Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.-
Deve ser uma contribuição original e inédita, não ter sido publicado em parte ou completo em outro periódico, revista, anais de congressos/seminários/simpósios e eventos. A responsabilidade ética e científica do cumprimento dessa condição ficará sob responsabilidade única dos autores.
- Deve possuir contribuições significativas e científicas alinhadas com as áreas temáticas da revista;
-
Deve ser submetido em um dos idiomas: português ou inglês, sendo obrigatório o resumo na língua escolhida para submissão e o abstract obrigatoriamente na lingua inglesa. Nestes casos, deve obrigatoriamente ser incluído EM ANEXO, nos documentos complementares um certificado de revisão do texto na língua inglesa por pessoa física ou jurídica com conhecimento na língua nativa atestando sua adequação (declaração de revisão na língua estrangeira).
-
Deverá ser submetido de acordo com as normas e configurações estabelecidas pela revista (DIRETRIZES DA REVISTA, CONDIÇÕES E NORMAS DE SUBMISSÃO). (Modelo A em Diretrizes de Submissão).
-
Deverá obrigatoriamente enviar uma Carta de Concordância com assinatura de todos autores (Arquivo B em Diretrizes de Submissão) [inserir em documentos suplementares]. Todos os autores devem concordar com a DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS, POLÍTICAS DE LIVRE ACESSO e declarar não haver conflito de interesse.
- Os autores e suas respectivas filiações devem ser cadastrados diretamente na plataforma da revista no momento da submissão do manuscrito. Não será possível adicionar autores, alterar nomes ou filiações após iniciado o processo de avaliação editorial do manuscrito. As informações fornecidas serão de responsabilidade única do autor que cadastrou e submeteu o manuscrito. Informações devem constar de nome completo, filiação, Orcid, de acordo com o especificado nas normas de submissão. O não cumprimento desta diretriz implicará na rejeição do artigo ainda na etapa de pre-editorial.
- Estar ciente que os prazos de avaliação dos revisores, das alterações e melhorias no texto sugeridas e resubmissão dos manuscritos interferirão no tempo de aprovação ou não do manuscrito e que serão respeitados os fluxos editorias na ordem de atendimento das demandas da revista.
- ATENÇÃO: Submissões incompletas são excluídas do sistema após 15 dias de sua submissão sem a devida finalização.
Diretrizes para Autores
Áreas temáticas
A Revista GEAMA é um periódico científico voltado a divulgar contribuições originais na forma de artigos científicos, revisões de literatura e notas técnicas, inéditos e com caráter relevante e inovador nas áreas das Ciências Ambientais e Biotecnologia. As temáticas principais são: Tratamento de água e efluentes; Resíduos Sólidos; Emissões Atmosféricas; Recursos Hídricos; Bioenergia; Climatologia e Mudanças Climáticas, Recursos hídricos, Biotecnologia Ambiental, Química Ambiental, Agricultura e construção sustentável e Agroecologia.
Consulta prévia
Caso o(s) autor(es) sinta(m)-se em dúvida sobre o interesse da revista GEAMA em avaliar o manuscrito, em termos da área temática, extensão, aplicação ou abrangência em relação aos objetivos de publicação do periódico, os autores têm a opção de adicional de fazer uma consulta prévia evitando assim rejeições na etapa inicial e perda de tempo dos autores na adequação do seu texto original às normas de submissão da revista. Caso essa dúvida não exista a submissão deve ser feita diretamente no site de acordo com estas normas de submissão.
Procedimento: Enviar o documento do artigo, constando de todos os itens do mesmo (título, resumo, palavras-chave, introdução, metodologia, resultados e discussões e referências) em qualquer formato, mas de forma que o editor possa avaliá-lo na integra. O documento em pode ser enviado por e-mail (word ou pdf) diretamente para o editor-gerente: revistageama@gmail.com. A resposta a esta consulta ocorrerá em até 5 dias.
Observação: A consulta prévia avalia apenas a adequação temática e o interesse da revista na temática do texto. Se o artigo for positivamente avaliado passará necessariamente pelas etapas de Pré-editorial e Editorial, podendo ser rejeitado de acordo com os critérios destas etapas. São garantidos o sigilo científico e autoria.
Etapa Pré-editorial
Os documentos e informações submetidos são avaliados quanto:
(1) adequação temática do artigo;
(2) qualidade científica da publicação e da escrita do texto;
(3) adequação às normas de submissão;
(4) cadastro completo dos autores no sistema;
(5) inclusão dos documentos complementares no sistema e;
(6) verificação de plágio e autoplágio do texto.
Observações: Quaisquer desses critérios, se não atendidos, levará a não aceitação do manuscrito, nesta etapa. A Revista reserva-se, independente disso, a não aceitação de artigos que julgar não aderentes aos seus interesses científicos, por outros motivos não listados, sendo esta uma decisão da Equipe Editorial. A resposta desta etapa ocorrerá em até 5 dias após a submissão.
Etapa Editorial
Após vencida a etapa pré-editorial inicia-se a etapa editorial propriamente dita. A revista GEAMA realiza revisão por pares (peer review) às cegas. O quadro de revisores da revista GEAMA é composto de pesquisadores, professores e profissionais doutores, sendo o manuscrito avaliado por especialistas da área temática do mesmo. Artigos, revisões bibliográficas e notas técnicas serão avaliados por até 3 revisores. Todos os manuscritos que forem rejeitados por 2 ou mais revisores serão imediatamente rejeitados.
Tempo do Processo Editorial
O tempo médio da fluxo completo da etapa editorial é de 4 a 6 meses, mas podendo se estender (até 12 meses) a depender da velocidade das respostas dos revisores e dos autores durante o processo editorial. Os volumes são publicados quadrimestralmente (abril, agosto, dezembro).
Observação: A revista GEAMA é um periódico de acesso livre e GRATUITO, sendo a avaliação dos artigos um trabalho VOLUNTÁRIO E NÃO REMUNERADO de diversos pesquisadores ad hoc, possuindo uma dinâmica própria de retorno desses profissionais. Cabe, portanto, aos autores atentar para estas limitações em função de suas necessidades particulares de tempo de publicação, se for o caso.
Avaliação de Plágio
Os manuscritos serão avaliados na etapa pré-editorial se apresentam indícios de plágio e/ou autoplágio, sendo este um critério de rejeição sumária, em caso de não atenderem critérios aceitáveis de nível de similaridade de outras publicações, de acordo com as boas práticas de publicação e editoriais recomendadas e adotadas pela revista. Utilizamos o software CopySpider® entre outros.
Línguas de Publicação
Os manuscritos poderão ser submetidos e publicados prioritariamente em inglês e português. A publicação em inglês deve seguir as mesmas regras e normas preconizadas para os artigos apresentados em língua portuguesa e deve constar dos mesmos padrões, seções e critérios. Nestes casos, deve ser incluído (anexo) necessariamente nos documentos complementares um Certificado de revisão do texto na língua inglesa por instituição gabaritada (declaração de revisão na língua estrangeira) no momento da submissão. O não envio deste documento na submissão do artigo será critério de rejeição do artigo na etapa pré-editorial.
A qualidade da tradução/revisão do texto é de responsabilidade exclusivamente dos autores. A revista se reserva a não aceitar artigos sem a devida qualidade do texto na língua de submissão, inclusive na língua portuguesa.
Obs: Destaca-se que as PUBLICAÇÕES EM LINGUA INGLESA SÃO ALTAMENTE RECOMENDÁVEIS, pois ampliam a divulgação e alcance da publicação científica.
DOI
Digital Object Identifier (DOI) é um padrão para identificação de documentos em redes de computadores, como a Internet. Representa um sistema de identificação numérico para conteúdo digital, como livros, artigos eletrônicos e documentos em geral, atribuindo um número único e exclusivo a todo e qualquer material publicado (textos, imagens, etc.). Além de ser um mecanismo utilizado para garantir o pagamento de direitos autorais através de um sistema de distribuição de textos digitais, o DOI também é útil para auxiliar a localização e o acesso de materiais na web, facilitando a autenticação de documentos. A Revista GEAMA ainda está em fase de implantação do DOI para todas suas publicações aprovadas, sem custos para seus autores.
CUSTOS E TAXAS
A Revista GEAMA é um periódico aberto (Open Access) e gratuito. Não há custos ou taxas para publicação durante todo o processo editorial. Nossos revisores são renomados pesquisadores, especialistas em suas áreas de atuação e exercem um trabalho completamente voluntário. Também não há taxas para leitura e download de artigos.
Número máximo de autores das publicações
Para todas as publicações da Revista GEAMA o número máximo de autores é de até 7 (sete), sendo este também um critério de eliminação no caso de inadequação às normas de submissão. Não será possível adicionar mais autores após iniciado o processo de avaliação editorial do manuscrito.
Cadastro de autores e coautores
O documento de submissão (Template, Arquivo A) não deve conter nomes dos autores e respectivas filiações. Estes devem ser cadastrados UNICAMENTE e DIRETAMENTE na plataforma da Revista GEAMA no momento da submissão do manuscrito.
Ao submissor cabe preencher detalhadamente o nome completo de todos os autores (sem abreviaturas) na sequência que deverá aparecer na publicação final, assim como as respectivas filiações, Orcid e demais detalhes constantes no cadastro dos autores.
Estas informações devem ser digitadas em formato caixa baixa (maiúsculas apenas na primeira letra). Sendo como praxe, o autor principal o primeiro nome e o último, o orientador principal do trabalho.
Exemplo de como devem ser cadastrados os autores na plataforma no momento da submissão:
Nome: André Felipe de Melo Sales Santos (Nome completo sem abreviaturas)
Filiação: Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil (Neste formato e apenas estas informações são necessárias)
Orcid: http://orcid.org/0000-0001-8054-7679
Obs1: As informações constarão apenas no artigo final (não devem constar no template de submissão do artigo, visto que a avaliação é às cegas), sendo o preenchimento das mesmas de inteira responsabilidade do submissor. Erros no cadastramento podem chegar ao artigo final, portanto, o submissor deve proceder com atenção nesta etapa. Estas informações também estarão disponíveis na versão digital do artigo publicado no site da revista.
Obs2: O não preenchimento ou preenchimento incompleto dessas informações no cadastro de autores será critério de não aceitação prévia do artigo na etapa pré-editorial.
Obs3: Os autores devem assinar, na mesma ordem do cadastro, a Carta de concordância de submissão (Arquivo B).
Não esquecer no momento da submissão:
1. Digitar dados cadastrais do artigo, autores, filações, OrCid completos de acordo com o exemplo apresentado;
2. Não colocar esses dados dos autores e filiações no Template de submissão (Arquivo A);
3. Enviar carta de concordância assinada de todos autores em documentos complementares na ordem de publicação (Arquivo B), sendo esta a mesma do cadastro no site (a ordem no site será a que será apresentada na versão final, sendo esta indicação de responsabilidade do submissor e demais autores);
4. Recomenda-se colocar no momento da submissão MAIS DE UM DOS AUTORES COMO CORRESPONDENTES DE E-MAIL (não só o autor principal) para facilitar a comunicação com os envolvidos na publicação evitando que apenas o autor principal receba os comunicados e, em virtude de algum problema, não responda adequadamente nos prazos devidos.
ORCiD
Os autores devem obrigatoriamente citar o seu número do ORCiD (Open Researcher and Contributor ID) no momento da submissão para cada membro autor. O ORCiD é um identificador digital persistente para o autor. ORCiD está para o autor assim como o DOI está para um documento digital. O ORCiD aparecerá junto com as demais informações do autor na versão on line no site da revista. O cadastro pode ser feito diretamente no site: https://orcid.org/register
INDICAÇÃO DE AVALIADORES
Os autores devem indicar os nomes (completos) de 3 professores/pesquisadores (título de doutor exigido) como possíveis avaliadores, destacando sua áreas de atuação preferenciais, link para curriculum plataforma lattes e e-mail atualizado. A sua ajuda será considerada e poderá acelerar o nosso fluxo editorial. Destacamos que todo processo de avaliação "duplo cego", já utilizado pelo nosso periódico, será rigorosamente mantido.
Obs1: Os dados dos indicados devem ser enviados no item discussão pré-avaliação ou para o e-mail direto do editor-chefe: revistageama@gmail.com
Obs2: A não indicação de nomes poderá ser critério de eliminação por não atendimento de critério da etapa pré-editorial.
TIPOS DE PUBLICAÇÃO
Artigo
Trabalho científico que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados sucintos de uma pesquisa realizada de acordo com o método científico ou inferência conforme a hermenêutica das humanidades, cujo o conhecimento produzido é aceito por uma comunidade de pesquisadores (ABNT, 2003). Artigo científico relata trabalho original de pesquisa, em que a reprodutibilidade dos resultados está claramente estabelecida. Deve ser escrito em linguagem apropriada e organizado na seguinte ordem: título (português, inglês ou espanhol). O nome completo dos autores, filiação institucional deve ser incluído apenas na versão final pelo editorial. O resumo (português ou espanhol) e abstracts (inglês), palavras-chave (até 5) (português ou espanhol) e keywords (inglês). Deve conter obrigatoriamente as seções: introdução, material e métodos, resultados e discussões, conclusões, agradecimentos (se cabível) e referências. O artigo completo na versão formatada da revista deve conter entre 6 e 13 páginas, sendo classificado como não aceito, se fora deste critério, independente do mérito.
Revisões de literatura
Corresponde a um artigo no qual é levantado o estado da arte de algum tema relevante e inovador nas áreas temáticas da GEAMA e cuja abordagem deve ser suficientemente crítica e capaz de identificar avanços, lacunas e desafios científicos no tema, à luz da literatura nacional e internacional. Trabalhos de bibliometria e revisão sistemática podem ser incluídos nessa categoria de artigo.
Tratam de texto narrativo de caráter científico com informações histórico-evolutivas, de característica exploratória e/ou analíticas, que estabeleça uma visão ampla do tema abordado e do estado da arte. Deve apresentar conceitos, teorias, dados e informações relevantes e atuais. Assim como o estado da arte, que é uma referência ao estado atual de conhecimento sobre o determinado tópico que está sendo objeto de análise, sendo de forma geral, o nível mais alto de um processo de desenvolvimento do tema, naquela área científica e até um dado momento.
As citações devem ser abrangentes e atuais. O texto deve seguir a sequência de apresentação e seções do artigo científico e ter um mínimo de 10 e um máximo de 20 páginas, sendo classificado como não aceito, se fora deste critério, independente do mérito.
Nota técnica
Nota Técnica é um documento elaborado por técnicos especializados em determinado assunto devendo analisar o tema criticamente e contextualizá-lo adequadamente, devendo conter histórico e fundamento legal (se for o caso), baseados em informações relevantes e atuais. O texto deve seguir a sequência de apresentação e seções do artigo científico e ter um mínimo de 5 e um máximo de 10 páginas, sendo classificado como não aceito, se fora deste critério, independente do mérito.
ESTRUTURA GERAL DO MANUSCRITO
Resumo
Os resultados deverão ser escritos na língua portuguesa. Deve apresentar concisamente o cerne do trabalho, seus objetivos, resultados sintéticos e conclusão. Deve apresentar o contexto da pesquisa e seus ganhos científicos principais de forma concisa e objetiva, de forma a suscitar a atenção e estimular a curiosidade do leitor. TEXTO DEVE TER NO MÁXIMO 300 PALAVRAS. O resumo também deverá ser preenchido na plataforma da revista e ser idêntico ao do texto do artigo. Deverá ser ajustado na plataforma ao longo do processo editorial caso sejam solicitadas alterações neste item pelos revisores.
Palavras-chave
Máximo de 5, adequadas a proposta da pesquisa e que facilitem a localização por buscadores digitais. Não devem constar de palavras ou expressões constantes no título do artigo para ampliar a possibilidade de buscas. Deverão ser preenchidas na plataforma da revista na submissão do artigo (na mesma ordem) e ajustadas na plataforma (ao longo do processo editorial) caso sejam solicitada alterações neste item pelos revisores. Palavras-chave não devem ter inicial maiúscula e ponto e vírgula no final.
Introdução
Deve destacar a importância da pesquisa, a problemática envolvida, sua relevância, bibliografia e o estado da arte e possíveis soluções relacionadas. As hipóteses ou objetivos do trabalho devem ser incluídos no último parágrafo de forma sucinta.
Material e métodos
Deverá incluir detalhes, em ordem lógica, os passos que conduziram a pesquisa de forma objetiva. Devem ser indicados os materiais, equipamentos, aparatos experimentais, métodos, procedimentos, normas, com as suas respectivas fontes, referências e adaptações, caso tenham ocorrido (devidamente justificados). O local da pesquisa, o período de ocorrência também devem ser indicados, se necessário, para uma melhor compreensão do estudo.
Resultados e discussão
Devem apresentar os resultados em conjunto com as discussões sobre os mesmos, referenciando-os e comparando-os adequadamente, com a literatura científica. Podem ser apresentados na forma de Tabelas, Gráficos, Figuras e Esquemas, de acordo com as orientações gerais (indicadas por este Template).
Conclusão
As conclusões devem dar resposta claras aos objetivos (com base nos resultados obtidos, discussões realizadas e referências). Evitar itemizações e referências.
Agradecimentos
Citar a instituição preferencialmente, e se necessário o pesquisador(es), professor(es) ou colaborador(es). Agradecer aos órgãos de fomento com nome por extenso e sigla, se houver, e se necessário citar o número dos processos de concessão de bolsa/financiamento correlatos. Se não houver necessidade deste item, este deve ser suprimido do corpo do manuscrito.
Referências
Critérios gerais recomendados a observar:
- Preferencialmente as publicações devem ser de revistas científicas com no máximo 10 anos de publicação;
- Evitar dissertações, teses, páginas da web (dados numéricos, de organizações como FAO, IBGE) e livros.
- Evitar publicações em congressos, anais, eventos, sem ISSN, assim como publicações de jornais de notícias etc.
- Não devem ser usadas notas de rodapé no texto para Referências Bibliográficas, que devem ser citadas diretamente no texto (assim como notas explicativas não devem ser utilizadas).
- Uso de programas gerenciadores de referências para facilitar a formatação correta de referencias bibliográficas é recomendável.
- Faz-se necessário adicionalmente que os artigos de revista com DOI citem-no na referência, mesmo não sendo norma da ABNT 6023/19, mas sendo uma exigência extra da Revista GEAMA, como uma Boa Prática de Publicação.
- Os formatos da citação de referências no texto do artigo estão detalhados a seguir e são de obrigação de atendimento pelo submissor.
Exemplos de modelos de referência para documentos, segundo NBR ABNT 6023/19:
Artigo de revista
Se você quer incluir um artigo de revista em suas referências bibliográficas, é importante indicar a página de início e fim da citação. Confira o modelo padrão a seguir.
Ex: SOBRENOME, nome abreviado. Título do artigo. Título da Revista, (abreviado ou não) Local de Publicação, Número do Volume, Número do Fascículo, Páginas inicial-final, mês e ano. DOI do artigo (se disponível).
Artigo online
Caso o artigo que você queira citar esteja disponível na internet, é preciso especificar onde ele pode ser encontrado e o momento exato em que você o acessou.
Ex: SOBRENOME, Nome Abreviado. Título: subtítulo (se houver). Nome do site, ano. Disponível em: (link). Acesso em: (data). DOI do artigo (se disponível).
Artigo online sem autor conhecido
Se o artigo em questão não contar com um autor conhecido, deve-se especificar o nome do website em que o texto está disponível, conforme exemplo abaixo.
Ex: Nome do site. Título: subtítulo (se houver). Nome do site, ano. Disponível em: (link). Acesso em: (data). DOI do artigo (se disponível).
Tese/monografias/dissertações
Por fim, temos as citações a teses, monografias e dissertações. Nesse caso, é preciso, além de especificar o nome do autor, trazer informações como o número de páginas e o ano de apresentação.
Ex: SOBRENOME, nome. Título: subtítulo. Ano de apresentação. Número de folhas ou volumes. (Categoria e área de concentração) – Instituição, Local, ano da defesa.
Livro com um autor
A citação de um livro com apenas um autor deve seguir o seguinte formato.
Ex: SOBRENOME, Nome Abreviado. Título: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local de publicação: Editora, data de publicação da obra.
Livro com até três autores
Se o livro em questão contar com dois ou três autores, basta adicionar um ponto e vírgula e incluir o nome e sobrenome do segundo autor. O resultado deve seguir o padrão mostrado abaixo.
Ex: SOBRENOME, Nome Abreviado; SOBRENOME, Nome Abreviado. Título: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local de publicação: Editora, data de publicação da obra.
Livro com mais de três autores
Em casos de mais de três autores, pode ser difícil incluir todos na citação, embora não haja regra que proíba isso. Uma alternativa muito utilizada é a inclusão apenas do nome do primeiro autor, seguido da expressão “et al”, que, em latim, significa “e outros”.
Ex: SOBRENOME, Nome Abreviado. et al. Título: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local de publicação: Editora, data de publicação da obra.
Livro com autor desconhecido
No outro extremo dos livros com autores demais, temos aqueles cujos responsáveis não são conhecidos. Para citar obras de autores anônimos, o modelo é esse mostrado abaixo.
Ex: TÍTULO EM CAIXA ALTA – Cidade – Editora – ano de publicação – página
Legislação comum
Já quando a citação se refere a um artigo da legislação comum, o modelo a ser seguido deve ser o apresentado a seguir.
Ex: BRASIL. Lei nº X.XXX, de XX de mês de ANO. Função da lei. Diário Oficial da União, Brasília, DF, v. XX, n. XX, data de publicação do diário onde a lei foi divulgada. Seção, páginas.
Constituição federal ou estadual
A citação de um trecho exposto em uma constituição federal ou estadual exige que você especifique a região coberta pela constituição, o local em que fica o órgão constituinte, o ano de publicação e a página. Confira um modelo de citação da constituição federal de 1988.
Ex: BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. Página.
FORMATO E TAMANHO DO ARQUIVO: MS Word (.doc ou .docx) até 10MB. Acima deste tamanho o sistema não aceitará a submissão automaticamente.
Obs1: Artigos enviados em pdf não serão aceitos e rejeitados na etapa pré-editorial.
Obs2: A carta de concordância pode ser enviada em pdf.
FORMATAÇÃO DO TEXTO
A submissão deve ser realizada utilizando o Template (Arquivo A) disponibilizado seguindo as predefinições contidas neste. A página deverá estar em formato tamanho A4, orientação retrato, em duas colunas com espaçamento simples, fonte Times New Roman, tamanho 10, justificado. O título deve estar em fonte Times New Roman, tamanho 16, justificado e o subtítulo (inglês) em fonte Times New Roman, tamanho 14, itálico. Cada parágrafo deve começar a 1,0 cm da borda da coluna. As margens superior esquerda e inferior direita devem ser formatadas com 2,0 cm. A inclusão de subseções é opcional. Chamadas de seções e subseções (se houverem) devem estar em fonte Times New Roman, tamanhos 14 e 12, respectivamente, centralizados. As referências devem ser apresentadas em fonte Times New Roman, tamanho 8, justificadas. Não deve haver espaços em branco ao longo do artigo.
Obs: Detalhes adicionais no Template (Arquivo A).
Unidades métricas, siglas e abreviaturas
Todas as unidades métricas mencionadas no artigo devem ser expressas usando o Sistema Internacional de Unidades (SI), preferencialmente. As siglas e abreviaturas citadas devem ser expressas em letras maiúsculas e descritas por extenso, entre parênteses, na formatação e idioma em que está sendo citado.
TEMPLATE
O Template (Arquivo A) é uma diretriz para que os autores submetam seus manuscritos dentro da padronização estabelecida pela Revista GEAMA. Deve ser utilizado para a redação do texto prévio da publicação, possuindo os estilos de formatação e seus elementos acessórios, devendo ser utilizado como modelo obrigatório. Deve ser formatado, salvo e submetido no software Microsoft Word® apenas (.doc), não sendo aceitos outros formatos (.pdf). O não envio do documento neste formato ou seu preenchimento incorreto fora destas normas de submissão poderá ser critério de não aceitação prévia do artigo (Etapa pré-editorial).
Elementos gráficos, Tabelas e equações
Considerações gerais
- As Tabelas, quadros, imagens, gráficos e equações devem obrigatoriamente ser chamados no texto e ser apresentados na sequência de sua citação. Devem ser auto explicativos, objetivos, legíveis, apresentar legendas (se for o caso, sobretudo quando contiverem siglas e abreviaturas) e unidades para os parâmetros/variáveis citados (SI).
- As chamadas de Tabelas, quadros, gráficos e figuras devem estar em fonte Times New Roman, tamanho 8, espaçamento simples e serem exibidas acima destas.
- Legendas ou comentários devem estar abaixo dos mesmos, alinhados e centralizados com a Tabela, Quadro ou Figura correspondente, em fonte Times New Roman, tamanho 8.
- Autoria própria não são necessárias documentações bibliográficas e referenciação (direitos autorais). A citação de autoria própria deve seguir o exemplo: Autor (2020) ou Autores (2020). Alinhado à direita, fonte Times New Roman, tamanho 8.
- Autoria não-própria, necessariamente considerando questões de direitos autorais, sob responsabilidade do(s) autor(es), devem ser liberadas para uso pelos autores e citadas no texto (Ex. Foto cedida por Nome do autor (ano)) ou a própria referência (Ex. SANTOS, 2023). Alinhado à direita, fonte Times New Roman, tamanho 8.
Tabelas: Devem seguir o modelo A. Chamada acima, numeração, alinhados à direita com fonte Times New Roman, tamanho 8 (segundo Modelos A). As Tabelas devem ser enviadas em formato editável e não serão aceitos como arquivos de imagens.
Figuras: gráficos, esquemas, diagramas e fotos devem ser denominados como Figuras, e assim citados no texto. Estes elementos devem apresentar qualidade de imagem, suficiente para leitura e compreensão clara das informações em versão impressa. Gráficos deverão ser preferencialmente formatados em fundo branco, com seus elementos representativos em preto e branco, mas podendo, se necessário, apresentar cores para destaques. Evitar molduras e títulos nas Figuras.
Equações: devem preferencialmente ser escritas no Equation® do software Microsoft Word® ou similares compatível com o Microsoft Word, sendo chamadas no texto pela palavra “Equação.”, seguida do seu número em algarismos arábicos (Ex: Equação 1). A equação também deve ser seguida e referenciada pela sigla “Eq.”, com numeração correspondente e entre parênteses: Exemplo (Eq.1). Essa referência da equação deve seguir junto da mesma, alinhada à direita e na mesma linha. Evitar utilizar Fotos ou Figuras para apresentar as Equações no texto, visto que reduzem sua qualidade e alteram sua formatação original.
Formato do manuscrito de submissão
Documento final (Template, Arquivo A) devidamente formatado deverá ser salvo e enviado para submissão em formato editável unicamente (docx/doc) (não serão aceitos arquivos em pdf). Arquivos enviados fora do formato serão classificados como não aceitos independente do mérito. A submissão deverá ser feita via plataforma on line da Revista GEAMA (https://www.journals.ufrpe.br/index.php/geama/about/submissions) após cadastramento completo do submissor do artigo e demais co-autores. Na versão de submissão não devem ser citados os autores, mas estes devem estar cadastrados com seus nomes completos, filiações, ORCiD na plataforma da revista, sendo a ausência deste cadastro também critério de inadequação do processo de avaliação (pré-editorial).
DOCUMENTOS COMPLEMENTARES
Carta de concordância dos autores
O principal documento complementar obrigatório a ser apresentado no momento de submissão é a Carta de concordância dos autores (Arquivo B). A ordem de apresentação dos autores no cadastro do sistema e na carta de concordância deve ser: em primeiro o autor principal e por último o orientador do trabalho, sendo os demais autores (até 4) apresentados na ordem decrescente de importância a partir do primeiro até o ultimo autor. A ordem indicada dos autores pelo submissor no sistema, assim como as afiliações informadas será a mesma que constará na versão final do artigo, sendo estas informações de exclusiva responsabilidade do submissor e devem ser idênticas as informadas no sistema no momento da submissão. O não envio deste documento ou seu preenchimento incorreto no momento da submissão poderá ser critério de não aceitação prévia do artigo. O artigo deve ser submetido assinado em pdf, preferencialmente.
Certificado de Revisão do Texto (inglês)
Para artigos em língua inglesa deverá ser encaminhado um Certificado de Revisão do Texto na língua inglesa por profissional ou instituição gabaritados (declaração de revisão na língua inglesa),como já esclarecido no item Língua de Publicação. O não envio deste documento para artigos em língua inglesa no momento da submissão poderá ser critério de não aceitação prévia do artigo. Se o artigo estiver em língua portuguesa o abstract deve ser em inglês e não há necessidade deste certificado.
Permissões e autorizações especiais: aspectos éticos, pesquisa com pessoas, animais e patrimônio genético
Outros documentos como Permissões e autorizações especiais: aspectos éticos, pesquisa com pessoas, animais e patrimônio genético devem ser anexados também como documentos complementares. Destacam-se nos trabalhos, dentro ou fora do território brasileiro, que fizeram uso de permissões e autorizações especiais em termos de aspectos éticos, legais, pesquisas com seres humanos ou experimentação com animais, uso de genoma ou pesquisa com patrimônio genético, do conhecimento tradicional associado aos povos indígenas e comunidades isoladas; propriedade intelectual; certificado de qualidade de biossegurança para produtos transgênicos; entre outros, os autores da contribuição cientifica deverão, no momento da submissão, cópia de licenças, permissões e/ou autorizações ou cópias dos protocolos de submissão das propostas para obtenção das mesmas que se fizerem necessários a realização dos trabalhos. O arquivo deve ser anexado em formato “.pdf”, como documento complementar. Esses documentos serão avaliados previamente (pré-editorial) como fundamentais a submissão e, caso não sejam corretamente enviados ou caso o editorial entenda que não são suficientes a demanda do artigo, este não seguirá o fluxo editorial, sendo rejeitado ainda nesta fase. Caso os autores tenham dúvidas, estes devem contatar diretamente o editorial da revista para evitar rejeições desnecessárias. Além do(s) documento(s) os protocolos e autorizações devem estar explicitamente citados na metodologia do trabalho incluindo órgão emissor e numeração protocolar. Caso o Editorial verifique a necessidade desta documentação na etapa pré-editorial o artigo poderá ser rejeitado ou poderá ser solicitada esta autorização para a continuidade da submissão.
OBS: Todos arquivos deverão ser submetidos no mesmo campo "Enviar arquivo" alterando apenas o tipo de documento que esta sendo submetido. A opção "Outros" deve ser utilizada para carta de concordância, certificados de tradução e permissões especiais.
CASOS OMISSOS
A orientação final sobre situações, de quaisquer natureza, não previstas nas normas de submissão e referentes a qualquer etapa do processo editorial de documentos submetidos, em análise ou recusados pela Revista GEAMA, será dada pela equipe Editorial, a partir dos princípios éticos e objetivos científicos balizadores da publicação, sendo esta uma decisão exclusiva desta Comissão.
DOCUMENTOS
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Template para submissão do artigo (Arquivo A, Clique no link)
-
Carta de concordância (Arquivo B, clique no link):
Declaração de Direito Autoral
As Políticas Culturais em Revista aplica a Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0) para os trabalhos que publica. Esta licença foi desenvolvida para facilitar o acesso aberto - ou seja, o acesso livre, imediato, e a reutilização irrestrita de trabalhos originais de todos os tipos. Nossos autores mantêm os direitos autorais mas, sob essa licença, concordam em deixar os artigos legalmente disponíveis para reutilização, sem necessidade de permissão ou taxas, para praticamente qualquer finalidade. Qualquer pessoa pode copiar, distribuir ou reutilizar esses artigos, desde que o autor e a fonte original (Políticas Culturais em Revista) sejam devidamente citados.Política de Privacidade
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