Contrato Didático: Interface entre o psicológico e o didático na análise do processo de ensino-aprendizagem da matemática e das ciências
Palavras-chave:
Contrato Didático, Psicologia, Ensino das Ciências e Matemática.Resumo
Este artigo parte das reflexões de uma tese de doutorado em educação e de pesquisas no ensino de matemática e de química que investigam os fenômenos didáticos no ensino das ciências, e tem por objetivo discutir a interface entre a psicologia e a didática, a partir da análise desses fenômenos, particularmente do contrato didático. Situa, inicialmente, o sistema didático como campo de investigação, enfocando os elementos que constituem a relação triangular professor-aluno-saber. Analisa também os elementos envolvidos no estabelecimento do contrato didático, no ensino das ciências na sala de aula. Pretende, por fim, discutir em que medida a compreensão de tal conceito só é possível quando, além do enfoque didático, considera-se o enfoque psicológico.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-05-27
Como Citar
Brito Lima, A. P. de A., & Câmara dos Santos, M. (2017). Contrato Didático: Interface entre o psicológico e o didático na análise do processo de ensino-aprendizagem da matemática e das ciências. Revista Debates Em Ensino De Química, 3(1), 6–27. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1355
Edição
Seção
Teoria em Foco
Licença
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.