldades encontradas na atuação do pedagogo no âmbito do TJ do Estado de Pernambuco. Os dados foram coletados no TJ situado no agreste Pernambucano, com a análise de conteúdo do corpus empírico. Diante da pesquisa efetivada é notório que o pedagogo atua em uma equipe interprofissional, responsável pelo atendimento de casos que envolvem crianças e adolescentes. Frente às diversas atividades realizadas pela pesquisada destaca-se em: visitas domiciliares a pretendentes à adoção; elaboração de relatórios para o juiz; inspeção em abrigos e centros de ressocialização; participação em audiências; mediação de conflitos escolares bem como levantamento sobre frequência, comportamento e desempenho escolar dependendo da solicitação da vara da infância e da juventude; encaminhamento de crianças e adolescentes quando necessário para acompanhamento psicológico e/ou psicopedagógico.

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Referências

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Publicado

2016-04-18

Como Citar

Araújo, S. A. de, & Andrade, W. D. de. (2016). ATUAÇÃO DO PEDAGOGO: REFLEXÕES SOBRE SUA PRÁTICA NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE PERNAMBUCO. Educação E (Trans)formação, 1(1). Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/765

Edição

Seção

Artigos