O que é a Química? Uma Análise a partir da Representação Social de Licenciandos em Educação do Campo
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.3476Palavras-chave:
Educação do Campo, Química, Representação Social.Resumo
Neste artigo relata-se uma investigação das representações sociais quanto a química de um grupo de licenciandos em Educação do Campo, habilitação ciências da natureza. Para a coleta de informações, empregou-se um questionário com questões abertas. Na análise dos dados foram exploradas as técnicas da análise de conteúdo. Nesse percurso analítico os dados foram organizados em três categorias: (i) transformação; (ii) o bem e o mal na sociedade e; (iii) onipresente. Como resultados, para o grupo social investigado, a representação social sobre química está relacionada às transformações dos materiais; aos aspectos nocivos à saúde e ao meio ambiente, bem como, a possibilidade que alguns produtos tragam benefícios à saúde de acordo com a dosagem ministrada e; a presença da química em tudo o que os cerca. Essa representação social é permeada pela associação com a natureza, o que parece se fundamentar no contexto de vida e da formação desses estudantes. Os licenciandos têm suas dinâmicas sociais e culturais vinculadas ao trabalho e aos modos de vida do campo, centralizados em uma relação mais próxima com a natureza. A problematização das representações sociais identificadas torna-se um caminho profícuo para desenvolver com os estudantes a compreensão da química como um dos modos de interpretação de mundo, de modo que esse licenciando seja, em suas futuras práticas docentes, também capaz de desvelar as contradições em que está inserido. Para além desse aspecto, cabe apontar a importância do conhecimento dessas representações sociais como subsídios para as práticas docentes dos formadores desses licenciandos na universidade.Downloads
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