v. 8 n. 3 (2022)

Editorial

Debates em Currículo e Políticas Públicas para o Ensino de Química

  • A Carência de Professores de Química da Bahia: da Formação Inicial às Condições do Trabalho Docente

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4830
    Rosilene Ventura de Souza, Bruno Ferreira dos Santos
    4-29

Debates em Direitos Humanos, Culturas e Justiça Social no Ensino de Química

Debates em Divulgação Científica, Artes e Espaços Não Formais

  • Análise de Textos de Divulgação Científica Visando sua Possível Utilização no Ensino de Ciências

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.3281
    Deivisson Montalvão de Araújo, Roberto Ribeiro da Silva, Verenna Barbosa Gomes
    67-81
  • A Experimentação Fotográfica como Vértice do Estudo de Química, Física e Arte

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.5433
    Rafael Schultz Myczkowski , Ismael de Lima, Claudia Wollmann Carvalho, Wemerson de Castro Oliveira , Ana Maria Geller
    82-96
  • Textos de Divulgação Científica no Planejamento de Sequências Didáticas para o Ensino de Química

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.5434
    Isabella Rizzo Contarini, Natália de Paiva Diniz, Jane Raquel Silva de Oliveira
    97-120

Debates em Ensino e Aprendizagem da Química

  • Concepções da Prática de Ensino de Química em Escolas Públicas e Privadas de Ensino Médio: Estudo de Caso na Cidade de Pau dos Ferros (Rio Grande do Norte)

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.3741
    Tatiane da Silva do Nascimento, Shirlene Kelly Santos Carmo, Gilcilene Lélia Souza do Nascimento, Claudia Alves de Sousa Muniz, Mônica Paula de Sousa Martins
    121-138
  • Catalisadores e o Ar que Respiramos: Proposição, Implementação e Avaliação de Inovações no Contexto Escolar a partir da Abordagem de Educação CTS

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.3895
    Fernanda Welter Adams, Simara Maria Tavares Nunes
    139-161
  • Quiz Periódico: Jogo Pedagógico sobre Propriedades Periódicas em uma Perspectiva Piagetiana

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4539
    Cleberson Souza da Silva, Luiz Fernando Batista Loja, Alessandro Silva de Oliveira, Eduardo Luiz Dias Cavalcanti, Diego Arantes Teixeira Pires
    162-180
  • Cinética Química e Ensino por Investigação: Um Estudo com Estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4792
    Jozélio Agostinho Lopes, Elton Casado Fireman, Monique Gabriella
    181-203
  • Uso de Tecnologias Digitais em Projeto de Monitoria da Disciplina de Química Geral

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4793
    Milena Aparecida Cardoso Nigre, Renan Raziel Gonçalves Ramos, Jose Augusto Oliveira Huguenin, Julliane Yoneda
    204-217
  • Sequência de Ensino Investigativo na Educação para Jovens e Adultos com Tema Adulteração em Leite

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4801
    Laurienny Araújo da Silva, João Paulo Victorino Santos, Simone Machado Goulart
    218-230
  • Perspectivas sobre o Ensino e Aprendizagem em Química no Interior do Amazonas

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4867
    Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi, Gerlane Martins Silva
    231-248
  • Concepções de Professores de Química sobre Atividades Lúdicas para Ensino de Termoquímica

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4885
    Genivania Silva Oliveira Martins, Marcel Thiago Damasceno Ribeiro
    249-263
  • Aplicação de Práticas Interdisciplinares envolvendo Fenômenos Ópticos no Ensino Médio

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4892
    Regiani Natalli Azevedo, Paulo Rodrigo Stival Bittencourt
    264-282
  • A Cultura Indígena no Ensino de Química: Uma Proposta de Sequência Didática

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4898
    Isabela Lira Anesio, Mikeas Silva de Lima, Fellipe Freire Santos de Farias, Cláudia de Figueiredo Braga
    283-298
  • Agrotóxicos como Tema Gerador para o Ensino-Aprendizagem das Propriedades Físico-Químicas de Compostos Orgânicos: Uma Proposta para o Ensino Médio

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4904
    Dandara de Paula Candido, Marcelo Hawrylak Herbst
    299-318
  • A Experimentação no Ensino de Química Durante a Educação Básica no Brasil: Reflexões de uma Revisão da Literatura

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.5120
    João Guilherme Nunes Pereira, Caroline de Goes Sampaio
    319-337
  • Concepções Avaliativas de Professores de Química do Ensino Médio

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4951
    Maria de Fátima Farias, Wellington Pereira de Queirós, Wilson Botter Júnior
    338-358
  • Acidificação dos Oceanos: Proposta e Análise de uma Sequência Didática com Enfoque CTSA em Aulas de Química

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4924
    Francinara da Silva Alves, Karoline Ferreira Barbosa, Karen Cacilda Weber, Claudio Gabriel Lima-Junior
    359-376

Debates em História e Filosofia da Química para o Ensino

  • As Representações de Diagramas de Níveis de Energia dos Elétrons em Livros Didáticos de Química - 1960/1970

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.5435
    Reginaldo Alberto Meloni , André Amaral Gonçalves Bianco
    377-393
  • O Debate dos Transgênicos, em Livros Didáticos de Química, Analisados a Partir de Elementos da Filosofia de Hugh Lacey

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4762
    Vanderlei José Valim Vieira Filho, Patricia Link Rüntzel
    394-422
  • Pioneiras da Química no Brasil: A Trajetória de Três Mulheres na Ciência Brasileira

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4901
    Leila Cavalheiro Violin, Victor da Silveira, Leticia Almeida, Pietra Beatrici Linemann da Silva
    423-448

Debates em Linguagem no Ensino de Química

  • O que é a Química? Uma Análise a partir da Representação Social de Licenciandos em Educação do Campo

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.3476
    Camila Lima Miranda
    449-464