Polímeros na Perspectiva da Educação Ambiental: Atenções Voltadas ao ENEM (1998-2018)
Palavras-chave:
ENEM, Polímeros, Educação Ambiental, InterdisciplinaridadeResumo
Este artigo é o recorte de um Trabalho de Conclusão de Curso de Química Licenciatura desenvolvido com atenções voltadas ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Esse estudo teve por intenção lançar um olhar para a forma de abordagem aos polímeros e suas possíveis relações conceituais entre as disciplinas constituintes da área de Ciências da Natureza. As provas objetivas anuais do ENEM aplicadas no intervalo de tempo de 1998-2018, publicizadas no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, constituíram-se um recurso analítico-reflexivo neste estudo tendo em vista que o ENEM é um instrumento de avaliação de representativo impacto educacional e social de abrangência nacional e, desde 2009, constitui-se uma importante porta de entrada para Instituições de Ensino Superior (IES) – públicas e particulares. O levantamento quantitativo e a análise de conteúdo dos dados coletados revelou que, de um total de 1314 questões avaliativas (QAs) presentes nas 26 provas analisadas, 37 QAs se enquadram nos parâmetros de busca e dessas QAs um total de 33 QAs versam diretamente sobre polímeros, das quais 17 QAs têm relação direta a aspectos em perspectiva da Educação Ambiental. Neste artigo apresentamos de forma resumida os destaques dessas QAs que versam sobre a temática polímeros.Downloads
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Publicado
2019-06-28
Como Citar
Andrighetto, R., & Maciel, M. M. (2019). Polímeros na Perspectiva da Educação Ambiental: Atenções Voltadas ao ENEM (1998-2018). Revista Debates Em Ensino De Química, 5(1), 5–25. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2324
Edição
Seção
Artigos de Pesquisa
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