Perfil de uma amostra de provas de concursos públicos e pesquisa acerca das perspectivas dos egressos: subsídios para reformulações curriculares de um curso técnico em química?
Palavras-chave:
Técnico em Química, Concurso Público, Alunos EgressosResumo
A área de Química possuiu uma grande abrangência de aplicação, o que possibilita ao profissional dessa área, a atuação em vários setores da cadeia produtiva. Isso impõe a necessidade de uma ampla faixa de conteúdo a ser ministrada nos diferentes cursos vinculados a Química. Este fato se torna ainda mais desafiador em cursos profissionalizantes de nível médio, principalmente devido a limitação de carga horária, que resulta na necessidade de uma análise cuidadosa sobre quais conteúdos devem ser privilegiados. Portanto, torna-se necessário avaliar mecanismos para seleção de conceitos e análises a serem empregados nos referidos cursos. Diante disto, o presente trabalho tem por objetivo analisar os conteúdos abordados em uma amostra certames de forma articulada às perspectivas dos egressos de um curso Técnico em Química. Para se alcançar esse objetivo foi realizado um levantamento do perfil de uma amostra de 50 provas de concursos públicos para Técnicos em Química de nível médio, entre os anos de 2008 e 2018, destacando os conteúdos mais privilegiados na elaboração das mesmas. Além disto, também foram coletados, por meio de um questionário, as perspectivas de 243 egressos sobre quais conteúdos e análises foram ou são mais utilizados por estes profissionais. Por meio dos resultados obtidos foi verificado que estes mecanismos se posicionam de forma alinhada, sendo, portanto, fontes de informações para reformulação de componentes curriculares de cursos Técnicos em Química de nível médio.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2021-08-05
Como Citar
da Silva, K. C., Lube, L. M., & Terra, W. da S. (2021). Perfil de uma amostra de provas de concursos públicos e pesquisa acerca das perspectivas dos egressos: subsídios para reformulações curriculares de um curso técnico em química?. Revista Debates Em Ensino De Química, 6(2), 7–35. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/3012
Edição
Seção
Debates em Currículo e Políticas Públicas para o Ensino de Química
Licença
Copyright (c) 2020 Kamilla Carvalho da Silva, Leonardo Munaldi Lube, Wagner da Silva Terra
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.