Esmaltes de Unhas como Temática para o Ensino de Ciências da Natureza
Palavras-chave:
COSMÉTICOS, INTERDISCIPLINARIDADE, ENSINO DE CIÊNCIASResumo
A crescente busca pela beleza faz o consumo de cosméticos crescer, sendo o esmalte de unhas responsável por alavancar este índice. Apesar da sua presença marcante no cotidiano das pessoas, poucos conhecem seus constituintes químicos, possibilitando inúmeros estudos em Ciências da Natureza. O projeto interdisciplinar desenvolvido pelo PIBID, do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, da Unipampa, explorou a temática esmaltes de unhas, desde o processo de fabricação até a sua utilização pelo consumidor, construindo conceitos de Química Orgânica (funções e nomenclatura de compostos orgânicos); Biologia (bactérias, fungos e hábitos de higiene); e Física (temperatura e densidade). Participaram 16 alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual do município de Dom Pedrito – RS . Conclui-se que a temática esmaltes caracteriza-se como interdisciplinar, as atividades qualificaram as aulas de Química, pois aliaram os conceitos da Química Orgânica com a vivência cotidiana dos alunos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-12-31
Como Citar
Garces Silva, L., & Krause Bierhalz, C. D. (2017). Esmaltes de Unhas como Temática para o Ensino de Ciências da Natureza. Revista Debates Em Ensino De Química, 3(2), 167–187. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1662
Edição
Seção
Artigos de Pesquisa
Licença
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.