Cinética Química e Ensino por Investigação: Um Estudo com Estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4792

Palavras-chave:

Cinética Química., Ensino por Investigação, Ensino Fundamental

Resumo

O presente estudo é fruto de uma dissertação de mestrado que analisou, a partir das aulas de Ciências, as concepções de 39 estudantes do 9º ano do ensino fundamental sobre conceitos básicos de cinética química, mediante a vivência de propostas envolvendo transformações químicas que se processam na natureza. Buscou-se, nesse processo, proporcionar aos envolvidos uma atuação ativa (em grupo e individual) em atividades teóricas e experimentais, de abordagens investigativas, com foco na formação científica. Trata-se de um estudo de caso, de natureza qualitativa, que contemplou, durante a coleta de dados, o emprego de questionários, rodas de conversas e gravação (áudio e vídeo), sendo estes submetidos à análise de conteúdo. Como resultado, destacam-se três categorias emergentes, sendo elas: (1) saberes preliminares sobre as transformações da matéria, na qual os estudantes apresentam conhecimentos iniciais, mas não estruturados, sobre o tema; (2) tomada de consciência sobre as ações realizadas frente aos problemas investigados, que traz os relatos dos estudantes de como fizeram para alcançar o efeito desejado; e, por último, (3) fatores da cinética química, em que o corpo discente evidenciou a temperatura, a superfície de contato e a concentração como sendo os responsáveis pela alteração da rapidez das reações. Dado o exposto, o ensino por investigação se mostrou ser viável e eficaz para a (re)construção do conhecimento científico sobre o conteúdo de cinética química.

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Biografia do Autor

Jozélio Agostinho Lopes, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professor do quadro efetivo dos Anos Iniciais da Rede Municipal de Caetés - PE. Doutorando em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, com linha de pesquisa em processos de construção de significados em ensino de Ciências e Matemática; Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2020); Especialista em Gestão Educacional e Educação Infantil pela Universidade Candido Mendes - UCAM (2018); Licenciado em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - IF Sertão Pernambucano (2016); Licenciando em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco - UPE. Membro do grupo de pesquisa: Laboratório para Educação Ubíqua e Tecnológica no Ensino de Química (LEUTEQ), da UFRPE. Atuou como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES (2011 a 2015), e como professor de Química na Rede Estadual de Ensino do Estado de Pernambuco (2012 a 2016). Temas de interesse: Ensino de Química; Ensino de Ciências por Investigação; recursos didáticos digitais; Alfabetização Científica.

Monique Gabriella, Universidade Federal de Alagoas

Professora do Instituto de Química e Biotecnologia -IQB da Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2014). Doutora em Química e Biotecnologia pela Ecole Nationale Supérieure de Chimie de Rennes (ENSCR), 2014. Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas (2008) com formação complementar pela Regis University nos Estados Unidos (2006), e mestrado em Química Inorgânica pela Universidade Federal de Alagoas (2010) com formação complementar na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Tem experiência na área de síntese de nanomateriais e Catálise (2004 a 2021). Atualmente desenvolve trabalhos na área de Ensino de Química trabalhando com a divulgação de Ciências, Metodologias alternativas para Ensino de Química e extensão universitária. É atual coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional - PROFQUI da UFAL, e vice-coordenadora do curso de Química Licenciatura EAD. Professora credenciada aos Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciêcias e Matemática - PPGECIM, e Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional - PROFQUI/IQB/UFAL. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Ensino e Extensão em Química - QUICIÊNCIA, inserido dentro do Instituto de Química e Biotecnologia. Idealizadora do evento CientificaMente, QuiBreakout e Simbora que tem como objetivo permitir que a ciência esteja sempre ao alcance de todos. 

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

Lopes, J. A. ., Casado Fireman, E., & Ângelo da Silva, M. G. (2022). Cinética Química e Ensino por Investigação: Um Estudo com Estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Revista Debates Em Ensino De Química, 8(3), 181–203. https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4792

Edição

Seção

Debates em Ensino e Aprendizagem da Química