Sobre a Revista

Missão

Construir, divulgar e estimular conhecimento científico e inovação, através de contribuições originais na forma de artigos técnico-científicos, revisões de literatura, notas científicas e relatos de experiências nas áreas das Ciências Ambientais e Biotecnologia.

Visão

Consolidar-se como um periódico de excelência e com caráter técnico e inovador, garantindo independência científica, acesso aberto e gratuito de suas publicações, com foco em conquistar reconhecimento nas suas áreas de atuação.  

Valores

Excelência; Qualidade da Informação; Transparência; Ética; Independência científica; Inovação e Sustentabilidade.

Foco e Escopo

A Revista GEAMA é um periódico científico eletrônico aberto, gratuito, de publicação quadrimestral e interdisciplinar. Originária no Departamento de Tecnologia Rural da Universidade Federal Rural de Pernambuco, tem como foco divulgar contribuições originais na forma de artigos técnico-científicos, revisões de literatura, notas científicas e relatos de experiências que sejam inéditos, com caráter relevante e inovador nas áreas das Ciências Ambientais e Biotecnologia.

O objetivo da publicação é ampliar as discussões e aprofundar-se em temas científicos com foco multidisciplinar, voltados à inovação, aplicações práticas, desenvolvimento de novos produtos e processos que sejam aplicáveis em escala e utilizáveis pela sociedade para finalidade de melhoria da qualidade ambiental e de vida.

 Áreas Temáticas

(1) Tratamento de água e efluentes;

(2) Resíduos Sólidos;

(3) Emissões Atmosféricas;

(4) Recursos Hídricos;

(5) Bioenergia, Biomassa e Biocombustíveis;

(6) Climatologia e Mudanças Climáticas;

(7) Biotecnologia e Química Ambiental;

(8) Construção Sustentável e Agroecologia.

e-ISSN: 2447-0740

Qualis Capes (2017-2020): B1 - Ciências Ambientais, Biotecnologia

Periodicidade

Quadrimestral: Abril, agosto e dezembro

Línguas de submissão

Português e Inglês.

Política de Acesso Livre – Open Acess

Esta revista oferece acesso livre (OPEN ACESS) e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribuindo com uma maior democratização do mesmo.

Política de Arquivamento

A política de arquivamento desse periódico é realizada por meio da Rede Cariniana que utiliza o sistema LOCKSS, desenvolvido pela Universidade de Stanford e que consiste na preservação digital distribuida, espalhando as cópias dos documentos digitais em locais geograficamente dispersos por meio das caixas LOCKSS distribuidas as instituições parceiras, assegurando a preservação digital dos periódicos eletrônicos.

É possível conferir o arquivamento da revista via Rede Cariniana/LOCKSS no site The Keepers.

Histórico do periódico

A GEAMA iniciou suas publicações em março de 2015. Foi idealizada, estruturada e fundada pelo Prof. Dr. José Machado, no âmbito da Universidade Federal Rural de Pernambuco e do Departamento de Tecnologia Rural, como um dos periódicos da instituição. O foco inicial encontrava-se nas Ciências Agrárias e Meio Ambiente, entretanto a revista gradativamente foi ampliando sua atuação nas áreas ambientais que se mostraram a sua predisposição natural. Em 2017, conseguiu o reconhecimento local e nacional, obtendo sua primeira Classificação QUALIS CAPES (2016) para diversas áreas do conhecimento em que atua. Em 2018, a partir de uma nova reformulação do Corpo Editorial, e de uma reestruturação completa da revista, o foco foi estabelecido na área das Ciências e Biotecnologia Ambiental. A revista GEAMA atualmente é um periódico reconhecido e com motivação de ampliar a sua atuação como referência regional, nacional e internacional buscando fomentar a pesquisa, a inovação e a divulgação científica de qualidade.

Sponsors

Agradecemos a Universidade Federal de Pernambuco (UFRPE), ao Portal de Periódicos da UFRPE e a CAPES/CNPq pelo apoio técnico e institucional dado ao periódico.

Fontes de Apoio

Agradecemos a todos os órgãos e instituições que ajudam a desenvolver e fornecer recursos para que a Revista Geama continue sua produção científica continuada.

Processo de Avaliação pelos Pares

A GEAMA utiliza avaliação às cegas para avaliação de manuscritos submetidos (artigos, revisões, notas técnicas). Os manuscritos deverão ser encaminhados através do sistema eletrônico da revista, na formatação indicada no Template (sem indicação de autores e filiações), seguindo o fluxo editorial onde serão enviados via sistema da GEAMA para até três revisores Ad hoc independentes cadastrados no banco de dados da revista (revisão às cegas). Os revisores são profissionais doutores convidados pela revista para integrar o corpo de avaliadores, com competência técnica reconhecida na área temática do artigo.