A Teoria de P. Ya. Galperin como Fundamento para a Formação de Habilidades Gerais nas Aulas de Química

Autores

  • Isauro Beltrán Núñez Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Betania Leite Ramalho Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Ensino de Química. Explicar Propriedades. Teoria de Galperin.

Resumo

O ensino de Química na educação básica, como em outras disciplinas das Ciências Naturais,passa por uma profunda crise, exigindo novas propostas didático-pedagógicas que potencializem a educação científica dos estudantes na escola do século XXI. Neste artigo, apresenta-se a teoria da Assimilação das Ações Mentais e dos Conceitos de P. Ya. Galperin como uma referência para a inovação pedagógica. Toma-se como exemplo a formação da habilidade explicar propriedades físicas das substâncias e dos materiais. Revela-se o potencial da teoria para a integração dos conteúdos e para o desenvolvimento de habilidades gerais que possibilitam a assimilação dos conteúdos com maior solidez e potencial de transferência para situações novas, o que contribui com o desenvolvimento da criatividade dos estudantes.

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Publicado

2017-04-18

Como Citar

Núñez, I. B., & Ramalho, B. L. (2017). A Teoria de P. Ya. Galperin como Fundamento para a Formação de Habilidades Gerais nas Aulas de Química. Revista Debates Em Ensino De Química, 1(1), 5–19. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1260

Edição

Seção

Teoria em Foco