Execução de uma proposta didática interdisciplinar sobre o tema "Energia
Resumo
A necessária conexão da escola com a complexidade do mundo recomenda a adoção de estratégias interdisciplinares. Essas estratégias podem partir das contribuições importantes dos profissionais da educação no âmbito de seus respectivos campos de formação, mas são especialmente frutíferas quando educadoras e educadores buscam um conhecimento de outras disciplinas além daquela em que se especializaram, ao menos no nível de profundidade em que essas disciplinas são desenvolvidas no Ensino Médio. Essa busca não é trivial, especialmente quando envolve a interação entre Ciências Naturais e Ciências Humanas. Este artigo discute um trabalho interdisciplinar que desenvolvemos em uma escola de Ensino Médio durante um semestre letivo, com eixo no tema "Energia", abordado através do estabelecimento de uma linha do tempo da história humana. Mesclando aulas expositivas intensamente dialogadas, recursos audiovisuais e experimentação, realizamos transposição didática do conceito de energia e das transformações de uma forma de energia em outra, por meio do estudo das demandas e soluções energéticas adotadas pelas sociedades ao longo da história, em seus aspectos químicos efísicos, dando ênfase a três disciplinas: Química, Física e História.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-09-01
Como Citar
Elias, J. de A., & Verdeaux, M. de F. da S. (2017). Execução de uma proposta didática interdisciplinar sobre o tema "Energia. Revista Debates Em Ensino De Química, 3(2 ESP), 194–213. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1622
Edição
Seção
Especial EDEQ
Licença
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.