História da Química no Teatro: Proposta de Ensino Contextualizado
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v7i3.3133Palavras-chave:
História da Química, Ensino, Teatro, AprendizagemResumo
As propostas de ensino atuais apontam para a necessidade de mediação dos professores na construção do conhecimento pelos estudantes face às informações absorvidas no cotidiano. São inegáveis demandas por recursos e estratégias de ensino que contribuam com a aprendizagem dos conteúdos escolares. O trabalho teve como objetivos elaborar e aplicar uma proposta didático-pedagógica interdisciplinar ressaltando a História da Ciência nas aulas de química por meio do teatro e vincular o conhecimento científico aos conhecimentos prévios dos educandos valendo-se das inteligências múltiplas para favorecer o desenvolvimento de competências e habilidades, despertando o interesse pela química e rompendo paradigmas que perpetuam o ensino deste componente curricular. Tratou-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa. Foram participantes quarenta e dois (42) estudantes do 2º ano do Ensino Médio em uma escola pública estadual no Município de Macaparana-PE. Teve-se como instrumento de coleta um questionário semiestruturado direcionado aos professores de variadas disciplinas e três questões direcionadas aos estudantes participantes da proposta. Os dados foram sistematizados e interpretados à luz do referencial teórico. Os resultados apontam que a proposta e recursos utilizados foram bem aceitos pelos educadores e educandos e ampliaram o conhecimento científico dos educandos. Evidenciou-se, ainda, que o recurso propicia maior interação dos alunos entre si e com os professores, e que a inserção do teatro nas atividades pedagógicas motiva a participação dos educandos nas aulas contribuindo com a aprendizagem dos conteúdos.Downloads
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