Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Atual
Arquivos
Anúncios
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 8 n. 3 (2022)
v. 8 n. 3 (2022)
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3
Publicado:
2022-12-31
Editorial
Editorial
Ehrick Eduardo Martins Melzer
2-3
PDF
Debates em Currículo e Políticas Públicas para o Ensino de Química
A Carência de Professores de Química da Bahia: da Formação Inicial às Condições do Trabalho Docente
Rosilene Ventura de Souza, Bruno Ferreira dos Santos
4-29
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4830
Debates em Direitos Humanos, Culturas e Justiça Social no Ensino de Química
Licenciatura Intercultural Indígena e o Ensino de Química: Uma Discussão sobre Concepções de Formadores e o Currículo em Ação
Kézia Ribeiro Gonzaga, Lorrana Nara Naves Nóbrega, Marysson Jonas Rodrigues Camargo, Cláudio Roberto Machado Benite
30-53
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4408
Avaliações da Aprendizagem na Construção da Escola Inclusiva: Uma Revisão Bibliográfica sobre a Temática no Ensino de Ciências
Lays Batista Martins Leite , Gerson de Souza Mól
54-66
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.5432
Debates em Divulgação Científica, Artes e Espaços Não Formais
Análise de Textos de Divulgação Científica Visando sua Possível Utilização no Ensino de Ciências
Deivisson Montalvão de Araújo, Roberto Ribeiro da Silva, Verenna Barbosa Gomes
67-81
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.3281
A Experimentação Fotográfica como Vértice do Estudo de Química, Física e Arte
Rafael Schultz Myczkowski , Ismael de Lima, Claudia Wollmann Carvalho, Wemerson de Castro Oliveira , Ana Maria Geller
82-96
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.5433
Textos de Divulgação Científica no Planejamento de Sequências Didáticas para o Ensino de Química
Isabella Rizzo Contarini, Natália de Paiva Diniz, Jane Raquel Silva de Oliveira
97-120
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.5434
Debates em Ensino e Aprendizagem da Química
Concepções da Prática de Ensino de Química em Escolas Públicas e Privadas de Ensino Médio: Estudo de Caso na Cidade de Pau dos Ferros (Rio Grande do Norte)
Tatiane da Silva do Nascimento, Shirlene Kelly Santos Carmo, Gilcilene Lélia Souza do Nascimento, Claudia Alves de Sousa Muniz, Mônica Paula de Sousa Martins
121-138
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.3741
Catalisadores e o Ar que Respiramos: Proposição, Implementação e Avaliação de Inovações no Contexto Escolar a partir da Abordagem de Educação CTS
Fernanda Welter Adams, Simara Maria Tavares Nunes
139-161
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.3895
Quiz Periódico: Jogo Pedagógico sobre Propriedades Periódicas em uma Perspectiva Piagetiana
Cleberson Souza da Silva, Luiz Fernando Batista Loja, Alessandro Silva de Oliveira, Eduardo Luiz Dias Cavalcanti, Diego Arantes Teixeira Pires
162-180
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4539
Cinética Química e Ensino por Investigação: Um Estudo com Estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental
Jozélio Agostinho Lopes, Elton Casado Fireman, Monique Gabriella
181-203
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4792
Uso de Tecnologias Digitais em Projeto de Monitoria da Disciplina de Química Geral
Milena Aparecida Cardoso Nigre, Renan Raziel Gonçalves Ramos, Jose Augusto Oliveira Huguenin, Julliane Yoneda
204-217
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4793
Sequência de Ensino Investigativo na Educação para Jovens e Adultos com Tema Adulteração em Leite
Laurienny Araújo da Silva, João Paulo Victorino Santos, Simone Machado Goulart
218-230
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4801
Perspectivas sobre o Ensino e Aprendizagem em Química no Interior do Amazonas
Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi, Gerlane Martins Silva
231-248
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4867
Concepções de Professores de Química sobre Atividades Lúdicas para Ensino de Termoquímica
Genivania Silva Oliveira Martins, Marcel Thiago Damasceno Ribeiro
249-263
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4885
Aplicação de Práticas Interdisciplinares envolvendo Fenômenos Ópticos no Ensino Médio
Regiani Natalli Azevedo, Paulo Rodrigo Stival Bittencourt
264-282
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4892
A Cultura Indígena no Ensino de Química: Uma Proposta de Sequência Didática
Isabela Lira Anesio, Mikeas Silva de Lima, Fellipe Freire Santos de Farias, Cláudia de Figueiredo Braga
283-298
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4898
Agrotóxicos como Tema Gerador para o Ensino-Aprendizagem das Propriedades Físico-Químicas de Compostos Orgânicos: Uma Proposta para o Ensino Médio
Dandara de Paula Candido, Marcelo Hawrylak Herbst
299-318
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4904
A Experimentação no Ensino de Química Durante a Educação Básica no Brasil: Reflexões de uma Revisão da Literatura
João Guilherme Nunes Pereira, Caroline de Goes Sampaio
319-337
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.5120
Concepções Avaliativas de Professores de Química do Ensino Médio
Maria de Fátima Farias, Wellington Pereira de Queirós, Wilson Botter Júnior
338-358
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4951
Acidificação dos Oceanos: Proposta e Análise de uma Sequência Didática com Enfoque CTSA em Aulas de Química
Francinara da Silva Alves, Karoline Ferreira Barbosa, Karen Cacilda Weber, Claudio Gabriel Lima-Junior
359-376
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4924
Debates em História e Filosofia da Química para o Ensino
As Representações de Diagramas de Níveis de Energia dos Elétrons em Livros Didáticos de Química - 1960/1970
Reginaldo Alberto Meloni , André Amaral Gonçalves Bianco
377-393
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.5435
O Debate dos Transgênicos, em Livros Didáticos de Química, Analisados a Partir de Elementos da Filosofia de Hugh Lacey
Vanderlei José Valim Vieira Filho, Patricia Link Rüntzel
394-422
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4762
Pioneiras da Química no Brasil: A Trajetória de Três Mulheres na Ciência Brasileira
Leila Cavalheiro Violin, Victor da Silveira, Leticia Almeida, Pietra Beatrici Linemann da Silva
423-448
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4901
Debates em Linguagem no Ensino de Química
O que é a Química? Uma Análise a partir da Representação Social de Licenciandos em Educação do Campo
Camila Lima Miranda
449-464
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.3476
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Desenvolvido por
Open Journal Systems
i
e-ISSN
: 2447-6099
Qualis
: A3 - Ensino
Periodicidade
: Trimestral