Pioneiras da Química no Brasil: A Trajetória de Três Mulheres na Ciência Brasileira

Autores

  • Leila Cavalheiro Violin Instituto Federal de Santa Catarina
  • Victor da Silveira Instituto Federal de Santa Catarina
  • Leticia Almeida Instituto Federal de Santa Catarina
  • Pietra Beatrici Linemann da Silva Instituto Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4901

Palavras-chave:

Mulheres na Química, Pioneiras na Química, Mackenzie, Gênero

Resumo

Esta pesquisa teve o objetivo de identificar e analisar a trajetória de três mulheres pioneiras da Química no Brasil, formadas pelo Instituto Mackenzie no ano de 1927, espaços escolares e profissionais e refletir sobre a presença das mulheres nos primeiros anos de oferta do curso de Química no Brasil. São elas: Inah de Mello Teixeira, Maria da Conceição Vicente de Carvalho e Hilda de Mello Teixeira. Como abordagem metodológica, utilizou-se a pesquisa no campo da História da Educação, mais especificamente a análise documental em fontes primárias, a biografia no contexto historiográfico e a análise de imagens como fontes de pesquisas históricas. Como resultado mostra vasta documentação histórica em que é possível traçar a trajetória destas mulheres, além de trazer contribuição para a história da Química no Brasil. Inah faleceu prematuramente, Maria da Conceição mudou de área por não conseguir seguir carreira na área da Química e se tornou a primeira pessoa a defender tese de doutorado em Geografia na USP, e Hilda, que foi a única das três que conseguiu superar a barreira do mercado de trabalho, e atuar como Química na Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo, onde realizou diversas pesquisas, participou de negociações com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), e ainda publicou livros e artigos em jornais. A pesquisa dá luz a novas referências femininas na história da química nacional e ajuda a construir uma narrativa não masculina para a ciência brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Almeida, Jane Soares de. Mulher e educação: a paixão pelo possível. São Paulo: Editora Unesp, 1998. Recuperado em 04 de setembro de 2022 de http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/up000028.pdf

Antonio, Gustavo (2016). Desafiando padrões desde os anos 40. Desafiando Padrões Desde Os Anos 40: Aurora Giora Albanese, de 90 Anos, Começou a Construir Uma Respeitada Carreira Acadêmica Em Uma Época Em Que Se Acreditava Que Universidade Não Era Lugar de Mulher, 34, 18–19. Recuperado em 4 de março de 2022 de https://www.colegiodante.com.br/wp-content/uploads/2019/08/DanteCultural34.pdf

Associações: Associação Paulista de Bibliotecários. (1939, 17 de agosto). Correio Paulistano, n. 25598, Vida Social, p.6. Recuperado em 05 de agosto de 2019 de http://memoria.bn.br/DocReader/090972_08/30550

Bibliografia: Industrialização do porco no sítio. (1958, 1 de janeiro). Revista do Livro, n. 00011. Recuperado em 31 de maio de 2019 de http://memoria.bn.br/DocReader/393541/2792

Beltrão, Kaizô I., & Alves, José E. D. (2009). A reversão do hiato de gênero na educação brasileira no século XX. Cadernos de Pesquisa, 39(136), 125–156. Recuperado em 03 de setembro de 2022 de https://doi.org/10.1590/s0100-15742009000100007

Blay, Eva A., & Lang, Alice B. da S. G. (2004). Mulheres na USP: horizontes que se abrem. São Paulo: Humanitas.

Casaram-se. (1930, 21 de junho). Diário Nacional, n. 00913, Notas Sociaes, p. 6. Recuperado em 24 de maio de 2019 de http://memoria.bn.br/DocReader/213829/10320

Chassot, Attico. (1997). Nomes que fizeram a Química (e quase nunca lembrados). Química Nova na Escola, 3(5), 21-23. Recuperado em 15 de novembro de 2018 de http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc05/historia.pdf

Coelho, Tiago da S. (2013). A Imagem como fonte histórica: enigmas e abordagens. Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 25(2). Recuperado em 19 de fevereiro de 2022 dehttps://seer.ufu.br/index.php/cdhis/article/view/17243

Convenio sobre tecnologia dos alimentos. (1961, 26 de julho). Correio Paulistano, n. 32313, p. 7. Recuperado em 31 de maio de 2019 de http://memoria.bn.br/DocReader/090972_11/8462

Corrêa, Suzi M. (2017). Mulheres geógrafas: as pioneiras do departamento de geografia da USP (Trabalho de Graduação Integrado). Faculdade de Geografia, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Decreto nº 7.247, de 19 de abril de 1879. Reforma o ensino primario e secundario no municipio da Côrte e o superior em todo o Imperio. Recuperado de https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-7247-19-abril-1879-547933-publicacaooriginal-62862-pe.html

Decreto nº 58.052, de 16 de maio de 2012. Regulamenta a Lei federal n° 12.527, de 18 de novembro de 2011, que regula o acesso a informações, e dá providências correlatas. São Paulo.

Donativos ao Hospital Mackenzie. (1932, 3 de agosto). Diário Nacional, n. 01531, p. 7. Recuperado em 28 de maio de 2019 de http://memoria.bn.br/DocReader/213829/15665

Ensinamentos da vida rural. (1954, 1 de dezembro). O Observador Econômico, n. 00226, Livros e idéias, p. 16. Recuperado em 31 de maio de 2019 de http://memoria.bn.br/DocReader/123021/32781

Exames e Formaturas. (1927, 16 de dezembro). A Gazeta, n. 06562, Sociaes, p. 2. Recuperado em 28 de maio de 2019 de http://memoria.bn.br/DocReader/763900/26447

Exposição Clodomiro Amazonas. (1933, 7 de junho). A Gazeta, n. 08221. Notas de Arte, p. 5. Recuperado em 28 de maio de 2019 de http://memoria.bn.br/DocReader/763900/41424

Farias, Robson F. (2001). As mulheres e o prêmio Nobel de química. Química Nova na Escola, 14, 28–30. Recuperado em 15 de novembro de 2018 de http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc14/v14a06.pdf

Felsenthal, Edward. TIME Person of the Year 2017: Silence Breakers - The Choice. Recuperado em 15 de novembro de 2018 de https://time.com/time-person-of-the-year-2017-silence-breakers-choice/

Ficha da Aluna Hilda de Mello Teixeira. (1920). Acervo do Centro histórico e cultural Mackenzie. Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, SP, Brasil.

Ficha da Aluna Inah de Mello Teixeira. (1920). Acervo do Centro histórico e cultural Mackenzie. Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, SP, Brasil.

Ficha da Aluna Maria da Conceição Vicente de Carvalho. (1920). Acervo do Centro histórico e cultural Mackenzie. Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, SP, Brasil.

Fotografia de alunos e alunas na aula de Química do Ginásio em 1908. (1908). Acervo do Centro histórico e cultural Mackenzie. Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, SP, Brasil.

Hilda de Mello Teixeira e Silva (1998). Certidão de Óbito Hilda de Mello Teixeira e Silva, registro em: 29 abr. 1998.Cartório do Registro Civil das Pessoas Naturais do 14º Subdistrito - Lapa. São Paulo, SP, Brasil.

Inah Teixeira Baillot (1938). Certidão de Óbito Inah Teixeira Baillot, registro em 13 fevereiro de 1938. Cartório do Registro Civil das Pessoas Naturais do 17º Subdistrito - Bela Vista, São Paulo, SP, Brasil.

Ivashita, Simone B. (2014, outubro). Fontes para a história da educação: a importância dos arquivos. X ANPED SUL. Florianópolis, SC, Brasil. Recuperado em 15 de novembro de 2018 dehttp://xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/144-0.pdf

Livros novos: ABC do Lavrador Prático. (1955, 01 de outubro). Letras da Província, n. 00082, Sôbre Livros e Autores, p. 6. Recuperado em 31 de maio de 2019 de http://memoria.bn.br/DocReader/114731/432

Livros Novos: Conservas de frutas em compotas. (1955, 24 de março). Jornal do Brasil, n. 00067, Primeiro Caderno, p. 8. Recuperado em 31 de maio de 2019 de http://memoria.bn.br/DocReader/030015_07/49304

Melo, Hildete P. D., & Rodrigues, Lígia M. C. D. S. (2006). Pioneiras da ciência no Brasil. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Recuperado em 15 de novembro de 2018 de http://www.sbpcnet.org.br/site/publicacoes/outras-publicacoes/livro_pioneiras.pdf

Naideka, Naiane, Santosa, Yane H., Soaresa, Patricia, Hellingera, Renata, Hacka, Thanya, & Orth, Elisa S. (2020). Mulheres cientistas na química brasileira. Química Nova, 43, 823-836. Recuperado em 16 de março de 2022 de https://www.scielo.br/j/qn/a/L8mY73ZKdMk6SVntnN8hLHt/?lang=pt#

Nascimento, Greyce. (2019, 1 janeiro). A Biografia na Historiografia: As Trajetórias de Vida e a Escrita da História. Anais do 30º Simpósio Nacional de História (p. 1-14). Recife, PE, Brasil. Recuperado em 19 de novembro de 2018 de https://www.snh2019.anpuh.org/resources/anais/8/1563894873_ARQUIVO_ABIOGRAFIANAHISTORIOGRAFIA-CORRIGIDO.pdf

Novaes, M. A. B., Medeiros, J. L., & Silva, A. M. O. (2018). O Acesso à Educação Superior no Brasil (1500–1996). Revista Eletrônica Arma Da Crítica, 10, 88–105.Recuperado em 03 de setembro de 2022 de http://www.armadacritica.ufc.br/phocadownload/6-%20o%20acesso%20%20educao%20superior%20no%20brasil%201500-1996.pdf

Nupcias. (1930, 21 de junho). Correio Paulistano, n. 23895, Chronica Social, p. 5. Recuperado em 24 de maio de 2019 de http://memoria.bn.br/DocReader/090972_08/2563

Oliveira, Sara. (2008). Texto visual, estereótipos de gênero e o livro didático de língua estrangeira. Trabalhos em Linguística Aplicada, 47(1), 91-117. Recuperado em 22 de fevereiro de 2022 de https://doi.org/10.1590/S0103-18132008000100006

Pereira, Ana C. F., Favaro, Neide D. A. L. G., & Semzezem, Priscila. (2021). Mulher, escolarização e tendências em curso. Germinal: marxismo e educação em debate, 13(3), 306-323. Recuperado em 19 de fevereiro de 2018 dehttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/46118. DOI: https://doi.org/10.9771/gmed.v13i3.46118

Proença, Amanda O., Baldaquim, Matheus J., Batista, Irinéa L., & Broietti, Fabiele. C. D. (2019). Tendências das pesquisas de gênero na formação docente em ciências no Brasil. Química Nova na Escola, 41(1), 98-107. Recuperado em 15 de novembro de 2018 de http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc41_1/12-CP-42-18_ENEQ.pdf

Prospecto do Mackenzie College. (1910). Acervo do Centro histórico e cultural Mackenzie. Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, SP, Brasil.

Prospecto do Mackenzie College. (1911). Acervo do Centro histórico e cultural Mackenzie. Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, SP, Brasil.

Publicações. (1955, 18 de março). Diário Carioca, n. 08184, p. 4. Recuperado em 31 de maio de 2019 de http://memoria.bn.br/DocReader/093092_04/27516

Químicos Industriais Formados. (1917-1933). Acervo do Centro histórico e cultural Mackenzie. Documento brochura tipo livro ata. Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, SP, Brasil.

Reis, IvoniF., & Derossi, Ingrid N. (2014). O ensino de ciências por Marie Curie: análise da metodologia empregada em sua primeira aula na cooperativa de ensino. Química Nova na Escola, 36(2), 88-92. Recuperado em 15 de novembro de 2018 de http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc36_2/03-QS-32-13.pdf

Relatório Anual. (1911). Acervo do Centro histórico e cultural Mackenzie. Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, SP, Brasil.

Relatório Anual. (1913). Acervo do Centro histórico e cultural Mackenzie. Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, SP, Brasil.

Relatório Anual. (1916). Acervo do Centro histórico e cultural Mackenzie. Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, SP, Brasil.

Relatório Anual. (1925). Acervo do Centro histórico e cultural Mackenzie. Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, SP, Brasil.

Relatório Anual. (1926). Acervo do Centro histórico e cultural Mackenzie. Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, SP, Brasil.

Royal Society of Chemistry. (2019). Breaking the barriers: Women’s retention and progression in the chemical sciences. London: Royal Society of Chemistry. Recuperado em 15 de novembro de 2018 de http://www.rsc.org/globalassets/02-about-us/our-strategy/inclusion-diversity/womens-progression/media-pack/v18_vo_inclusion-and-diversity-_womans-progression_report-web-.pdf

Secretaria de Agricultura. (1942, 14 de janeiro). Correio Paulistano, n. 26336, p. 6. Recuperado em 24 de maio de 2019 de http://memoria.bn.br/DocReader/090972_09/9784

Secretaria da Agricultura: Funccionarios Effectivados e Nomeados. (1939, 09 de julho). Correio Paulistano, n. 25565, p. 25. Recuperado em 24 de maio de 2019 de http://memoria.bn.br/DocReader/090972_08/30021

Scott, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. (1995). Educação & Realidade. 20 (2), 71-99. Recuperado em 15 de novembro de 2018 dehttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/71721/40667

Silva, Hilda M. T. (1942, 18 de janeiro). “Contribuição para o estudo da manteiga nacional”. Correio Paulistano, p. 16. Recuperado em 31 de maio de 2019 de http://memoria.bn.br/DocReader/090972_09/9846

Silva, Hilda M. T. (1952, 1 de maio). “O ‘isinglass’". Fauna, n. 0005, p. 50. Recuperado em 31 de maio de 2019 dehttp://memoria.bn.br/DocReader/099961/6220

Silva, Hilda M. T. (1953a, 01 de fevereiro). “Pescados defumados: Processo a quente”. Fauna, n. 0002, p. 30. Recuperado em 31 de maio de 2019 de http://memoria.bn.br/DocReader/099961/6828

Silva, Hilda M. T. (1953b, 25 de outubro). “O coalho animal”. Correio Paulistano, n. 29923, 18-19. Recuperado em 31 de maio de 2019 de http://memoria.bn.br/DocReader/090972_10/18203

Silva, Hilda M. T. (1954a, 03 de janeiro). “Extrato solúvel de peixe”. Correio Paulistano, n. 29981, p. 19. Recuperado em 31 de maio de 2019 de http://memoria.bn.br/DocReader/090972_10/19138

Silva, Hilda M. T. (1954b, 22 de novembro). “Conservas Vegetais”. Lavoura e Comercio, n. 13644, p. 8. Recuperado em 31 de maio de 2019 de http://memoria.bn.br/DocReader/830461/10570

Silva, Tânia. M. G. (2010). Trajetória da historiografia das mulheres no Brasil. Politeia - História e Sociedade, 8(1). Recuperado em 19 de fevereiro de 2022 de https://periodicos2.uesb.br/index.php/politeia/article/view/3871

Sousa, Célia, Pereira, Cássia F. C., Rocha, Ângela S., Becker, Simone., &Tamiasso-Martinhon, Priscila. (2019). Representação da mulher em livros didáticos de química. Scientia Naturalis, 1, 241 - 253. Recuperado em 15 de novembro de 2018 de https://periodicos.ufac.br/index.php/SciNat/article/view/2624/1514#:~:text=Observou%2Dse%20uma%20tend%C3%AAncia%20a,como%20uma%20atividade%20exclusivamente%20masculina

Souza, José E., & Giacomoni, Cristian. (2021). Análise documental como ferramenta metodológica em história da educação: um olhar para pesquisas locais. Cadernos CERU, 32(1), 139-156. Recuperado em 19 de fevereiro de 2022 de https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v32i1p139-156

Universidade Presbiteriana Mackenzie. (2022). Conheça a Universidade. Recuperado em 29 de agosto de 2022 de https://www.mackenzie.br/universidade/conheca-a-universidade

“Visita de Madame Curie ao museu Nacional” (1926, 02 de Agosto). Fotografia, Fundo José Feio, série Diretoria, subsérie Museu Nacional, 15,5 x 18,5 cm. Acervo do Museu Nacional/UFRJ. Recuperado de https://www.museunacional.ufrj.br/semear/Galeria_de_Fotos/Personalidades/foto5.html

Warde, Mirian J., & Rocha, Ana C. (2019). Onde estavam as mulheres? O ensino superior nos Estados Unidos entre os séculos XIX e XX. Educação Unisinos, 23(1), 68-86. Recuperado em 19 de fevereiro de 2022 dehttp://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2019.231.05. DOI: https://doi.org/10.4013/edu.2019.231.16781

Wolff, Cristina S., & Possas, Lídia M. V. (2005). Escrevendo a história no feminino. Revista Estudos Feministas, 13(3), 585-589. Recuperado em 19 de fevereiro de 2022 dehttps://doi.org/10.1590/S0104-026X2005000300007

Zacharek, Stephanie, Dockterman, Eliana, & Edwards, Haley S. (2017). Time Pearson of the year 2017: Silence breakers. Time Magazine. Recuperadoem15 de novembro de 2018 de https://time.com/time-person-of-the-year-2017-silence-breakers/

Downloads

Publicado

2021-12-30

Como Citar

Cavalheiro Violin, L., da Silveira, V., Almeida, L. ., & Linemann da Silva, P. B. . (2021). Pioneiras da Química no Brasil: A Trajetória de Três Mulheres na Ciência Brasileira. Revista Debates Em Ensino De Química, 8(3), 423–448. https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4901

Edição

Seção

Debates em História e Filosofia da Química para o Ensino