Constituintes da profissão docente no ensino de Química da Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v7i1.3055Palavras-chave:
Revisão de literatura, Licenciatura em Química, Profissão docenteResumo
Este artigo apresenta resultados de pesquisas acadêmicas nacionais e internacionais, nas últimas duas décadas, sobre os constituintes da profissão docente na área de Ciências da Natureza, focalizando a disciplina de Química, sobretudo formação inicial e docência. Para isto, realizou-se uma revisão de literatura sistematizada, considerando o período 2000 – 2018, com o levantamento de 10 teses, 21 dissertações e 5 artigos científicos. Os trabalhos foram identificados por meio de uso dos descritores “formação inicial de professores de Química and profissão professor”, “carreira docente em Química and profissão professor” e “profissão professor de Química and atratividade da docência”, nos repositórios Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, Portal de Periódicos da Capes e ScienceDirect. Por meio da análise de evidências extraídas destes trabalhos, foi possível identificar que a pesquisa sobre a temática em estudo vem sendo desenvolvida predominantemente: i) pelo suporte das categorias teóricas profissão, identidade, formação e trabalho, relativas à docência; ii) por abordagem qualitativa; iii) pelo estudo de caso, tendo por ambiente de investigação o curso de licenciatura em Química ofertado em universidade; iv) pela captação de dados qualitativos com uso de questionário e entrevista aplicados ao licenciando e ao egresso deste curso, bem como os oriundos de documentos que caracterizam-no; v) por técnicas de análise de dados baseadas na compreensão da linguagem humana. Considera-se que, no cenário brasileiro, nos últimos anos, a profissão docente na área de Química passou a ser investigada em Programas de Pós-Graduação stricto sensu de algumas universidades.Downloads
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