Alvos em Busca de Flechas: Possíveis Caminhos para Serem Trilhados na Pesquisa do Lúdico no Ensino de Química
Palavras-chave:
Pesquisa no Lúdico, Questões Metodológicas do Lúdico, Ensino de Química.Resumo
A quantidade de trabalhos na área do lúdico vem aumentando muito no Ensino de Química. No entanto esse crescimento não tem sido acompanhado de um rigor teórico/metodológico e por isso, o que temos visto são jogos repetidos e com pouca contribuição para o campo do lúdico no ensino de ciências. Para não se constituir em uma crítica vazia, este trabalho tem como objetivo apontar algumas questões de pesquisa que podem ser investigadas pela comunidade lúdica do Ensino de Química de modo a oferecer caminhos para pesquisadores, principalmente os iniciantes, que querem pesquisar a seara do lúdico. As questões enunciadas neste trabalho restringem-se ao campo pedagógico e foram elaboradas partindo do pressuposto que o trabalho pedagógico para ser bem-sucedido precisa levar em consideração a tríade forma-destinatário-conteúdo de maneira indissociável. A expectativa é que este trabalho contribua para o avanço do lúdico no Ensino de Química ajudando o campo a sair de um ativismo pouco sustentado e referenciado teoricamente.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-04-18
Como Citar
Messeder Neto, H. da S. (2017). Alvos em Busca de Flechas: Possíveis Caminhos para Serem Trilhados na Pesquisa do Lúdico no Ensino de Química. Revista Debates Em Ensino De Química, 2(2 ESP), 86–92. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1301
Edição
Seção
Artigos de Pesquisa
Licença
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.