Textos de Divulgação Científica no Planejamento de Sequências Didáticas para o Ensino de Química
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.5434Palavras-chave:
Texto de Divulgação Cientifica, Alfabetização Científica, Recurso Didático, Ensino de QuimicaResumo
Os textos de divulgação científica (TDC) têm sido apontados como recursos potencialmente úteis ao ensino de ciências, possibilitando contextualizar os conteúdos curriculares, abordar conhecimentos científicos atuais e fomentar reflexões acerca da ciência, tecnologia e suas relações com a sociedade. Nesse processo, o professor tem um papel fundamental na seleção, planejamento e mediação do uso do TDC nas atividades de ensino. Nesta pesquisa, temos como objetivos apreender aspectos relativos à seleção de TDC e seu uso no planejamento de sequências didáticas (SD) para o ensino de química, bem como analisar características da alfabetização científica (AC) em propostas dessa natureza. Analisamos 16 propostas de SD elaboradas por estudantes de Licenciatura em Química, nas quais foi possível observar que a articulação com o conteúdo escolar, a proximidade do tema com o cotidiano do aluno e a linguagem do TDC foram critérios mais destacados. Os objetivos didáticos mais descritos nas propostas foram: favorecer a aprendizagem de conceitos científicos, discutir as relações entre ciência-tecnologia-sociedade e o estímulo ao pensamento crítico/tomada de decisão. As estratégias didáticas foram variadas, sendo a leitura e discussão dos textos as mais exploradas. Elementos da AC como a compreensão de conceitos científicos, da Natureza da Ciência e das relações entre ciência-tecnologia-sociedade estavam presentes nas propostas. De forma geral, os planejamentos de SD demonstraram potencial para trabalhar temas variados nas aulas de Químicas, por meio de objetivos e estratégias que viabilizam a AC dos estudantes.Downloads
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