A construção de conhecimentos por meio de jogos didáticos: uma experiência no estágio do 9º ano do Ensino Fundamental
Palavras-chave:
Jogos didáticos, Ensino de Ciências, Construção de conhecimentosResumo
Este trabalho se propôs analisar a importância que as atividades lúdicas têm como instrumento de ensino para a aprendizagem de ciências no ultimo ano do Ensino Fundamental que abrange o ensino de Química. A pesquisa foi realizada durante o estágio supervisionado em uma turma de 9º ano e com o professor de Ciências da Escola Municipal de Ensino Fundamental Manuela Freitas, localizado no Município de Belém-PA. A pesquisa foi desenvolvida a partir de visitas acadêmicas, pesquisas bibliográficas, aplicação de questionários, entrevista, aulas teóricas e aplicação de dois jogos lúdicos. Os resultados revelaram que o uso do recurso didático propicia aos alunos aprendizagem e que o jogo didático é um instrumento viável e instigante ao ensino, pois permite ao professor ensinar o conteúdo por meio do lúdico como alternativa do ensino tecnicista, já que estimulam seu raciocínio lógico facilitando a construção do conhecimento. A análise mostrou que é importante que o professor do 9º ano do Ensino Fundamental utilize jogos didáticos em suas aulas, pois é nesta etapa que os alunos começam a presenciar o ensino da Química, sendo que muitos apresentem dificuldades de compreender os fenômenos químicos. Nesse contexto o jogo didático se torna um instrumento motivador para a aprendizagem de conhecimentos químicos, à medida que propõe estímulo ao interesse do estudante. Conclui-se que o, o jogo ajuda este a construir novas formas de pensamento, desenvolvendo e enriquecendo sua personalidade, por outro, para o professor, o jogo o leva à condição de condutor, estimulador e avaliador da aprendizagem.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-12-31
Como Citar
Oliveira Júnior, W. B. de. (2019). A construção de conhecimentos por meio de jogos didáticos: uma experiência no estágio do 9º ano do Ensino Fundamental. Revista Debates Em Ensino De Química, 5(2), 165–176. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2335
Edição
Seção
Debates em Ensino e Aprendizagem da Química
Licença
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.