PIBID/QUÍMICA/UFPB em Período Remoto: A Importância da Educação Inclusiva na Formação de Professores
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5172Palavras-chave:
Ensino remoto, Formação docente, Educação inclusiva, PIBIDResumo
O trabalho relata a vivência de bolsistas participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do subprojeto Química da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) do Campus I – João Pessoa. Ela ocorreu em período remoto durante a pandemia do COVID-19, em uma turma do 2º ano do Curso Técnico Integrado de Meio Ambiente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) no Campus Cabedelo. De forma particular, mostra ações desenvolvidas no âmbito da educação inclusiva, na qual buscou-se promover atividades síncronas e assíncronas com o objetivo de promover uma maior participação de todos os alunos, incluindo uma aluna surda, na disciplina de Química II. O trabalho possui natureza qualitativa e utilizou da metodologia de observação participante, diário de bordo, realização de entrevista e aplicação de questionário como instrumentos de coleta de dados. A elaboração de videoaulas por parte das pibidianas com presença de uma intérprete, realização de uma gincana química em modelo remoto e uma atividade experimental com registro em vídeo foram realizadas. Foi observado que as ações planejadas pelo professor juntamente com as pibidianas e Núcleo de Apoio à Pessoas com Necessidades Especiais (NAPNE) do IFPB promoveu maior engajamento dos estudantes. O professor da disciplina, as pibidianas e a aluna surda apresentaram seus relatos frente às principais dificuldades encontradas, confirmando a importância do programa PIBID para promover um ambiente de profunda reflexão/interação, oportunizando aos licenciandos em Química, uma melhor formação inicial também no contexto da educação inclusiva.Downloads
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