Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista GEAMA é um periódico científico eletrônico aberto, de publicação trimestral e interdisciplinar. Originária no Departamento de Tecnologia Rural da Universidade Federal Rural de Pernambuco (Brasil) tem como foco divulgar contribuições originais na forma de artigos técnico-científicos, revisões de literatura, notas científicas e relatos de experiências que sejam inéditos, com caráter relevante e inovador nas áreas das Ciências Ambientais e Biotecnologia.

O objetivo da publicação é ampliar as discussões e aprofundar-se em temas científicos com foco multidisciplinar, voltados à inovação, aplicações práticas, desenvolvimento de produtos e processos que sejam aplicáveis em escala e utilizáveis pela sociedade para finalidade de melhoria da qualidade ambiental e de vida.

 A Revista GEAMA é um periódico científico eletrônico aberto, de publicação quadrimestral (2019), voltado a divulgar contribuições originais na forma de artigos científicos, revisões de literatura e notas técnicas que sejam inéditos e com caráter relevante e inovador nas áreas das Ciências Ambientais e Biotecnologia.

Áreas Temáticas

Tratamento de água e efluentes; Resíduos Sólidos; Emissões Atmosféricas; Recursos Hídricos; Bioenergia; Climatologia e Mudanças Climáticas, Biotecnologia Ambiental, Química Ambiental, Construção Sustentável e Agroecologia.

Qualis CAPES

2016: B3 - Ciências Ambientais; B4 – Geografia; B5 - Ciências Agrárias, Engenharias I e II e Nutrição; C: Química Ambiental.

2019: B1 (Nova classificação para todas áreas temáticas da revista em implantação na Plataforma Sucupira)

ISSN

2447-0740 (Online)

Periodicidade

Quadrimestral (a partir de 2019): Abril, agosto e dezembro

Línguas de submissão

Português, Inglês, Espanhol

Política de Acesso Livre – Open Acess

Esta revista oferece acesso livre (OPEN ACESS) imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico do periódico

Iniciou suas publicações trimestrais em março de 2015, idealizada, estruturada e fundada pelo Prof. Dr. José Machado, ainda no âmbito da Universidade Federal Rural de Pernambuco e do Departamento de Tecnologia Rural, como um dos periódicos oficiais da Universidade. Inicialmente com foco nas Ciências Agrárias e Meio Ambiente a revista gradativamente foi ampliando seu direcionamento em diversas áreas ambientais. Em 2017 conseguiu o reconhecido local e nacional, obtendo sua primeira Classificação QUALIS CAPES (2016) para diversas áreas do conhecimento. Em 2018 a partir de uma nova reformulação do Corpo Editorial ampliou sua atuação na área da Biotecnologia Ambiental. A revista GEAMA é um periódico estabelecido e com motivação de ampliar sua atuação como referência regional, nacional e internacional buscando fomentar a pesquisa, a inovação e a divulgação científica de qualidade.

Sponsors

Agradecemos a Universidade Federal de Pernambuco (UFRPE), ao Portal de Periódicos da UFRPE e a CAPES/CNPq pelo apoio técnico e institucional dado ao periódico.

Fontes de Apoio

Agradecemos a todos os orgãos e instituições que ajudam a desenvolver e fornecer recursos para que a Revista Geama continue sua produção científica continuada.

Processo de Avaliação pelos Pares

A GEAMA utiliza avaliação às cegas para avaliação de manuscritos submetidos (artigos, revisões, notas técnicas). Os manuscritos deverão ser encaminhados através do sistema eletrônico da revista, na formatação indicada no template (sem indicação de autores e filiações), seguindo o fluxo editorial onde serão enviados via sistema da GEAMA para três revisores Ad hoc independentes cadastrados no banco de dados da revista. Os revisores são profissionais doutores convidados pela revista para integrar o corpo de avaliadores, com competência técnica reconhecida na área temática do artigo.