Problematizando as relações entre química-biologia e questões de gênero: Possibilidades e desafios na Educação de Jovens e Adultos
Palavras-chave:
Cisgeneridade, Educação para a justiça social, Pedagogia queer, TransgeneridadeResumo
Este trabalho parte do pressuposto de que é possível repensar o papel dos conhecimentos da química e da biologia em relação ao corpo e a identidade de gênero, abandonando moldes binários, cis-heteronormados e excludentes no ensino de ciências. O objetivo deste trabalho é caracterizar as possibilidades e desafios para abordar a temática de identidade de gênero relacionada aos conteúdos de química e biologia na Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir da percepção de professoras(es) de diferentes áreas de formações. Para tal fim, planejamos e apresentamos as (aos) professoras(es) uma Sequência didática (SD) abordando o caso da Tifanny Abreu, primeira jogadora trans da superliga de Vôlei no Brasil, bem como a discussão sobre as supostas vantagens ou desvantagens na sua participação nas competições. Por meio da análise qualitativa das respostas das(os) professoras(es) a um questionário pensado para reconhecer suas percepções sobre a SD, evidenciamos que para elas(es) é possível tecer argumentos da biologia e da química ao redor de questões sociais e culturais como a identidade de gênero, na EJA. Considerando um contexto escolar de currículo flexível, docência compartilhada e um engajamento político da equipe de docentes que atende as necessidades do contexto e das subjetividades das(os) alunas(os). Nosso trabalho reforça a importância do ensino de química e de biologia problematizar relações históricas e de poder, por meio das quais se naturaliza a cisgeneridade e se patologiza a transgeneridade, visando uma educação científica para a justiça social.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-12-31
Como Citar
Orozco Marin, Y. A., & Defendi Oliveira, M. C. (2019). Problematizando as relações entre química-biologia e questões de gênero: Possibilidades e desafios na Educação de Jovens e Adultos. Revista Debates Em Ensino De Química, 5(2), 19–38. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2752
Edição
Seção
Debates em Direitos Humanos, Culturas e Justiça Social no Ensino de Química
Licença
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.