Caixas didáticas para popularização científica dos microplásticos e impacto nos organismos e ecossistemas aquáticos
DOI:
https://doi.org/10.24221/jeap.8.4.2023.5862.272-284Palavras-chave:
Microplásticos primários, Poluição, Impactos humanos, Educação ambiental, Fragmentação dos plásticosResumo
O crescente consumo de produtos protegidos por plásticos têm aumentado ainda mais a geração de resíduos sólidos nos ecossistemas, cada vez mais fragmentados. Os microplásticos, desconhecidos pela maior parte da sociedade, têm causado impactos em ecossistemas e na biota. O estudo objetivou apresentar produtos didáticos para a popularização científica dos microplásticos e seus impactos sobre os organismos e ecossistemas, sobretudo os marinhos. As caixas didáticas foram aplicadas em escolas públicas e exposições, a partir de ações de extensão, entre os anos de 2021 e 2023. As três caixas didáticas propostas apresentam os seguintes temas: “A origem dos microplásticos secundários”, ao mesmo tempo em que se conceitua os microplásticos primários, “Microplásticos na água - uma sopa de cores”, explorando a diversidade de cores e formas destes poluentes e “O impacto dos microplásticos nos organismos”, cujo esquema aborda uma cadeia alimentar aquática clássica e a contextualização dos microplásticos nessa trama trófica. O propósito destes produtos foi atingir o público em idade escolar, mas a sua amplitude foi além das escolas, sendo aplicados também em parques e exposições. As caixas didáticas apresentaram boa recepção dos ouvintes quanto ao conteúdo abordado. Estes produtos facilitaram o processo de difusão de um tema difícil de ser observado apenas com esquemas gerais, mudando a perspectiva da compreensão dos impactos dos microplásticos na natureza, bem como nosso papel para a propagação desses poluentes nos ecossistemas.Downloads
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