Formação Docente em Química: Estudo de Caso Envolvendo um Curso Universitário

Autores

  • Carlos Ventura Fonseca Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Flávia Maria Teixeira dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Currículo. Formação Docente. Perfil Profissional.

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo sobre o curso de Licenciatura em Química de uma universidade federal localizada no estado do Rio Grande do Sul. O objetivo é analisar as principais características da estrutura curricular (e sua relação com contexto brasileiro da formação docente) e a visão de professores-formadores quanto ao perfil profissional do egresso. O projeto pedagógico do curso foi utilizado como fonte de informação e os docentes responderam a um questionário contendo questões abertas e fechadas. Os dados obtidos foram interpretados por meio da análise de conteúdo. Os resultados indicam que a estrutura curricular parece não enfatizar adequadamente os conhecimentos teóricos e práticos sobre os sistemas educacionais, considerada a totalidade da carga horária e das disciplinas analisadas. Apesar de os docentes apontarem que o perfil profissional do professor de Química deve ir além da formação para o domínio do  conhecimento específico, estes não parecem perceber as inadequações curriculares constatadas, o que parece sinalizar que a contribuição formativa do curso para o exercício da docência não tenha o alcance desejável.

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Publicado

2017-12-08

Como Citar

Fonseca, C. V., & Santos, F. M. T. dos. (2017). Formação Docente em Química: Estudo de Caso Envolvendo um Curso Universitário. Revista Debates Em Ensino De Química, 3(2 ESP), 231–249. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1734

Edição

Seção

Especial EDEQ