Metodologias ativas na educação profissional e tecnológica: uma ferramenta no ensino de análise instrumental
Palavras-chave:
Metodologias Ativas, Análise Instrumental, TIC’s, Educação Profissional,Resumo
O ambiente escolar deve ser um lugar instigante, loco de muita curiosidade, conhecimento e fruto de muitas inovações e de alunos e professores motivados. Entretanto, constantemente a escola é vista como local de rotina, onde a maioria dos alunos demonstram desinteresse pelas aulas, e os professores se mostram cômodos a tal situação. A educação profissional, busca desenvolver além das competências técnicas, habilidades como, a iniciativa, autonomia, responsabilidade, capacidade de decisão e, principalmente, o trabalho em grupo. Assim, o uso de metodologias ativas nas aulas, corrobora com essa formação, pois o aluno se torna protagonista do seu conhecimento. Nesta perspectiva, este trabalho tem como objetivo relatar o uso de metodologias ativas aliadas as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) no ensino de Análise Instrumental do curso Técnico em Química do Programa de Educação Básica articulada com a Educação Profissional (EBEP) da Escola SENAI de Itumbiara/GO. Neste estudo adotou-se a abordagem qualitativa e a avaliação foi realizada em todos os encontros com diferentes estratégias, e ao final, para saber a opinião dos alunos acerca das ferramentas educacionais utilizadas foi aplicado um questionário. A partir das avaliações dos alunos, obtidas nos questionários, pode-se afirmar que o uso das metodologias ativas junto com as TIC’s, tornou as aulas mais dinâmicas, bem como desenvolveu um papel de proatividade no aluno refletindo no conhecimento adquirido. Além disso, durante as aulas, a metodologia reforçou o trabalho em equipe pois, os alunos aprendem a conviver em grupo e a respeitar os pontos de vista diferentes dos colegas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2021-08-05
Como Citar
Cardoso, A. T., Sant’Ana, G. D. F., Eugênio, J. L. G., Rodrigues, R. P., & Neto, V. I. da C. (2021). Metodologias ativas na educação profissional e tecnológica: uma ferramenta no ensino de análise instrumental. Revista Debates Em Ensino De Química, 6(2), 114–132. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/3121
Edição
Seção
Debates em Ensino e Aprendizagem da Química
Licença
Copyright (c) 2020 Alessandra Timóteo Cardoso, Graziela Dias Ferreira Sant’Ana, Jéssyca Lourraine Garcia Eugênio, Rogério Pacheco Rodrigues, Valdecy Inácio da Costa Neto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.