O Equilíbrio entre Design de Games e o Design Instrucional no Desenvolvimento de um Game Pedagógico
Palavras-chave:
Design de games, Jogo didático, Ensino de química.Resumo
Tendo em vista a necessidade de atualização do conteúdo de Química em prol de aulas mais dinâmicas que contextualizem os ensinamentos ao cotidiano para a formação de cidadãos reflexivos, diante das problemáticas sociais, tecnológicas, econômicas e políticas, o presente trabalho faz uma análise dos elementos essenciais do design de games, principalmente os já existentes nos jogos comerciais, para poder ressaltar sua importância no desenvolvimento do game pedagógico intitulado “Planeta Química: uma aventura no cotidiano”, sendo esses elementos aplicados em equilíbrio com design instrucional em uma abordagem CTSA. Será discutido como se deu a origem do jogo, as dificuldades enfrentadas na sua produção e a influência dos autores Lemes (2009), Mattar (2010) e Rogers (2012) na construção e melhoria do enredo, game-play e interface interativa. Além de relatar as experiências obtidas com: a aplicação do jogo em uma Feira de Profissões, para contextualizar o processo de formação da chuva ácida; exposição do jogo em uma escola de ensino fundamental da zona rural do município de Bacabal – MA e na aplicação de uma sequência didática, utilizando o jogo, para o estudo das funções inorgânicas em uma escola do município de São Luís – MA. Dessa maneira, os resultados mostram que o jogo “Planeta Química” contemplou satisfatoriamente o equilíbrio entre o design de games e o design instrucional, o que ficou claro nos play-testes de aplicação e possivelmente o jogo pode contribuir como uma ferramenta sociocultural para o ensino de Ciências/Química de forma significativa.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2021-08-05
Como Citar
dos Reis, T. R., Ribeiro, R. K. P., & Costa, H. R. (2021). O Equilíbrio entre Design de Games e o Design Instrucional no Desenvolvimento de um Game Pedagógico. Revista Debates Em Ensino De Química, 6(1), 282–306. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2498
Edição
Seção
Especial - JALEQUIM
Licença
Copyright (c) 2020 Tiago Rodrigues dos Reis, Rayane Kellye Pereira Ribeiro, Hawbertt Rocha Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.