O Debate dos Transgênicos, em Livros Didáticos de Química, Analisados a Partir de Elementos da Filosofia de Hugh Lacey
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4762Palavras-chave:
Transgênicos, Hugh Lacey, Livros Didáticos de QuímicaResumo
O presente estudo analisou o tema transgênico, no contexto de produção de alimentos, nos livros didáticos de Química do Programa Nacional do Livro Didático de 2018. Para isso, foram utilizados elementos da filosofia de Hugh Lacey, visando problematizar a atividade científica relacionada à produção de alimentos transgênicos. O processo de análise dos fragmentos de texto, que abordavam o tema transgênico no contexto de produção de alimentos, foi realizado através da Análise Textual Discursiva, o que resultou em três categorias emergentes: i) Possibilidades para se problematizar valores e interesses subjacentes à atividade científica relacionada às pesquisas dos transgênicos; ii) Princípio de precaução; iii) Possibilidades e alternativas para uma agricultura sustentável. De maneira geral, foi possível observar uma relativa ausência da abordagem dos transgênicos nos livros didáticos analisados. Destaca-se que o livro “Química Cidadã” de Santos e Mól (2016), é o que aborda de forma mais significativa o tema. Essa coleção, entre outros aspectos, aborda distintas perspectivas sobre o debate em torno dos transgênicos, problematizando a visão de desenvolvimento predominante da prática agrícola nacional, a qual tem se pautado majoritariamente em valores neoliberais em detrimentos de outros tipos de valores.Downloads
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