O Ensino de Radioatividade em Química e a Educação Ambiental no Aspecto da Racionalidade
Palavras-chave:
Ensino de Química. Educação Ambiental. Radioatividade.Resumo
O presente artigo, recorte de uma pesquisa de mestrado, tem o objetivo de discutir uma prática pedagógica de Química no Ensino Médio envolvendo a temática Radioatividade sob o aspecto da Educação Ambiental. Por meio de atividades em duas escolas e uma visita ao Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro-Oeste, local que estão armazenados os rejeitos Radioativos do maior acidente radiológico do mundo ocorrido em Goiânia-GO no ano de 1987, relacionou a radioatividade e suas relações com a sociedade, o meio ambiente e analisou benefícios e riscos do uso dessas tecnologias. A metodologia utilizada foi estruturada em uma abordagem qualitativa, por meio de discussões dialógicas, questionários, áudio e observação participativa que possibilitaram a elaboração de relatórios para a análise dos dados obtidos nesta pesquisa. Os resultados demonstraram que a atividade permitiu, além do ensino epistemológico da radioatividade, uma virada ontológica do ser, pois a subjetividade crítica nos alunos foi despertada por meio de um trabalho que quebrou o silêncio entre o ensino de radioatividade e as causas originárias do acidente radiológico ocorrido em Goiânia-GO. Assim, as escolas tiveram uma experiência epistemológica no ensino de radioatividade, resultando em pensamentos cuja subjetividade humana se tornasse escassa, ou seja, permeasse apenas o discurso racional.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2021-08-05
Como Citar
Freitas, A. B. de, & Vaz, W. F. (2021). O Ensino de Radioatividade em Química e a Educação Ambiental no Aspecto da Racionalidade. Revista Debates Em Ensino De Química, 6(1), 53–69. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2635
Edição
Seção
Debates em Ensino e Aprendizagem da Química
Licença
Copyright (c) 2020 Alysson Benite de Freitas, Wesley Fernandes Vaz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.