Uso do gesso agrícola na disponibilidade de nutrientes e desenvolvimento de sorgo (Sorghum bicolor L. Moench)

Autores

  • Cleybson José Cruz da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus Vitória de Santo Antão, Propriedade Terra Preta, s/n, Zona Rural, CEP:55600-000, Vitória de Santo Antão-PE, Brasil http://orcid.org/0000-0003-1065-8861
  • Renato Lemos dos Santos Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus Vitória de Santo Antão, Propriedade Terra Preta, s/n, Zona Rural, CEP:55600-000, Vitória de Santo Antão-PE, Brasil. http://orcid.org/0000-0001-7396-1759
  • José Lucas Farias da Silva Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus Jaboticabal. Via de Acesso Professor Paulo Donato Castelane Castellane S/N - Vila Industrial, CEP: 14884-900, São Paulo, Brasil. http://orcid.org/0000-0001-9097-456X
  • Márcio José Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus Vitória de Santo Antão, Propriedade Terra Preta, s/n, Zona Rural, CEP:55600-000, Vitória de Santo Antão-PE, Brasil http://orcid.org/0000-0001-9051-9129
  • Lluan dos Santos Costa Ataide Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus Vitória de Santo Antão, Propriedade Terra Preta, s/n, Zona Rural, CEP:55600-000, Vitória de Santo Antão-PE, Brasil http://orcid.org/0000-0002-7811-3529
  • Monalisa Barbosa da Costa Santos Tecnologias Energéticas e Nucleares, Universidade Federal de Pernambuco, Sede, Av. Prof. Moraes Rego, s/n, Cidade Universitária, CEP: 50.670-901, Recife-PE, Brasil http://orcid.org/0000-0001-8544-8522

Palavras-chave:

Exchangeable acidity, Subsurface acidity, gypsum, biomass, forage sorghum.

Resumo

A maioria dos solos da Chapada do Araripe são Latossolos, que apresenta acidez elevada trocável, fator limitante para o desenvolvimento do sorgo. Como alternativa para correção dessa acidez está o gesso agrícola. O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito do gesso agrícola na disponibilidade de bases trocáveis, saturação por Al3+ e no desenvolvimento do sorgo. O trabalho foi dividido em dois ensaios. No primeiro ensaio foi avaliado o efeito de doses de gesso (0, 1, 2 e 4 Mg.ha-1) no teor das bases trocáveis e na m, nas profundidades de 0 a 0,2, de 0,2 a 0,4 e de 0,4 a 0,6 m em coluna de solo. No segundo ensaio, foi avaliado o efeito das doses de gesso no desenvolvimento de sorgo forrageiro. A saturação por Al3+ e o teor de Na+ não foram influenciados pela aplicação das doses de gesso em coluna de solo. O gesso agrícola proporciona incremento de Ca2+ na superfície do solo. A dose de gesso que proporciona maior incremento de massa fresca no sorgo é 1,74 Mg.ha-1. A dose de gesso agrícola que proporciona o maior acúmulo de matéria seca é 1,88 Mg.ha-1

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleybson José Cruz da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus Vitória de Santo Antão, Propriedade Terra Preta, s/n, Zona Rural, CEP:55600-000, Vitória de Santo Antão-PE, Brasil

Possui nível Técnico em Agropecuária pela Escola Técnica Estadual Luiz Dias Lins (ETE-LDL, 2013), tem experiência como Fiscal de Laboratório pela Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco - AFCP (2013 a 2016). Atualmente estudante do curso de Bacharelado em Agronomia pelo Instituto Federal de Pernambuco - Campus Vitória de Santo Antão (IFPE-CVSA) e membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Fertilidade do Solo e Agroenergia.

Renato Lemos dos Santos, Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus Vitória de Santo Antão, Propriedade Terra Preta, s/n, Zona Rural, CEP:55600-000, Vitória de Santo Antão-PE, Brasil.

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus Vitória de Santo Antão. Doutor e Mestre em Agronomia (Ciência do Solo) e Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Técnico em Agropecuária pela Escola Agrotécnica Federal de Vitória de Santo Antão. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Ciência do Solo, trabalhando com: o Molibdênio no metabolismo e na fixação biológica de N em cana-de-açúcar; estratégias fitoenergéticas para o Pólo Gesseiro do Araripe/PE; efeito de gesso agrícola em solo cultivado com cana-de-açúcar e capim elefante; desenvolvimento de plantas olerícolas e avaliação de solos submetidos à estresse salino; e o estudo nutricional e bioquímico do tomate cereja cultvado em diferentes soluções nutritivas e épocas do ano; e com hidroponia.

José Lucas Farias da Silva, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus Jaboticabal. Via de Acesso Professor Paulo Donato Castelane Castellane S/N - Vila Industrial, CEP: 14884-900, São Paulo, Brasil.

Possui graduação em Agronomia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - campus Vitória de Santo Antão (IFPE/CVSA). Atualmente é mestrando em Agronomia (Ciência do Solo) pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) - Júlio de Mesquita Filho - Campus Jaboticabal, com pesquisa voltada ao uso do Silício. Integrante do Grupo de Estudo em Nutrição de Plantas da Unesp (GENPLANT). Membro da Congregação da Universidade Estadual Paulista (Unesp) - Júlio de Mesquita Filho - Campus Jaboticabal. Ex-Bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq; Ex-bolsista de IA BIA/FACEPE; Ex-Bolsista de IC PIBIC-AF/IFPE. Ex-Membro do Colegiado do Curso de Bacharelado em Agronomia do IFPE/CVSA; Ex-Membro do Diretório Acadêmico de Agronomia do IFPE/CVSA. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Ciência do Solo.

Márcio José Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus Vitória de Santo Antão, Propriedade Terra Preta, s/n, Zona Rural, CEP:55600-000, Vitória de Santo Antão-PE, Brasil

Graduando do curso de Bacharelado em Agronomia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - campus Vitória de Santo Antão (IFPE-CVSA). Atualmente, membro do grupo de pesquisa em Fertilidade do Solo e Agroenergia, atuando principalmente em nutrição mineral de plantas, com ênfase em Cana-de-açúcar e Milho.

Lluan dos Santos Costa Ataide, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus Vitória de Santo Antão, Propriedade Terra Preta, s/n, Zona Rural, CEP:55600-000, Vitória de Santo Antão-PE, Brasil

Formado técnico em agropecuária (2012-2015) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus Vitória de santo Antão (IFPE-CVSA), Graduando em Engenharia Agronômica pela mesma instituição. Atualmente, membro do grupo de pesquisa em Fertilidade do Solo e Agroenergia, atuando principalmente na implantação de hostas em Escolas, nutrição mineral de plantas, com ênfase em Cana-de-açúcar e Milho.

Monalisa Barbosa da Costa Santos, Tecnologias Energéticas e Nucleares, Universidade Federal de Pernambuco, Sede, Av. Prof. Moraes Rego, s/n, Cidade Universitária, CEP: 50.670-901, Recife-PE, Brasil

Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico de Vitória (2010), mestrado em TECNOLOGIAS ENERGÉTICAS E NUCLEARES pela Universidade Federal de Pernambuco (2014) e doutorado em TECNOLOGIAS ENERGÉTICAS E NUCLEARES pela Universidade Federal de Pernambuco (2018). Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: caatinga semiárido, pernambuco, cana de açúcar, fixação biológica de nitrogênio.

Referências

ABICHEQUER, A. D. et al. Absorção, translocação e utilização de fósforo por variedades de trigo submetidas à toxidez de alumínio. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v.27, n.2, p.373-378, 2003.

ALBUQUERQUE, S. S. Desempenho energético, uso de água e de nutrientes por cana-de-açúcar cultivada na Chapada do Araripe. Dissertação, (Mestrado), Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2013, 71 p.

BALDOVINO, J. A. et al. Análise da ascensão capilar de um solo arenoso. Anais do Simpósio da Prática de Engenharia Geotécnica na Região Centro-Oeste, Brasil, p. 556-562, 2017.

CARMO, F. F. et al. Frações granulométricas da matéria orgânica em Latossolo sob plantio direto com gramíneas. Bioscience Journal, v. 28, n. 3, 2012.

CAVALCANTI, A. C.; LOPES, O. F. Condições edafoclimáticas da Chapada do Araripe e viabilidade de produção sustentável de culturas. Embrapa, Centro de Pesquisa Agropecuária do Trópico Semiárido, Unidade de Execução de Pesquisa e Desenvolvimento, Brasília, 41p., 1994.

COSTA, T. S. et al. Crescimento e produtividade de quatro variedades de cana-de-açúcar no quarto ciclo de cultivo. Revista Caatinga, v. 24, n. 3, p. 56-63, 2011.

CRUSCIOL, C. A. C. et al. Effects of surface application of calcium-magnesium silicate and gypsum on soil fertility and sugarcane yield. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 38, n. 6, p. 1843-1854, 2014.

DIAS, J. H. R. et al. DIÂMETRO DE COLMO, ALTURA DE PLANTA E PRODUTIVIDADE NA CULTURA DO MILHO. In: VI Congresso Estadual de Iniciação Científica e Tecnológica do IF Goiano - IF Goiano - Campus Urutaí. 25 a 28 de set.de 2017.

HOLANDA LEITE, M. J.; GOMES, A. D. V.; DOS SANTOS, R. V. Comportamento inicial do maracujazeiro em solos afetados por sais submetidos a tratamentos alternativos com o uso de coprodutos de mineradoras. Irriga, v. 20, n. 3, p. 401-413, 2015.

EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA - EMBRAPA. Manual de métodos de análises de solos. 2.ed. Rio de Janeiro, 1997. 212p.

EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA - EMBRAPA. Manual de análises químicas de solos, plantas e fertilizantes. 2.ed. Brasília – DF. 2009. 627p.

EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA - EMBRAPA. Manual de métodos de análise de solo. 3.ed. ver. e ampl. Brasília - DF. 2017. 573p.

FARIA, C.M.B.; COSTA, N.D.; FARIA, A.F. Ação de calcário e gesso sobre características químicas do solo e na produtividade e qualidade do tomate e melão. Horticultura Brasileira, Brasília, v. 21, n. 4, p.615-619, outubro/dezembro 2003.

FILHO, A. de A. Q.; NETO A. A. A.; DANTAS, J. O. C. Sumário Mineral – GIPSITA., Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM, 2016. v. 34, p. 78.

GADELHA, F. H. L. et al. Volumetric and energy efficiency of hybrids clones of Eucalyptus sp. in the gypsum pole of Araripe, Pernambuco state. Ciência Florestal, v. 22, n. 2, p. 331-341, 2012.

GUIMARÃES, P.C.T. O gesso agrícola na neutralização de alumínio nas camadas subsuperficiais do solo: aplicações às culturas anuais e perenes. In: Seminário Sobre o uso do fosfogesso Na Agricultura, I, Anais... Brasília: IBRAFOS, p.145-168, 1985.

IPA - Instituto Agronômico de Pernambuco. Recomendação de adubação para o Estado de Pernambuco: 2ª aproximação. 2008.

LEITE, E. M. et al. Redução da sodicidade em solo irrigado com a utilização de ácido sulfúrico e gesso agrícola. Revista Caatinga, v. 23, n. 2, p. 110-116, 2010.

MASCHIETTO, E. H. G. et al. Gesso agrícola na produção de milho e soja em solo de alta fertilidade e baixa acidez em subsuperfície em plantio direto. Dissertação (Mestrado em Agronomia), Ponta Grossa, 2009.

MEURER, E. J.; RHENHEIMER, D.; BISSANI, C. A. Fenômeno de sorção em solos. In: MEURER, J. E. (Ed.). Fundamentos de química do solo. 2. ed. Porto Alegre: Gênesis, 2004. p. 131-179.

MAGALHÃES, P. C.; DURAES, F. O. M.; RODRIGUES, J. A. S. Fisiologia da planta de sorgo. Embrapa Milho e Sorgo-Comunicado Técnico (INFOTECA-E), 2003.

MATOS, C. et al. Influência da aplicação de gesso em Argissolo salino no desenvolvimento do jatobá. Acta Iguazu, v. 3, n. 4, p. 79-86, 2014.

NEIS, L. et al. Gesso agrícola e rendimento de grãos de soja na região do sudoeste de Goiás. Revista Brasileira de Ciência do Solo, Viçosa, v. 34, n. 2, p. 409-416, 2010.

OLIVEIRA, I. P. et al. Effects of calcium sources on grass growth in monoculture and intercropping. Ciência e Agrotecnologia, v. 33, n. 2, p. 592-598, 2009.

PAULETTI, V. et al. Efeitos em longo prazo da aplicação de gesso e calcário no sistema de plantio direto. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 38, n. 2, p. 495-505, 2014.

RAMPIM, L.; LANA, M.C.; FRANDOLOSO, J.F. & FONTANIVA, S. Atributos químicos de solo e resposta do trigo e da soja ao gesso em sistema semeadura direta. Revista Brasileira de Ciência do Solo, 35:1687-1698, 2011.

RHEINHEIMER, D. S. et al. Influência do estresse de alumínio em plantas de fumo: I. Efeito no sistema radicular, na absorção de fósforo e cálcio e na produtividade de matéria seca. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v 8, p.63-68, 1994.

ROCHA, A. T. et al. Emprego do gesso do Araripe na melhoria do ambiente radicular da cana-de-açúcar. Revista Brasileira de Ciências Agrárias, v.3, n.4, p.307-312, 2008.

SALDANHA, E. C. M. et al. Uso do gesso mineral em Latossolo cultivado com cana-de-açúcar. Revista Caatinga, v.20, n. 1, p.36-42, 2007.

SANTOS, R. L. et al. Nutrient uptake and use efficiency of elephant grass in the presence of crude gypsum. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 36, n. 2, p. 497-505, 2012.

SANTOS, R. L. et al. Yield of elephant grass and movement of cations as a function of mined gypsum. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v. 17, n. 10, p. 1030-1037, 2013.

SANTOS, R. L. et al. Elephant grass (Pennisetum purpureum Schum.) biomass production as promising alternative source of energy in Brazil's semiarid area using gypsum. Australian Journal of Crop Science, v. 9, n. 11, p. 1082-1088, 2015.

SANS, L. M. A.; PELLEGRIN, L. A. Método simples para estimar a área foliar da cultura do sorgo. In: CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO, 22., 1998, Recife. Globalização e segurança alimentar: Anais... Recife: ABMS, 1998. Embrapa Milho e Sorgo.

SERAFIM, M. E. et al. Alterações físico-químicas e movimentação de íons em Latossolo gibbsítico sob doses de gesso. Bragantia, 2012, 71.1: 75-81.

SILVA, J. A. A. POTENCIALIDADES DE FLORESTAS ENERGÉTICAS DE EUCALYPTUS NO PÓLO GESSEIRO DO ARARIPEPERNAMBUCO. Anais da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica, Recife, vols. 5 e 6, p.301-319, 2008-2009.

TAVARES FILHO, Antonio N. et al. Incorporação de gesso para correção da salinidade e sodicidade de solos salino sódicos. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v. 16, n. 3, p. 247-252, 2012.

WADT, P. G. S. Alterações eletroquímicas de um LATOSSOLO VERMELHO-AMARELO tratado com carbonato e sulfato de cálcio. Scientia Agricola, v.57, n.3, p.519-524, 2000.

Downloads

Publicado

2021-04-23

Como Citar

da Silva, C. J. C., dos Santos, R. L., da Silva, J. L. F., Pereira, M. J., Ataide, L. dos S. C., & Santos, M. B. da C. (2021). Uso do gesso agrícola na disponibilidade de nutrientes e desenvolvimento de sorgo (Sorghum bicolor L. Moench). Revista Geama, 7(1), 44–51. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/geama/article/view/3461

Edição

Seção

ARTIGOS