Sistema tampão em sala de aula: mediações pedagógicas na formação inicial de professores de química
Palavras-chave:
Equilíbrio químico 1. mediação pedagógica 2. formação de professores 3.Resumo
O tema equilíbrio químico é um dos tópicos mais difíceis do currículo de químicadevido à abstração necessária para compreender o nível teórico-conceitual. Dificuldades com relação ao processo de ensino e aprendizagem de conceitos químicos são recorrentes nas aulas de Química, um exemplo é a compreensão de um sistema tampão. O licenciando não consegue transitar do nível fenomenológico (reações químicas observadas) para os níveis teórico-conceitual (conceitos de equilíbrio ácido-base) e o nível representacional (equações químicas). Assim, tínhamos a seguinte questão: Como os licenciandos em Química constroem os conceitos científicos com relação aos três níveis do conhecimento químico para uma atividade sobre sistema tampão? Para responder a questão uma estratégia didática foi desenvolvida com a mediação pedagógica. Esta é uma pesquisa qualitativa, fundamentada em Vigotski e Bachelard. A estratégia possibilitou aos estudantes lidar com suas dificuldades e obstáculos epistemológicos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2021-08-05
Como Citar
Araújo, R. B., Favacho, D. G. de A., & Iamamoto, Y. I. (2021). Sistema tampão em sala de aula: mediações pedagógicas na formação inicial de professores de química. Revista Debates Em Ensino De Química, 6(2), 194–214. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2780
Edição
Seção
Debates em Ensino e Aprendizagem da Química
Licença
Copyright (c) 2020 Renata Bernardo Araújo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.