Formação Docente em Química: Estudo de Caso Envolvendo um Curso Universitário
Palavras-chave:
Currículo. Formação Docente. Perfil Profissional.Resumo
Este trabalho apresenta um estudo sobre o curso de Licenciatura em Química de uma universidade federal localizada no estado do Rio Grande do Sul. O objetivo é analisar as principais características da estrutura curricular (e sua relação com contexto brasileiro da formação docente) e a visão de professores-formadores quanto ao perfil profissional do egresso. O projeto pedagógico do curso foi utilizado como fonte de informação e os docentes responderam a um questionário contendo questões abertas e fechadas. Os dados obtidos foram interpretados por meio da análise de conteúdo. Os resultados indicam que a estrutura curricular parece não enfatizar adequadamente os conhecimentos teóricos e práticos sobre os sistemas educacionais, considerada a totalidade da carga horária e das disciplinas analisadas. Apesar de os docentes apontarem que o perfil profissional do professor de Química deve ir além da formação para o domínio do conhecimento específico, estes não parecem perceber as inadequações curriculares constatadas, o que parece sinalizar que a contribuição formativa do curso para o exercício da docência não tenha o alcance desejável.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-12-08
Como Citar
Fonseca, C. V., & Santos, F. M. T. dos. (2017). Formação Docente em Química: Estudo de Caso Envolvendo um Curso Universitário. Revista Debates Em Ensino De Química, 3(2 ESP), 231–249. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1734
Edição
Seção
Especial EDEQ
Licença
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.