Tabela Periódica Acessível: da proposição do recurso à implementação no ensino de alunos com deficiência visual

Autores

  • Amélia Rota Borges de Bastos Universidade Federal do Pampa
  • Lucas Maia Dantas Universidade Federal do Pampa
  • Raquel Lopes Teixeira Universidade Federal do Pampa

Palavras-chave:

recursos alternativos, ensino de química, alunos com deficiência

Resumo

O trabalho apresenta os resultados preliminares da pesquisa intitulada Recursos Alternativos ao Ensino de Química para Alunos com Deficiência: da proposição à avaliação dos efeitos na apropriação dos conceitos científicos. O estudo investiga o potencial mediador de recursos alternativos, produzidos para o ensino da tabela periódica, para alunos com deficiência. Os recursos foram construídos a partir das premissas do desenho universal da aprendizagem, da neurociência aplicada à educação e da temática da educação especial. Nesta etapa da investigação, os recursos foram aplicados e avaliados com estudantes cegos de uma sala de recursos para deficiência visual (DV). Dentre os aspectos que compõe a avaliação estão a adequação dos materiais com relação à discriminação tátil e visual; facilidade de manuseio; portabilidade; segurança; grau de fidelidade dos materiais com relação aos conceitos científicos; potencial mediador com relação aos objetivos de ensino. Os resultados da aplicação demonstram a viabilidade do ensino de conceitos químicos de natureza visual vinculados a tabela periódica, para alunos não visuais, mediante a garantia de recursos acessíveis e responsivos as características e estilos de aprendizagem dos estudantes.

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Biografia do Autor

Amélia Rota Borges de Bastos, Universidade Federal do Pampa

  

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Publicado

2017-09-01

Como Citar

Bastos, A. R. B. de, Dantas, L. M., & Teixeira, R. L. (2017). Tabela Periódica Acessível: da proposição do recurso à implementação no ensino de alunos com deficiência visual. Revista Debates Em Ensino De Química, 3(2 ESP), 34–49. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1610

Edição

Seção

Especial EDEQ