Acidificação dos Oceanos: Proposta e Análise de uma Sequência Didática com Enfoque CTSA em Aulas de Química

Autores

  • Francinara da Silva Alves Universidade Federal da Paraíba
  • Karoline Ferreira Barbosa Universidade Federal da Paraíba
  • Karen Cacilda Weber Universidade Federal da Paraíba
  • Claudio Gabriel Lima-Junior Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4924

Palavras-chave:

Acidificação dos oceanos, CTSA, Ensino de Química

Resumo

A acidificação dos oceanos é uma grave ameaça para a vida marinha, que afeta diretamente os organismos calcificadores. Até o presente momento, há poucos relatos na literatura a respeito de trabalhos que tenham utilizado esta temática para o ensino de ciências. Neste artigo, apresentamos a análise das contribuições de uma sequência didática (SD) com enfoque CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), visando contextualizar conceitos relativos à química inorgânica, a partir das substâncias e reações químicas envolvidas no processo de acidificação dos oceanos. Participaram da pesquisa 31 estudantes do 1° ano do ensino médio de uma escola pública localizada no município de João Pessoa-PB. Durante a aplicação da SD, os participantes vivenciaram momentos de leitura textual, debates, aulas experimentais e atividade lúdica. Como instrumentos de coleta de dados, dois questionários foram aplicados. Os resultados evidenciaram um maior envolvimento dos estudantes com a aprendizagem por meio da contextualização dos conteúdos dentro da temática de acidificação dos oceanos, promovendo um olhar ampliado para a questão da poluição causada pelos seres humanos e os malefícios que esta causa ao ambiente marinho e à sociedade.

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

da Silva Alves, F., Ferreira Barbosa, K., Cacilda Weber, K., & Lima-Junior, C. G. (2022). Acidificação dos Oceanos: Proposta e Análise de uma Sequência Didática com Enfoque CTSA em Aulas de Química. Revista Debates Em Ensino De Química, 8(3), 359–376. https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4924

Edição

Seção

Debates em Ensino e Aprendizagem da Química

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