Correlações das classes pedológicas com características geotécnicas aplicadas ao uso e ocupação do solo

Autores

  • Tiago Barbosa da Silva Universidade Federal de Pernambuco / Mestrando do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental
  • Maria Isabela Marques da Cunha Vieira Bello Universidade Federal de Pernambuco / Professora Adjunto
  • Silvio Romero de Melo Ferreira Universidade Federal de Pernambuco / Professor Titular

DOI:

https://doi.org/10.24221/jeap.5.3.2020.3327.346-358

Resumo

A avaliação do comportamento hidromecânico dos solos é de suma importância para o uso e ocupação dos solos em suas múltiplas aplicações. Os levantamentos pedológicos permitem indicar a ocorrência do lençol d’água, o grau de saturação, a atividade do solo, a presença de minerais expansivos, as características de drenagem, erodibilidade e de plasticidade, a ocorrência de solos porosos, permeáveis e impermeáveis, além de trazer informações acerca dos solos de jazidas que sejam de interesse em projetos geotécnicos. O estudo objetiva indicar o uso de solos para construção de barragens no município de São Bento do Una, Pernambuco, Brasil, utilizando um ambiente de Sistema de Informações Geográficas (SIG), considerando as características dos solos com base na Geotecnia com as propriedades dos solos das Classes Pedológicas. São apresentados mapas com indicação de áreas de susceptibilidades de solos problemáticos quanto ao colapso, a expansão, a erosão, a dispersão, de ser mole e indicação de áreas com materiais de empréstimo (jazidas) para construção dos elementos de barragens. Os mapeamentos auxiliam na localização de áreas com potencial de jazidas de materiais para o uso em aplicações na engenharia, e permite identificar a susceptibilidade dos solos Problemáticos para uso na Engenharia Civil. Estas verificações possibilitam eficiência e economia de materiais, assim como segurança da obra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Barbosa da Silva, Universidade Federal de Pernambuco / Mestrando do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (2017). Mestrando em Engenharia Civil e Ambiental (2020).

Maria Isabela Marques da Cunha Vieira Bello, Universidade Federal de Pernambuco / Professora Adjunto

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco (2000), mestrado em Engenharia Civil - área Geotecnia pela Universidade Federal de Pernambuco (2004) e Doutorado em Engenharia Civil - área Geotecnia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2011). Atualmente é professora adjunta do Curso de Graduação de Engenharia Civil da Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste - CAA, Caruaru, sendo coordenadora deste curso por 4 anos. É professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental - PPGECAM, na linha de pesquisa Desenvolvimento do Semi-árido, desenvolvendo estudos sobre solos expansivos e interação solo-estrutura. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em ensaios geotécnicos de campo e de laboratório, e projetos de aterros Sobre Solos Moles.

Silvio Romero de Melo Ferreira, Universidade Federal de Pernambuco / Professor Titular

Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (1979), mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - (1982), Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela UNICAP (1985) e doutor em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e Pós Doutor na Universidade de São Paulo - USP (2010). Professor da Universidade Federal de Pernambuco desde 1986 e a partir de 2017 é professor Titular. É líder do Grupo de Pesquisa de Solos não Saturados da UFPE, orientou ou co-orientou quarenta e cinco dissertações e nos últimos cinco anos orientou quatro teses, um pós doutorado e dezenove de dissertações. Foi Professor Titular da UNICAP e Adjunto da UPE. Desenvolveu e ou desenvolve pesquisas financiadas pelo CNPq, FACEPE, FINEP e PADCT que resultou em uma produção científica de mais de 300 artigos completos publicados em livros, capítulos de livros, revistas, congressos nacionais e internacionais, registo de patente de desenvolvimento de equipamento científico. Nos últimos cinco anos publicou 18 artigos em periódicos especializados, 47- em congressos nacionais e internacionais e 7 capítulos de livro. Desenvolveu atividades administrativas como vice-chefe do Departamento de Engenharia Civil da UFPE e assessor de planejamento de avaliação da UNICAP. Consultor científico de revistas especializadas (Ciência do Solo, Soil and Rock e Estudos Ambientais). Consultor Técnico na área de Geotecnia Ambiental e em Engenharia Civil. Consultor ad-loc de projetos de pesquisa. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Mecânicas dos Solos, atuando principalmente nos seguintes temas: solos não saturados, construção civil, solo colapsível, geotecnia ambiental e solo expansivo.

Referências

Amorim, S. F. 2004 Contribuição à cartografia geotécnica: sistema de informações geográficas dos solos expansivos e colapsíveis do Estado de Pernambuco. Dissertação (mestrado) Universidade Federal de Pernambuco. CTG. 244p.

Antunes, F. S.; Campos, T. M. P.; Polivanov, H.; Calderano, S. B.; Andrade, A. G. 2013. Desenvolvimento de classes e unidades geo-pedológicas a partir da interação entre a pedologia e a geotecnia. Revista Geotecnia, 127, 61-79.

Antunes, F. S., Salomão, F. X. T. (2018). Solos em Pedologia. In: Oliveira, M. A. S.; Monticeli, J. J. (Editores). Geologia de Engenharia e Ambiental. São Paulo: ABGE – Associação Brasileira de Geologia e Ambiental, 2, 71-85.

Aquino, A. E. B. 2020. Contribuição à cartografia geotécnica do município de Teresina-PI: cartas de suscetibilidade à ocorrência de solos problemáticos e prática de fundação com uso de geoprocessamento técnico. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pernambuco.

EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Mapa índice das quadrículas do estado de Pernambuco. 2001. http://www.uep.cnps.embrapa.br/zape/index.php?link=zapenet

EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. 2006. Manual técnico de pedologia. Sistema brasileiro de classificação de solos. Brasília, DF: Embrapa, Serviço de Produção de Informação; Rio de Janeiro: Embrapa, Centro Nacional de Pesquisa de Solos, 316p.

Ferreira, S. R. M. 1990. Pedologia aplicada ao estudo de solos colapsíveis e expansivos. Seminário de Qualificação de Doutorado. (COPPE/UFRJ). 162p.

Ferreira, S. R. M. 1993. Aplicações da classificação e levantamentos pedológicos aos estudos dos solos colapsíveis e expansivos. Revista Ciência e Engenharia, 3, 119-136.

Gusmão Filho, J. A. 2002. Solos: da formação geológica ao uso na engenharia. Recife. Ed. Universitária da UFPE, 198p.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2007. Coordenação de Recursos Naturais e Estudos Ambientais. Manual técnico de pedologia. 2. ed. Rio de Janeiro. Manuais Técnicos em Geociências, 4. 323p.

ITEP - Instituto de Tecnologia de Pernambuco. 2015. Relatório de impacto ambiental – RIMA: Barragem São Bento do Una, Recife. 93p.

Lima, D. C.; Bueno, B. S.; Fontes, M. P. F. 1996. Utilização de levantamentos de solos em geotecnia. O Solo nos grandes Domínios morfoclimáticos do Brasil e o Desenvolvimento Sustentado, SBCS, UFV, DPS, pp. 703-721.

Medina, J. 1961. Lateritas e sua aplicação na pavimentação. ABPv-II Reunião Anual, RJ.

Nogami, J. S. 1965. A aplicação da geologia e da pedologia no estudo de solos para pavimentação. SPT nº 42 - DER-SP.

SEINFRA - Secretaria de Infraestrutura. 2014. Elaboração do Relatório Técnico Preliminar (RTP) e Projeto Básico para Implantação da Barragem São Bento do Una, localizada no Município de São Bento do Una, no Estado de Pernambuco. Relatório do Projeto Básico. Techne.

Silva. M. J. R. 2003. Comportamento geomecânico de solos colapsíveis e expansivos em Petrolina: cartas de susceptibilidade. Dissertação de Mestrado – Universidade Federal de Pernambuco. 110f.

Vasconcelos, R. P. R. 2001. Mapas de Suscetibilidade de Solos Colapsíveis e Expansivos do Estado de Pernambuco. Dissertação (Mestrado, em Engenharia Civil), Universidade Federal de Pernambuco, Recife. 93p.

Publicado

2020-09-21

Como Citar

Silva, T. B. da, Bello, M. I. M. da C. V., & Ferreira, S. R. de M. (2020). Correlações das classes pedológicas com características geotécnicas aplicadas ao uso e ocupação do solo. Journal of Environmental Analysis and Progress, 5(3), 346–358. https://doi.org/10.24221/jeap.5.3.2020.3327.346-358