A construção de conhecimentos por meio de jogos didáticos: uma experiência no estágio do 9º ano do Ensino Fundamental

Autores

  • Waldemar Borges de Oliveira Júnior UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Palavras-chave:

Jogos didáticos, Ensino de Ciências, Construção de conhecimentos

Resumo

Este trabalho se propôs analisar a importância que as atividades lúdicas têm como instrumento de ensino para a aprendizagem de ciências no ultimo ano do Ensino Fundamental que abrange o ensino de Química. A pesquisa foi realizada durante o estágio supervisionado em uma turma de 9º ano e com o professor de Ciências da Escola Municipal de Ensino Fundamental Manuela Freitas, localizado no Município de Belém-PA. A pesquisa foi desenvolvida a partir de visitas acadêmicas, pesquisas bibliográficas, aplicação de questionários, entrevista, aulas teóricas e aplicação de dois jogos lúdicos. Os resultados revelaram que o uso do recurso didático propicia aos alunos aprendizagem e que o jogo didático é um instrumento viável e instigante ao ensino, pois permite ao professor ensinar o conteúdo por meio do lúdico como alternativa do ensino tecnicista, já que estimulam seu raciocínio lógico facilitando a construção do conhecimento. A análise mostrou que é importante que o professor do 9º ano do Ensino Fundamental utilize jogos didáticos em suas aulas, pois é nesta etapa que os alunos começam a presenciar o ensino da Química, sendo que muitos apresentem dificuldades de compreender os fenômenos químicos. Nesse contexto o jogo didático se torna um instrumento motivador para a aprendizagem de conhecimentos químicos, à medida que propõe estímulo ao interesse do estudante. Conclui-se que o, o jogo ajuda este a construir novas formas de pensamento, desenvolvendo e enriquecendo sua personalidade, por outro, para o professor, o jogo o leva à condição de condutor, estimulador e avaliador da aprendizagem. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Waldemar Borges de Oliveira Júnior, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Graduado em Licenciatura em Ciências Natuais; Mestre em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (IEMCI/UFPA e Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas (IEMCI/UFPA)

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

Oliveira Júnior, W. B. de. (2019). A construção de conhecimentos por meio de jogos didáticos: uma experiência no estágio do 9º ano do Ensino Fundamental. Revista Debates Em Ensino De Química, 5(2), 165–176. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2335

Edição

Seção

Debates em Ensino e Aprendizagem da Química