Prática Pedagógica Lúdica no Ensino de Química
Palavras-chave:
Educação em Ciências, Ensino de Química, Prática Pedagógica Lúdica.Resumo
O presente artigo teve como objetivo compreender a prática pedagógica lúdica de professoras que lecionam Química no Ensino Médio, em duas escolas estaduais localizadas no município de Cuiabá, em Mato Grosso. Parte da problematização que circunda as questões fundamentais norteadoras da pesquisa era a seguinte: Qual a concepção de professores de Química acerca do lúdico? E como esta concepção contribui na sua prática pedagógica? Participaram da pesquisa três professoras. Foram utilizadas as abordagens da pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso e o método interpretativo de análise de conteúdo. Os instrumentos utilizados na análise foram a entrevista semiestruturada e a observação participante com registro de aulas no caderno de campo. Apontam-se os seguintes resultados: as professoras revelaram, por meio de seus relatos e ações, uma prática pedagógica lúdica com relevância no processo de ensino-aprendizagem. Em contrapartida, expõem fragilidades sobre a epistemologia a respeito do tema. Conclui-se que uma prática pedagógica é lúdica quando os professores e os alunos se encontram prazerosamente integrados na discussão dos conteúdos, segundo uma proposta intencionalmente planejada.Downloads
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