Contos da Khemeia: Proposta de um Jogo de RPG (Role Paying Game) para o Ensino de Química
Palavras-chave:
RPG, Química, Ensino.Resumo
Alguns trabalhos mostram como jogos de RPG podem ser usados na sala de aula de Química, como estratégia para revisão de conceitos e aprendizagem de conteúdos novos. Assim, neste trabalho tivemos como objetivo apresentar um jogo de RPG para o ensino de química, chamado Contos de Khemeia, o que está em fase final de finalização. O RPG proposto já conta com: sistema de regras, fichas para criação de personagens e artes de avatares. Estão em andamento a escrita dos contos-aventura e a confecção dos livretos do mestre e do jogador. Contos de Khemeia apresenta algumas limitações, dentre as quais destacamos a necessidade de o professor deixar claro que alguns conteúdos dos contos-aventura podem não corresponder ao período histórico retratado no jogo (ambiente medieval), a familiarização dos alunos que não conhecem o RPG com as regras do jogo e a necessidade do professor sempre estar intervindo nas partidas. Na versão final do jogo, antes de sua disponibilização online, no blog Casa da Química, esta e outras limitações deverão ser minimizadas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-04-18
Como Citar
Wolff, I. da S., Lima, E. J. A. de, & Silva, J. R. R. T. da. (2017). Contos da Khemeia: Proposta de um Jogo de RPG (Role Paying Game) para o Ensino de Química. Revista Debates Em Ensino De Química, 2(2 ESP), 147–155. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1308
Edição
Seção
Artigos de Pesquisa
Licença
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.