Correlações das classes pedológicas com características geotécnicas aplicadas ao uso e ocupação do solo
DOI:
https://doi.org/10.24221/jeap.5.3.2020.3327.346-358Resumo
A avaliação do comportamento hidromecânico dos solos é de suma importância para o uso e ocupação dos solos em suas múltiplas aplicações. Os levantamentos pedológicos permitem indicar a ocorrência do lençol d’água, o grau de saturação, a atividade do solo, a presença de minerais expansivos, as características de drenagem, erodibilidade e de plasticidade, a ocorrência de solos porosos, permeáveis e impermeáveis, além de trazer informações acerca dos solos de jazidas que sejam de interesse em projetos geotécnicos. O estudo objetiva indicar o uso de solos para construção de barragens no município de São Bento do Una, Pernambuco, Brasil, utilizando um ambiente de Sistema de Informações Geográficas (SIG), considerando as características dos solos com base na Geotecnia com as propriedades dos solos das Classes Pedológicas. São apresentados mapas com indicação de áreas de susceptibilidades de solos problemáticos quanto ao colapso, a expansão, a erosão, a dispersão, de ser mole e indicação de áreas com materiais de empréstimo (jazidas) para construção dos elementos de barragens. Os mapeamentos auxiliam na localização de áreas com potencial de jazidas de materiais para o uso em aplicações na engenharia, e permite identificar a susceptibilidade dos solos Problemáticos para uso na Engenharia Civil. Estas verificações possibilitam eficiência e economia de materiais, assim como segurança da obra.Downloads
Referências
Amorim, S. F. 2004 Contribuição à cartografia geotécnica: sistema de informações geográficas dos solos expansivos e colapsíveis do Estado de Pernambuco. Dissertação (mestrado) Universidade Federal de Pernambuco. CTG. 244p.
Antunes, F. S.; Campos, T. M. P.; Polivanov, H.; Calderano, S. B.; Andrade, A. G. 2013. Desenvolvimento de classes e unidades geo-pedológicas a partir da interação entre a pedologia e a geotecnia. Revista Geotecnia, 127, 61-79.
Antunes, F. S., Salomão, F. X. T. (2018). Solos em Pedologia. In: Oliveira, M. A. S.; Monticeli, J. J. (Editores). Geologia de Engenharia e Ambiental. São Paulo: ABGE – Associação Brasileira de Geologia e Ambiental, 2, 71-85.
Aquino, A. E. B. 2020. Contribuição à cartografia geotécnica do município de Teresina-PI: cartas de suscetibilidade à ocorrência de solos problemáticos e prática de fundação com uso de geoprocessamento técnico. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pernambuco.
EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Mapa índice das quadrículas do estado de Pernambuco. 2001. http://www.uep.cnps.embrapa.br/zape/index.php?link=zapenet
EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. 2006. Manual técnico de pedologia. Sistema brasileiro de classificação de solos. Brasília, DF: Embrapa, Serviço de Produção de Informação; Rio de Janeiro: Embrapa, Centro Nacional de Pesquisa de Solos, 316p.
Ferreira, S. R. M. 1990. Pedologia aplicada ao estudo de solos colapsíveis e expansivos. Seminário de Qualificação de Doutorado. (COPPE/UFRJ). 162p.
Ferreira, S. R. M. 1993. Aplicações da classificação e levantamentos pedológicos aos estudos dos solos colapsíveis e expansivos. Revista Ciência e Engenharia, 3, 119-136.
Gusmão Filho, J. A. 2002. Solos: da formação geológica ao uso na engenharia. Recife. Ed. Universitária da UFPE, 198p.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2007. Coordenação de Recursos Naturais e Estudos Ambientais. Manual técnico de pedologia. 2. ed. Rio de Janeiro. Manuais Técnicos em Geociências, 4. 323p.
ITEP - Instituto de Tecnologia de Pernambuco. 2015. Relatório de impacto ambiental – RIMA: Barragem São Bento do Una, Recife. 93p.
Lima, D. C.; Bueno, B. S.; Fontes, M. P. F. 1996. Utilização de levantamentos de solos em geotecnia. O Solo nos grandes Domínios morfoclimáticos do Brasil e o Desenvolvimento Sustentado, SBCS, UFV, DPS, pp. 703-721.
Medina, J. 1961. Lateritas e sua aplicação na pavimentação. ABPv-II Reunião Anual, RJ.
Nogami, J. S. 1965. A aplicação da geologia e da pedologia no estudo de solos para pavimentação. SPT nº 42 - DER-SP.
SEINFRA - Secretaria de Infraestrutura. 2014. Elaboração do Relatório Técnico Preliminar (RTP) e Projeto Básico para Implantação da Barragem São Bento do Una, localizada no Município de São Bento do Una, no Estado de Pernambuco. Relatório do Projeto Básico. Techne.
Silva. M. J. R. 2003. Comportamento geomecânico de solos colapsíveis e expansivos em Petrolina: cartas de susceptibilidade. Dissertação de Mestrado – Universidade Federal de Pernambuco. 110f.
Vasconcelos, R. P. R. 2001. Mapas de Suscetibilidade de Solos Colapsíveis e Expansivos do Estado de Pernambuco. Dissertação (Mestrado, em Engenharia Civil), Universidade Federal de Pernambuco, Recife. 93p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Material protegido por direitos autorais e plágio. No caso de material com direitos autorais ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não do JEAP ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar. Se existir alguma suspeita sobre a originalidade do material, a Comissão Editorial pode verificar o manuscrito por plágio. Nos casos em que trechos já publicados em outro documento for confirmado, o manuscrito será devolvido sem revisão adicional e sem a possibilidade de nova submissão. Autoplágio (ou seja, o uso de frases idênticas de documentos publicados anteriormente pelo mesmo autor) também não é aceitável.
Direitos autorais: Autor
Material protected by copyright and plagiarism rights. In the case of copyrighted material being reproduced in a manuscript, full attribution should be informed in the text; an authorization document is proving to be sent to the Editorial Board as a supplementary document. It is the responsibility of the authors, not JEAP or editors or reviewers, to inform, in the article, the authors of texts, data, graphics, images and maps previously published elsewhere. If there is any suspicion about the originality of the material, the Editorial Board can check the manuscript for plagiarism. Where plagiarism is confirmed, the document will be returned without further review and the possibility of a new submission. Self-plagiarism (i.e., the use of the same phrases previously published documents by any of the authors) is not acceptable.
Copyright: Author