Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Atual
Arquivos
Anúncios
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 8 n. 3 (2022)
v. 8 n. 3 (2022)
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3
Publicado:
2022-12-31
Editorial
Editorial
Ehrick Eduardo Martins Melzer
2-3
PDF
Debates em Currículo e Políticas Públicas para o Ensino de Química
A Carência de Professores de Química da Bahia: da Formação Inicial às Condições do Trabalho Docente
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4830
Rosilene Ventura de Souza, Bruno Ferreira dos Santos
4-29
PDF
Debates em Direitos Humanos, Culturas e Justiça Social no Ensino de Química
Licenciatura Intercultural Indígena e o Ensino de Química: Uma Discussão sobre Concepções de Formadores e o Currículo em Ação
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4408
Kézia Ribeiro Gonzaga, Lorrana Nara Naves Nóbrega, Marysson Jonas Rodrigues Camargo, Cláudio Roberto Machado Benite
30-53
PDF
Avaliações da Aprendizagem na Construção da Escola Inclusiva: Uma Revisão Bibliográfica sobre a Temática no Ensino de Ciências
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.5432
Lays Batista Martins Leite , Gerson de Souza Mól
54-66
PDF
Debates em Divulgação Científica, Artes e Espaços Não Formais
Análise de Textos de Divulgação Científica Visando sua Possível Utilização no Ensino de Ciências
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.3281
Deivisson Montalvão de Araújo, Roberto Ribeiro da Silva, Verenna Barbosa Gomes
67-81
PDF
A Experimentação Fotográfica como Vértice do Estudo de Química, Física e Arte
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.5433
Rafael Schultz Myczkowski , Ismael de Lima, Claudia Wollmann Carvalho, Wemerson de Castro Oliveira , Ana Maria Geller
82-96
PDF
Textos de Divulgação Científica no Planejamento de Sequências Didáticas para o Ensino de Química
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.5434
Isabella Rizzo Contarini, Natália de Paiva Diniz, Jane Raquel Silva de Oliveira
97-120
PDF
Debates em Ensino e Aprendizagem da Química
Concepções da Prática de Ensino de Química em Escolas Públicas e Privadas de Ensino Médio: Estudo de Caso na Cidade de Pau dos Ferros (Rio Grande do Norte)
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.3741
Tatiane da Silva do Nascimento, Shirlene Kelly Santos Carmo, Gilcilene Lélia Souza do Nascimento, Claudia Alves de Sousa Muniz, Mônica Paula de Sousa Martins
121-138
PDF
Catalisadores e o Ar que Respiramos: Proposição, Implementação e Avaliação de Inovações no Contexto Escolar a partir da Abordagem de Educação CTS
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.3895
Fernanda Welter Adams, Simara Maria Tavares Nunes
139-161
PDF
Quiz Periódico: Jogo Pedagógico sobre Propriedades Periódicas em uma Perspectiva Piagetiana
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4539
Cleberson Souza da Silva, Luiz Fernando Batista Loja, Alessandro Silva de Oliveira, Eduardo Luiz Dias Cavalcanti, Diego Arantes Teixeira Pires
162-180
PDF
Cinética Química e Ensino por Investigação: Um Estudo com Estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4792
Jozélio Agostinho Lopes, Elton Casado Fireman, Monique Gabriella
181-203
PDF
Uso de Tecnologias Digitais em Projeto de Monitoria da Disciplina de Química Geral
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4793
Milena Aparecida Cardoso Nigre, Renan Raziel Gonçalves Ramos, Jose Augusto Oliveira Huguenin, Julliane Yoneda
204-217
PDF
Sequência de Ensino Investigativo na Educação para Jovens e Adultos com Tema Adulteração em Leite
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4801
Laurienny Araújo da Silva, João Paulo Victorino Santos, Simone Machado Goulart
218-230
PDF
Perspectivas sobre o Ensino e Aprendizagem em Química no Interior do Amazonas
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4867
Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi, Gerlane Martins Silva
231-248
PDF
Concepções de Professores de Química sobre Atividades Lúdicas para Ensino de Termoquímica
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4885
Genivania Silva Oliveira Martins, Marcel Thiago Damasceno Ribeiro
249-263
PDF
Aplicação de Práticas Interdisciplinares envolvendo Fenômenos Ópticos no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4892
Regiani Natalli Azevedo, Paulo Rodrigo Stival Bittencourt
264-282
PDF
A Cultura Indígena no Ensino de Química: Uma Proposta de Sequência Didática
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4898
Isabela Lira Anesio, Mikeas Silva de Lima, Fellipe Freire Santos de Farias, Cláudia de Figueiredo Braga
283-298
PDF
Agrotóxicos como Tema Gerador para o Ensino-Aprendizagem das Propriedades Físico-Químicas de Compostos Orgânicos: Uma Proposta para o Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4904
Dandara de Paula Candido, Marcelo Hawrylak Herbst
299-318
PDF
A Experimentação no Ensino de Química Durante a Educação Básica no Brasil: Reflexões de uma Revisão da Literatura
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.5120
João Guilherme Nunes Pereira, Caroline de Goes Sampaio
319-337
PDF
Concepções Avaliativas de Professores de Química do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4951
Maria de Fátima Farias, Wellington Pereira de Queirós, Wilson Botter Júnior
338-358
PDF
Acidificação dos Oceanos: Proposta e Análise de uma Sequência Didática com Enfoque CTSA em Aulas de Química
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4924
Francinara da Silva Alves, Karoline Ferreira Barbosa, Karen Cacilda Weber, Claudio Gabriel Lima-Junior
359-376
PDF
Debates em História e Filosofia da Química para o Ensino
As Representações de Diagramas de Níveis de Energia dos Elétrons em Livros Didáticos de Química - 1960/1970
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.5435
Reginaldo Alberto Meloni , André Amaral Gonçalves Bianco
377-393
PDF
O Debate dos Transgênicos, em Livros Didáticos de Química, Analisados a Partir de Elementos da Filosofia de Hugh Lacey
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4762
Vanderlei José Valim Vieira Filho, Patricia Link Rüntzel
394-422
PDF
Pioneiras da Química no Brasil: A Trajetória de Três Mulheres na Ciência Brasileira
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4901
Leila Cavalheiro Violin, Victor da Silveira, Leticia Almeida, Pietra Beatrici Linemann da Silva
423-448
PDF
Debates em Linguagem no Ensino de Química
O que é a Química? Uma Análise a partir da Representação Social de Licenciandos em Educação do Campo
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.3476
Camila Lima Miranda
449-464
PDF
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Desenvolvido por
Open Journal Systems
i
e-ISSN
: 2447-6099
Qualis
: A3 - Ensino
Periodicidade
: Trimestral