Análise das Dificuldades Conceituais sobre o Conceitos de Termodinâmica na Formação Inicial de Professores de Química
Palavras-chave:
termoquímica, ensino de química, formação de professores de química.Resumo
O presente trabalho tem por objetivo investigar as dificuldades dos licenciandos em Química, no entendimento dos conceitos em termoquímica e averiguar a inserção dos aspectos submicroscópicos na abordagem deste conteúdo. Para isso, realizou-se um Grupo Focal com estudantes de um curso de licenciatura (bolsistas do PIBID), sendo evidenciada a dificuldade dos mesmos em inserir o nível submicroscópico do conhecimento químico nas discussões acerca dos fenômenos endotérmicos e exotérmicos. Acredita-se que essas fragilidades muito se deve a fragmentação dos conceitos químicos, bem como à desarticulação dos níveis do conhecimento químico: o fenomenológico, o teórico e o representacional.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-12-31
Como Citar
Oliveira, A. P. S. de, & Marques, D. M. (2019). Análise das Dificuldades Conceituais sobre o Conceitos de Termodinâmica na Formação Inicial de Professores de Química. Revista Debates Em Ensino De Química, 5(2), 55–70. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2450
Edição
Seção
Debates em Linguagem no Ensino de Química
Licença
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.