O Debate dos Transgênicos, em Livros Didáticos de Química, Analisados a Partir de Elementos da Filosofia de Hugh Lacey

Autores

  • Vanderlei José Valim Vieira Filho Universidade Federal de Santa Catarina
  • Patricia Link Rüntzel Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4762

Palavras-chave:

Transgênicos, Hugh Lacey, Livros Didáticos de Química

Resumo

O presente estudo analisou o tema transgênico, no contexto de produção de alimentos, nos livros didáticos de Química do Programa Nacional do Livro Didático de 2018. Para isso, foram utilizados elementos da filosofia de Hugh Lacey, visando problematizar a atividade científica relacionada à produção de alimentos transgênicos. O processo de análise dos fragmentos de texto, que abordavam o tema transgênico no contexto de produção de alimentos, foi realizado através da Análise Textual Discursiva, o que resultou em três categorias emergentes: i) Possibilidades para se problematizar valores e interesses subjacentes à atividade científica relacionada às pesquisas dos transgênicos; ii) Princípio de precaução; iii) Possibilidades e alternativas para uma agricultura sustentável. De maneira geral, foi possível observar uma relativa ausência da abordagem dos transgênicos nos livros didáticos analisados. Destaca-se que o livro “Química Cidadã” de Santos e Mól (2016), é o que aborda de forma mais significativa o tema. Essa coleção, entre outros aspectos, aborda distintas perspectivas sobre o debate em torno dos transgênicos, problematizando a visão de desenvolvimento predominante da prática agrícola nacional, a qual tem se pautado majoritariamente em valores neoliberais em detrimentos de outros tipos de valores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Darolt, Moacir Roberto, Aventurier, Pascal. (2012). Relações entre agricultura orgânica e agroecologia: desafios atuais em torno dos princípios da agroecologia. Desenvolvimento e Meio Ambiente, 26, 143-160. doi:http://dx.doi.org/10.5380/dma.v26i0.26865

Alves, Gilcean S. (2004). A Biotecnologia dos transgênicos: precaução é a palavra de ordem. HOLOS, 2, 1-10. doi:https://doi.org/10.15628/holos.2004.33

Apoteker, Arnaud. (2011). Ciência e democracia: o exemplo dos OGMs. In: M. Zanoni., G. Ferment (Ed.). Transgênicos para quem? Agricultura, Ciência e Sociedade (p. 82-92). Disponível em: http://aspta.org.br/files/2011/08/Transgenicos_para_quem.pdf

Batista, Irinéa de Lourdes., &Lucken, Lucas B. (2013). Contribuições axiológicas à educação científica: valores cognitivos e a seleção natural de Darwin. Ciência & Educação, 19(1), 201-216.doi: https://doi.org/10.1590/S1516-73132013000100014

Cardoso, Andiara P. S. (2017). Contribuições da epistemologia de Hugh Lacey para Educação CTS: o contexto da nanotecnologia. Tese (Doutorado em Educação para Ciência). Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru, São Paulo. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/150725

Cezar, Frederico G., & Abrantes, Paulo César C. (2003). Princípio da precaução: considerações epistemológicas sobre o princípio e sua relação com o processo de análise de risco. Cadernos de Ciência & Tecnologia, 20(2), 225–62. Disponível em: https://seer.sct.embrapa.br/index.php/cct/article/view/8743

Coelho, Gabriela. (2019, 9 de outubro). Soja transgênica deve ser julgada como patente, fixa 2ª Turma do STJ. Revista Consultor Jurídico. Disponível em: https://www.conjur.com.br/2019-out-09/soja-transgenica-protegida-lei-patentes-fixa-stj2

Comest. World Commission on the Ethics of Scientific Knowledge and Technology. (2005). The Precautionary Principle. Paris: UNESCO. Disponível em: https://www.eubios.info/UNESCO/precprin.pdf

Costa, Marco Antonio F., Costa, Maria de Fátima B., Murito, Mônica M. C., Carvalho, Paulo Roberto, & Pereira Maria Eveline C. (2008). Biossegurança no ensino médio: uma discussão preliminar sobre conteúdos em livros didáticos de ciências e práticas docentes. In: I Seminário Nacional Educação Profissional e Tecnológica, 1-13. Disponível em: http://www.biosseguranca.uff.br/sites/default/files/Biosseguranca_no_ensino_medio_uma_discussao_Preliminar_sobre_conteudos_em_livros_didaticos_de_Ciencias_e_praticas_docentes.pdf

Correia, Dennis B., Gurgel, Catarina L., Alves, Rivânia, S., Bessa, Filipe G. C. L., Torres, Cicero M. G., Macedo, Gledson F... Almeida-Bezerra, José W. (2021). As manifestações da Corrente Positivista na Educação Científica. Research, Society and Development, 10(2), 1-8. doi: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i2.12708

Decreto nº 5.705, de 16 de fevereiro de 2006. (2006, 16 de fevereiro). Promulga o Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança da Convenção sobre Diversidade Biológica. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/decreto/d5705.htm

Decreto nº 7.794, de 20 de agosto de 2012. (2012, 20 de agosto). Institui a Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica. Brasília,DF: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/decreto/d7794.htm

Echeverría, Javier. (2002). Ciencia y valores. Barcelona: Ediciones Destino.

Feltre, Ricardo. (2004). Química. (6ª ed.). (Vol.3). São Paulo: Moderna.

Genovese, Cinthia L. C. R., Genovese, Luiz G. R., & Carvalho, Whashington Luiz P. (2015). Uma questão tecnocientífica: a controvérsia sobre os transgênicos. Ciência em Tela, 8(1). Disponível em: http://www.cienciaemtela.nutes.ufrj.br/artigos/0801cc02.pdf

Giraldi, Patricia M., Cassiani, Sussani, & Linsingen, Ivan V. (2007). O dito e o não dito sobre transgênicos em livros didáticos de biologia. In: VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (1-12), Florianópolis, SC. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/vienpec/painel0.html

Guivant, Julia S. (2006). Transgênicos e percepção pública da ciência no Brasil. Ambiente & Sociedade, 9(1), 1-7. doi: https://doi.org/10.1590/S1414-753X2006000100005

Lacey, Hugh. (2006a). A controvérsia sobre os transgênicos: questões científicas e éticas. (P. Mariconda, Trad.). São Paulo: Idéias & Letras.

Lacey, Hugh. (2006b). O princípio de precaução e a autonomia da ciência. Scientiæ Studia, 4( 3), 373-92. doi: https://doi.org/10.1590/S1678-31662006000300003

Lacey, Hugh. (2008a). Valores e atividade científica 1. (2 edª). (M. B. Oliveira, E. S. O. Barra, & C. E. O. Miranda, Trad.). São Paulo: Editora 34.

Lacey, Hugh. (2008b). Crescimento Econômico, Meio-Ambiente e Sustentabilidade Social: A Responsabilidade dos Cientistas e a Questão dos Transgênicos. In: G. Dupas (Ed.). Meio-ambiente e crescimento econômico: tensões estruturais. (p. 91-130). São Paulo: Editora Unesp.

Lacey, Hugh. (2010). Valores e atividade científica 2. (M. B. Oliveira, G. S. Betini, M. R. Silva, R. R. Kinouchi, M. I. Rocha, S. Lacey, L. C. B. Oliveira, R. A. Rebollo, & P. R. Mariconda Trad.). São Paulo: Editora 34.

Lacey, Hugh, & Mariconda Pablo R. (2014). O modelo da interação entre as atividades científicas e os valores na interpretação das práticas científicas. Estudos Avançados, 28(82), 181-199. doi: https://doi.org/10.1590/S0103-40142014000300012

LANTIMAN, Camila. (2017). Pluralidade de estratégias e adoção de um paradigma: Hugh Lacey, Thomas Kuhn e as abordagens da pesquisa científica. Em Construção, 1, 69-80. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/emconstrucao/article/view/28125/20165

Lei n.º 11.105, de 24 de março de 2005. (2005, 24 de março). Regulamenta os incisos II, IV e V do § 1º do art. 225 da Constituição Federal, estabelece normas de segurança e mecanismos de fiscalização de atividades que envolvam organismos geneticamente modificados – OGM e seus derivados, cria o Conselho Nacional de Biossegurança – CNBS, reestrutura a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança – CTNBio, dispõe sobre a Política Nacional de Biossegurança – PNB, revoga a Lei nº 8.974, de 5 de janeiro de 1995, e a Medida Provisória nº 2.191-9, de 23 de agosto de 2001, e os arts. 5º , 6º , 7º , 8º , 9º , 10 e 16 da Lei nº 10.814, de 15 de dezembro de 2003, e dá outras providências. Brasília,DF: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11105.htm

López, Silvia L., Aiassa, Delia, Benítez-Leite, Stella, Lajmanovich, Rafael, Manãs, Fernando, Poletta, Gisela, ... Carrasco, Andrés E. (2012). Pesticides Used in South American GMO-Based Agriculture: A Review of Their Effects on Humans and Animal Models. Advances in Molecular Toxicology, 6, 41-75. doi:https://doi.org/10.1016/B978-0-444-59389-4.00002-1

Lourenço, Anete P., & Reis, Lucilene Geralda. (2013). Transgênicos na sala de aula: concepções e opiniões de alunos do Ensino Médio e uma prática pedagógica. Revista Vozes dos Vales, 3, 1-27. Disponível em: http://site.ufvjm.edu.br/revistamultidisciplinar/?s=Transg%C3%AAnicos+na+sala+de+aula&search=Busca

Martins, André S., & Pina, Leonardo D. (2020). Mercantilização da educação, escola pública e trabalho educativo: uma análise a partir da pedagogia histórico-crítica. Revista HISTEDBR On-line, 20, 1-21. doi: 10.20396/rho.v20i0.8657754

Menasche, Renata (2005). Os grãos da discórdia e o trabalho da mídia. Opinião Pública, 11(1), 169-191. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8641203

Miranda, Ary C., Moreira, Josino C., Carvalho, René, & Peres, Frederico (2007). Neoliberalismo, uso de agrotóxicos e a crise da soberania alimentar no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, 12(1), 7-14. doi: https://doi.org/10.1590/S1413-81232007000100002

Moraes, Roque. (2003). Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, 9(2),191- 211. doi:https://doi.org/10.1590/S1516-73132003000200004

Nodari, Rubens O., & Guerra, Miguel Pedro. (2015). A agroecologia: estratégias de pesquisa e valores. Estudos Avançados, 29(83), 183-207. doi:https://doi.org/10.1590/S0103-40142015000100010

Nodari, Rubens O. (2011). Ciência precaucionária como alternativa ao reducionismo científico aplicado à biologia molecular. In: M. Zanoni., G. Ferment (Eds.). Transgênicos para quem? Agricultura, Ciência e Sociedade (p.39-62). Disponível em: http://aspta.org.br/files/2011/08/Transgenicos_para_quem.pdf

Pedro, Ana Paula. (2014). Ética, moral, axiologia e valores: confusões e ambiguidades em torno de um conceito comum. kriterion, 55(130), 483-49. doi: https://doi.org/10.1590/S0100-512X2014000200002

Ribeiro, Isabelle G., & Marin, Victor A. (2012). A falta de informação sobre os Organismos Geneticamente Modificados no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, 17(2), 359-368. doi:https://doi.org/10.1590/S1413-81232012000200010

Rowe, Gene & Frewer, Lynn J. ( 2000 ). Public Participation Methods: A Framework for Evaluation. Science, Technology, & Human Values, 25(1), 3-29, 2000. Disponível em: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=1831468

Salla, Helena Maria (2016). Estudos CTS e transgenia: análise de materiais didáticos do ensino médio (Dissertação de Mestrado). Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, São Paulo. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/138955

Salvi, Rosana F.; & Batista, Irinéa de Lourdes. (2008). A análise dos valores da educação científica: contribuições para uma aproximação da filosofia da ciência com pressupostos da aprendizagem significativa. Experiências em Ensino de Ciências, 3(1), 43-52. Disponível em: https://if.ufmt.br/eenci/?go=artigos&idEdicao=18

Santos, Wildson Luiz P., &Mól, Gerson S. (2010). Química Cidadã. (Vol. 1). São Paulo: Nova Geração.

Takahashi, Jacqueline A., Martins, Polyana F. F., & Quadros, Ana Luiza. (2008). Questões Tecnológicas Permeando o Ensino de Química: O Caso dos Transgênicos. Química Nova na Escola, 29, 3-7. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/edicao.php?idEdicao=21

Usberco, João, & Salvador, Edgard. (2006). Química. (7ª ed.). (Vol. Único). São Paulo: Saraiva.

Xavier, Márcia Cristina F., Freire, Alexandre S., & Moraes, Milton O. (2006). A nova (moderna) biologia e a genética nos livros didáticos de biologia no ensino médio. Ciência & Educação, 12(3), 275-289. doi: https://doi.org/10.1590/S1516-73132006000300003

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

José Valim Vieira Filho, V., & Link Rüntzel, P. . (2022). O Debate dos Transgênicos, em Livros Didáticos de Química, Analisados a Partir de Elementos da Filosofia de Hugh Lacey. Revista Debates Em Ensino De Química, 8(3), 394–422. https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4762

Edição

Seção

Debates em História e Filosofia da Química para o Ensino