Contrato Didático: Interface entre o psicológico e o didático na análise do processo de ensino-aprendizagem da matemática e das ciências

Autores

  • Anna Paula de Avelar Brito Lima Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Marcelo Câmara dos Santos Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Contrato Didático, Psicologia, Ensino das Ciências e Matemática.

Resumo

Este artigo parte das reflexões de uma tese de doutorado em educação e de pesquisas no ensino de matemática e de química que investigam os fenômenos didáticos no ensino das ciências, e tem por objetivo discutir a interface entre a psicologia e a didática, a partir da análise desses fenômenos, particularmente do contrato didático. Situa, inicialmente, o sistema didático como campo de investigação, enfocando os elementos que constituem a relação triangular professor-aluno-saber. Analisa também os elementos envolvidos no estabelecimento do contrato didático, no ensino das ciências na sala de aula. Pretende, por fim, discutir em que medida a compreensão de tal conceito só é possível quando, além do enfoque didático, considera-se o enfoque psicológico.

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Publicado

2017-05-27

Como Citar

Brito Lima, A. P. de A., & Câmara dos Santos, M. (2017). Contrato Didático: Interface entre o psicológico e o didático na análise do processo de ensino-aprendizagem da matemática e das ciências. Revista Debates Em Ensino De Química, 3(1), 6–27. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1355

Edição

Seção

Teoria em Foco