Sinais-Termo de Química Orgânica em Língua Brasileira de Sinais: Intervenção na Produção de Sinais de Funções Oxigenadas
Palavras-chave:
Ensino de química Orgânica. Língua Brasileira de Sinais. Sinais-termo.Resumo
Esta pesquisa teve como intuito produzir sinais para termos de funções oxigenadas não-dicionarizados em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para à adequada construção de conceitos científicos/químicos por e para alunos surdos do ensino médio de escola da rede pública estadual de Lagarto-SE. As funções oxigenadas selecionadas para esta pesquisa foram álcoois, ácidos carboxílicos, aldeídos, cetonas e fenóis. A metodologia fundamentou-se nos pressupostos da pesquisa-ação (P-A) por meio de um grupo de estudo na sala de recursos multifuncional do Colégio Estadual Sílvio Romero, Lagarto-SE, contendo dois tradutores e intérpretes de Libras e quatro informantes surdos. Os dados obtidos mostraram que há uma necessidade de se produzir sinais-termo para diversos conceitos no tocante à Química Orgânica, especificamente para funções oxigenadas, possibilitando à acessibilidade e construção do conhecimento científico e a minimização da barreira comunicacional nas aulas de Química. Concluiu-se que os sinais produzidos e validados pelos informantes surdos se configuram como neologismo em Libras para o ensino de Química, sendo um campo novo a ser estudado, porém, é de suma importância para expansão lexical e ampliação vocabular de sinais-termo, avançando a uma aprendizagem significativa, proporcionando a inclusão escolar dos surdos nas aulas de Química das escolas brasileiras.Downloads
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Publicado
2021-08-05
Como Citar
Silva Andrade, J. W., Costa, E. da S., & da Silva, E. L. (2021). Sinais-Termo de Química Orgânica em Língua Brasileira de Sinais: Intervenção na Produção de Sinais de Funções Oxigenadas. Revista Debates Em Ensino De Química, 6(1), 202–219. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2658
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Especial - EVEQUIM
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