História da Química no Teatro: Proposta de Ensino Contextualizado
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v7i3.3133Palavras-chave:
História da Química, Ensino, Teatro, AprendizagemResumo
As propostas de ensino atuais apontam para a necessidade de mediação dos professores na construção do conhecimento pelos estudantes face às informações absorvidas no cotidiano. São inegáveis demandas por recursos e estratégias de ensino que contribuam com a aprendizagem dos conteúdos escolares. O trabalho teve como objetivos elaborar e aplicar uma proposta didático-pedagógica interdisciplinar ressaltando a História da Ciência nas aulas de química por meio do teatro e vincular o conhecimento científico aos conhecimentos prévios dos educandos valendo-se das inteligências múltiplas para favorecer o desenvolvimento de competências e habilidades, despertando o interesse pela química e rompendo paradigmas que perpetuam o ensino deste componente curricular. Tratou-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa. Foram participantes quarenta e dois (42) estudantes do 2º ano do Ensino Médio em uma escola pública estadual no Município de Macaparana-PE. Teve-se como instrumento de coleta um questionário semiestruturado direcionado aos professores de variadas disciplinas e três questões direcionadas aos estudantes participantes da proposta. Os dados foram sistematizados e interpretados à luz do referencial teórico. Os resultados apontam que a proposta e recursos utilizados foram bem aceitos pelos educadores e educandos e ampliaram o conhecimento científico dos educandos. Evidenciou-se, ainda, que o recurso propicia maior interação dos alunos entre si e com os professores, e que a inserção do teatro nas atividades pedagógicas motiva a participação dos educandos nas aulas contribuindo com a aprendizagem dos conteúdos.Downloads
Referências
Bastos, Fernando (1998). História da Ciência e a Pesquisa em Ensino de Ciências: Breves Considerações. In: Nardi, Roberto. Questões Atuais do Ensino de Ciências. São Paulo: Escrituras, pp.43-52.
Braga, Marco A. B., & Medina, Márcio N. (2010). O teatro como ferramenta de aprendizagem da física e de problematização da natureza da ciência. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 27(2), 313-333.
Brasil (2002). Enem: documento básico. Brasília: MEC.
Brasil (2006). Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC.
Damião, Abraão P. (2018). O renascimento e as origens da ciência moderna: interfaces históricas e epistemológicas. História da Ciência e Ensino: Construindo Interfaces, 17, 22-40.
Desgranges, Flávio (2005). Quando teatro e educação ocupam o mesmo lugar no espaço. São Paulo: Secretaria de Educação.
Nascimento, Fabrício, Fernandes, Hylio L., & Mendonça, Viviane M. (2010). O ensino de ciências no Brasil: história, formação de professores e desafios atuais. Revista HISTEDBR, 10(39), 225-249.
Eliade, Mircea (1979). Ferreiros e Alquimistas. Rio de Janeiro: Zahar.
Ferreira, Alexandre M. P., & Ferreira, Maria E. M. P. (2010). A História da Ciência na Formação de Professores. História da Ciência e Ensino: Construindo Interfaces, 2, 1-13.
Filgueiras, Carlos A. L. (1990). Origens da Ciência no Brasil. Química Nova, 13(3), 222-229.
Freire, Paulo (1989). A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez.
Gil, Antonio C. (2008). Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas.
Godoy, Arilda S. (1995). Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, 35(3), 20-29.
Gurgel, Ivã (2017, novembro 1º). Sobre a importância da História das Ciências. Jorna da USP. Recuperado em 02 de junho de 2019, em: <https://jornal.usp.br/artigos/sobre-a-importancia-da-historia-das-ciencias/> .
Lima, José O. G. (2013). Um Olhar sobre a História da Química no Brasil. In: Romero, M. & Maia, S. O Ensino e a Formação do Professor de Química em Questão. Teresina: EDUFPI, pp. 12-28.
Macedo, E., & Lopes, Alice R. C. (2002). A estabilidade do currículo disciplinar: o caso das ciências. In: Lopes, Alice C., & Macedo, E. (Orgs). Disciplinas e Integração Curricular: história e políticas. Rio de Janeiro: DP&A.
Matthews, Michael R. (1994). Science teaching: the role of history and philosophy of science. New York: Routledge.
Martins, Heloisa H. S. (2004). Metodologia Qualitativa de Pesquisa. Educação e Pesquisa, 30(2), 289-300.
Melo, João R. F. (2007). A formação inicial do professor de química e o uso das novas tecnologias para o ensino: Um olhar através de suas necessidades formativas. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.
Moresi, Eduardo (2003). Metodologia da Pesquisa. Brasília: Universidade Católica de Brasília.
Oliveira, Luiz H. M., & Carvalho Regina S. (2006). Um olhar sobre a História da Química no Brasil. Revista Ponto de Vista, 3, 27-37.
Pagliarini, Cassiano R., & Silva, Cibelle C. (2008). A estrutura dos mitos históricos em livros de física: um estudo de caso. In: Caderno de Resumos. São Carlos: Instituto de Física de São Carlos.
Pontes, Altem N., Serrão, Caio R. G., Freitas, Cíntya K. A. D., Santos, Diellem C. P. D., & Batalha, Sarah S. A. (2008). O ensino de química no nível médio: um olhar a respeito da motivação. In: Encontro Nacional de Ensino de Química, Curitiba, Paraná, 15.
Porto, Edmilson A. B., & Kruger, V. (2013). Breve Histórico do Ensino de Química no Brasil. In: Encontro de Debates sobre o Ensino de Química.
Vigotsky, Lev S. (2000). A construção do Pensamento e da Linguagem. São Paulo: Martins Fontes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Valdecir Manoel da Silva, Francisco Ferreira Dantas Filho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.