Aplicação de Práticas Interdisciplinares envolvendo Fenômenos Ópticos no Ensino Médio

Autores

  • Regiani Natalli Azevedo Universidade Tecnologica Federal do Paraná
  • Paulo Rodrigo Stival Bittencourt Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4892

Palavras-chave:

Atividades Experimentais, Interdisciplinaridade, Fenômenos Ópticos, Aprendizagem Significativa

Resumo

O ensino das Ciências Naturais abrange os componentes curriculares Física, Química e Biologia e, obviamente, todos integrados às demais disciplinas do currículo escolar. No entanto é possível observar grandes lacunas entre o Ensino de Química e o Ensino de Física, considerando que ambas são disciplinas que se complementam nos conceitos abordados, possuindo assuntos e conteúdos similares ou relacionados a um mesmo fenômeno e que, na maioria das vezes, são abordados com diferentes enfoques. Este trabalho mostra os resultados de uma proposta de sequência didática interdisciplinar entre Química e Física, desenvolvida dentro do viés da pesquisa-ação, onde a professora regente é a pesquisadora e responsável pela implementação da mesma, em um colégio estadual do Município de São Miguel do Iguaçu-PR, tendo como tema central os fenômenos ópticos, valendo-se das teorias da aprendizagem significativa, fazendo uso de atividades experimentais de natureza investigativa, na tentativa de desenvolver estratégias didáticas que possam proporcionar ao estudante uma visão integral e globalizada do tema estudado, bem como buscar meios para permitir ao mesmo protagonizar a própria aprendizagem. O desenrolar do trabalho indicou que as atividades experimentais associadas às discussões, elaboração de hipóteses e análise de dados, dentro de uma problematização e de caráter investigativo, amplia a abrangência conceitual, contextualizando, aproximando o conhecimento transmitido na escola com o cotidiano do estudante.

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

Azevedo, Regiani N. ., & Bittencourt, P. R. S. (2022). Aplicação de Práticas Interdisciplinares envolvendo Fenômenos Ópticos no Ensino Médio. Revista Debates Em Ensino De Química, 8(3), 264–282. https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4892

Edição

Seção

Debates em Ensino e Aprendizagem da Química