Caixas didáticas para popularização científica dos microplásticos e impacto nos organismos e ecossistemas aquáticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24221/jeap.8.4.2023.5862.272-284

Palavras-chave:

Microplásticos primários, Poluição, Impactos humanos, Educação ambiental, Fragmentação dos plásticos

Resumo

O crescente consumo de produtos protegidos por plásticos têm aumentado ainda mais a geração de resíduos sólidos nos ecossistemas, cada vez mais fragmentados. Os microplásticos, desconhecidos pela maior parte da sociedade, têm causado impactos em ecossistemas e na biota. O estudo objetivou apresentar produtos didáticos para a popularização científica dos microplásticos e seus impactos sobre os organismos e ecossistemas, sobretudo os marinhos. As caixas didáticas foram aplicadas em escolas públicas e exposições, a partir de ações de extensão, entre os anos de 2021 e 2023. As três caixas didáticas propostas apresentam os seguintes temas: “A origem dos microplásticos secundários”, ao mesmo tempo em que se conceitua os microplásticos primários, “Microplásticos na água - uma sopa de cores”, explorando a diversidade de cores e formas destes poluentes e “O impacto dos microplásticos nos organismos”, cujo esquema aborda uma cadeia alimentar aquática clássica e a contextualização dos microplásticos nessa trama trófica. O propósito destes produtos foi atingir o público em idade escolar, mas a sua amplitude foi além das escolas, sendo aplicados também em parques e exposições. As caixas didáticas apresentaram boa recepção dos ouvintes quanto ao conteúdo abordado. Estes produtos facilitaram o processo de difusão de um tema difícil de ser observado apenas com esquemas gerais, mudando a perspectiva da compreensão dos impactos dos microplásticos na natureza, bem como nosso papel para a propagação desses poluentes nos ecossistemas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABRELPE - Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais. 2022. Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2022. São Paulo.

Ahmad-Kamil, E. I.; Zakaria, S. Z. S.; Othman, M. 2022. What teachers should know for effective marine litter education: A scoping review. Sustainability. 14, 4308. https://doi.org/10.3390/su14074308

Allen, D.; Allen, S.; Abbasi, S. et al. 2022. Microplastics and nanoplastics in the marine-atmosphere environment. Nature Reviews Earth & Environment, 3, 393-405. https://doi.org/10.1038/s43017-022-00292-x

Barnes, D. K. A.; Galgani, F.; Thompson, R. C.; Barlaz, M. 2009. Accumulation and fragmentation of plastic debris in global environments. Philosophical Transactions of the Royal Society B: Biological Sciences, 364, 1985-1998. https://doi.org/10.1098/rstb.2008.0205

Bettencourt, S.; Costa, S.; Caeiro, S. 2021. Marine litter: A review of educative interventions. Marine Pollution Bulletin, 168, 112446. https://doi.org/10.1016/j.marpolbul.2021.112446

Coyle, R.; Hardiman, G.; Driscoll, K. O. 2020. Microplastics in the marine environment: A review of their sources, distribution processes, uptake and exchange in ecosystems. Case Studies in Chemical and Environmental Engineering, 2, 100010. https://doi.org/10.1016/j.cscee.2020.100010

Falkner, I.; Theau, J.; Rooney, A.; Slaviero, J. 2018. Microplastics: making the invisible visible. Current: The Journal of Marine Education, 32, 19-24. https://doi.org/10.5334/cjme.14

Fortuna, J. L. 2021. Criação de modelos didáticos de fungos macroscópicos e estruturas fúngicas microscópicas para Exposição Científica. VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia, Fortaleza, CE, Brasil. pp. 1-5613. https://doi.org/10.46943/VIII.ENEBIO.2021.01.187

Goldschmidt, A. I.; Michel, D. C.; Fontana, L. B.; Rangel, C.; Silva, W. B.; Novaes, L. A.; Tissott, C. 2020. Bicho de sete cabeças: uma proposta para o ensino da célula e da anatomia humana. Revista de Produtos Educacionais e Pesquisa em Ensino, 4, 23-39.

Gregory, M. R. 1996. Plastic ‘scrubbers’ in hand cleansers: a further (and minor) source for marine pollution identified. Marine Pollution Bulletin, 32, 867-871. https://doi.org/10.1016/S0025-326X(96)00047-1

Krasilchik, M. 2004. Práticas de ensino de Biologia. Editora da Universidade de São Paulo, São Paulo. 200p.

Laranja, A.; Morim, S.; Correia, M.; Almeida, C. M. R. 2022. Literacia do Oceano: Um oceano de união. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, 39, 406-414. https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.14280

Lebreton, L.; Slat, B.; Ferrari, F.; Sainte-Rose, B.; Aitken, J.; Marthouse, R.; Hajbane, S.; Cunsolo, S.; Schwarz, A.; Levivier, A.; Noble, K.; Debeljak, P.; Maral, H.; Schoeneich-Argent, R.; Brambini, R.; Reisser, J. 2018. Evidence that the Great Pacific Garbage Patch is rapidly accumulating plastic. Scientific reports, 8, 1-15. https://doi.org/10.1038/s41598-018-22939-w

Liesenfeld, V. et al. 2015. Fotossíntese: utilização de um modelo didático interativo para o processo de ensino e aprendizagem. Revista de Ensino de Bioquímica, 13, 9-26. http://dx.doi.org/10.16923/reb.v13i1.313

Miller, M. E.; Hamann, M.; Kroon, F. J. 2020. Bioaccumulation and biomagnification of microplastics in marine organisms: A review and meta-analysis of current data. PLoS One, 15, e0240792. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0240792

NOAA - National Oceanic and Atmospheric Administration. 2021. Ocean literacy: the essential principles and fundamental concepts of ocean sciences for learners of all ages (version 3.1). Estados Unidos.

Oliveira, M. S. et al. 2012. Uso de material didático sobre embriologia do sistema nervoso: avaliação dos estudantes. Revista Brasileira de Educação Médica, 36, 83-92. https://doi.org/10.1590/S0100-55022012000100012

Pereira, M. L. O. V. C.; Fragel-Madeira, L.; Santos, R. F. dos; Souza, T. V. de A.; Alves, G. H. V. S. 2021. Public perception as an instrument of environmental education: A study on microplastics. Research, Society and Development, 10, e45210715411. https://doi.org/10.33448/rsd-v10i7.15411

Santos Júnior, R. S. dos; Souza, R. R. de. 2023. Panorama dos impactos causados pelo descarte inadequado dos resíduos sólidos na biodiversidade. Journal of Environmental Analysis and Progress, 8, 62-69. https://doi.org/10.24221/jeap.8.2.2023.5284.062-069

Segura, E.; Kalhil, J. B. 2015. A Metodologia Ativa como proposta para o Ensino de Ciências. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, 3, 87-98. https://doi.org/https://doi.org/10.26571/2318-6674.a2015.v3.n1.p87-98.i5308

Silveira, D. da C. 2022. Microplásticos: uma abordagem prática da produção de plástico biodegradável como estratégia de educação ambiental na educação básica. Brazilian Journal of Science, 1, 82-89. https://doi.org/10.14295/bjs.v1i2.15

Wayman, C.; Niemann, H. 2021. The fate of plastic in the ocean environment - a minireview. Environmental Science: Processes & Impacts, 23, 198-212. https://doi.org/10.1039/D0EM00446D

Wright, S. L.; Thompson, R. C.; Galloway, T. S. 2013. The physical impacts of microplastics on marine organisms: a review. Environmental Pollution, 178, 483-492. https://doi.org/10.1016/j.envpol.2013.02

Publicado

2023-11-22

Como Citar

Silva, E. A. R. da, & Melo Júnior, M. de. (2023). Caixas didáticas para popularização científica dos microplásticos e impacto nos organismos e ecossistemas aquáticos. Journal of Environmental Analysis and Progress, 8(4), 272–284. https://doi.org/10.24221/jeap.8.4.2023.5862.272-284