Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Atual
Arquivos
Anúncios
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 9 n. 2 (2023): Dossiê Temático - PIBID e Residência Pedagógica: Reflexões para a/da/na Formação de Professoras/es de Química
v. 9 n. 2 (2023): Dossiê Temático - PIBID e Residência Pedagógica: Reflexões para a/da/na Formação de Professoras/es de Química
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2
Publicado:
2023-07-14
Editorial
Editorial
Gahelyka Aghta Pantano Souza
2-3
PDF
Dossiê Temático: PIBID e Residência Pedagógica
O O PIBID e as Tríades Formativas Integrando a Formação Inicial e Continuada de Professores de Química
Joyce Melo Mesquita, France Fraiha-Martins, Isaías Batista de Lima
4-20
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5207
Os Estágios Supervisionados em Química no Âmbito do Programa Residência Pedagógica: Uma Análise no Contexto Pandêmico
Janes Kened Rodrigues dos Santos, Francisco Frank Dourado Capistrano , Giovane dos Santos Dutra , Emilay Thamiely Tavares de Sena
21-34
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5111
A Atuação do Programa Residência Pedagógica no Município de Coari-AM
Geovani Rodrigues Silva, Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi
35-45
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5211
Construção da Identidade Docente no Âmbito do Programa Residência Pedagógica
Gahelyka Aghta Pantano Souza, Orliney Maciel Guimarães
46-69
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5044
Narrativas (Auto)Biográficas como Instrumento de Formação Docente de Licenciandos e Licenciandas do PIBID/QUÍMICA/UFRPE
Ruth do Nascimento Firme
70-82
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5204
Ações Educativas no Contexto do Programa Residência Pedagógica: Contribuições do Ensino de Ciências por Investigação no Âmbito de um Itinerário Formativo
Elâyny Hellen Souza Soares, Suiane Ewerling da Rosa
83-105
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5087
Os Efeitos da Realização da Pesquisa em Ensino no PIBID do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Sergipe Campus Prof. Alberto Carvalho
Gabriel Santos Araujo, João Paulo Mendonça Lima
106-121
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5198
PIBID/QUÍMICA/UFPB em Período Remoto: A Importância da Educação Inclusiva na Formação de Professores
Emelly Suelen de Freitas Reis Santos, Ellem Hoffimam Miranda Nunes Paulino, Maria Francileide da Silva Madruga, Karoline Ferreira Barbosa, Claudio Gabriel Lima-Junior
122-145
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5172
Afinal, Por Que Ser Residente Pedagógico? Perspectivas de Estudantes do Curso de Licenciatura em Química sobre o Programa de Residência Pedagógica
Quézia Raquel Ribeiro da Silva , Kalline de Almeida Alves Carneiro, Paulo Cesar Geglio , Maria Betania Hermenegildo dos Santos
146-161
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5192
Iniciação à Docência na Licenciatura em Química: Experiências, Olhares e Trajetórias de Egressos de um Subprojeto do PIBID no Centro-Sul do Ceará (2010-2018)
Wanderson Diogo Andrade da Silva, Neidimar Lopes Matias de Paula, Virna Pereira de Araújo, Rogério José Melo Nascimento, Flaviana Noronha Guedes
162-175
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5077
O Privilégio Insetal de Ser Coletivo: A Experiência do I Ciclo Formativo PRP/PIBID QUÍMICA da/na UFGD
Adriana Marques de Oliveira, Vivian dos Santos Calixto, Elaine da Silva Ramos, Ademir de Souza Pereira
176-189
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5085
Atividades Síncronas e Assíncronas na Experimentação no Ensino de Química em Tempos de Pandemia: A Experiência do Residência Pedagógica e do PIBID na UFGD
Ademir de Souza Pereira , Elaine da Silva Ramos , Adriana Marques de Oliveira, Vivian dos Santos Calixto
190-205
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5086
A Alfabetização Científica na Formação Inicial Docente em Química e as Contribuições do PIBID
Francisca das Chagas Alves Silva, Nyuara Araújo da Silva Mesquita, Maria Mozarina Beserra Almeida, Silvany Bastos Santiago
206-226
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5196
Potencialidades e Desafios nas Ações Desenvolvidas no Programa de Residência Pedagógica no Período de Pandemia
Wallace Alves Cabral, Andréia Francisco Afonso
227-242
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5056
Reflexões sobre a Prática Docente e o Programa Residência Pedagógica sob os Olhares dos Residentes
Stefannie de Sá Ibraim, Roberta Guimarães Corrêa
243-263
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5188
Ensino de Química em Tempos de Pandemia: Experiências, Desafios e Êxitos do Núcleo de Residência Pedagógica de Química da UFRRJ
Marcelo Herbst, Laurine Cristina Paulo da Silva, Diógenes Chaves Lopes , André Marques dos Santos, Cristiano Jorge Riger
264-279
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5084
Os Quatro Elementos – Uma Proposta de Oficina de Química Ambiental
Evelyn Leal de Carvalho, Lucas Domingues de Almeida, Letícia da Costa Ferreira , Ygor Ramos Vaz, Taís Cristina de Lima Guimarães
280-292
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5208
Contribuições do Programa Residência Pedagógica na Reflexão de um Grupo de Licenciandos em Química sobre Aspectos da Docência no Contexto Pandêmico
Natalia Rodrigues Ribeiro, Giovanni Miraveti Carriello, Guilherme Manassés Pegoraro, João Batista dos Santos Junior
293-308
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5074
O Papel da Residência Pedagógica na Formação Inicial em Química: Obtenção dos Saberes Profissionais e Experienciais
Ingrid Domene Eugenio, Débora Mendonça de Souza, Denilson Albuquerque Rosa, Sergio Antonio Marques de Lima, Gustavo Bizarria Gibin
309-324
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5091
A Divulgação Científica na Formação Inicial e Continuada de Professores: Preparando Pibidianos para Popularizar a Ciência no Contexto Escolar
Cassiana Herzer Griebeler, Maurícius Selvero Pazinato , Nathália Marcolin Simon, Camila Greff Passos
325-337
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.6014
Programa de Residência Pedagógica: Anúncios e Denúncias sobre a Formação de Professores
André de Azambuja Maraschin, Carlos Alberto Soares dos Santos Filho, Morgana Welke, Márcia Von Frühauf Firme, Márcio Marques Martins
338-356
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5191
A Coletividade do Conhecimento Didático do Conteúdo Químico no Contexto do Residência Pedagógica
Matheus de Lima Rufino, Charlene Barbosa de Paula, Fábio André Sangiogo, Bruno dos Santos Pastoriza, Alessandro Cury Soares
357-375
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5199
A Trajetória Formativa de IDs em um Subprojeto PIBID-QUÍMICA: Impactos e Desafios na Formação de Professores
Keysy Solange Costa Nogueira, Fernanda Luiza de Faria
376-391
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.4980
O Pensar e o Agir: Movimentos para e no Planejamento de Oficinas Didáticas no PIBID
Anelise Grünfeld de Luca , Alexandre Vanzuita
392-404
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5080
Um Estudo sobre a Formação e a Profissionalização Docente em Química no Programa Residência Pedagógica
Luara Wesley Candeu Ramos, Fabiele Cristiane Dias Broietti, Enio de Lorena Stanzani
405-429
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5125
Ensino Remoto, e Agora? Uma Análise das Percepções dos Participantes do PIBID e PRP QUÍMICA/UFPR sobre o TPACK
Everton Bedin, Roberto Dalmo Varallo Lima de Oliveira , Fernanda Silva Veloso
430-448
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5145
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Desenvolvido por
Open Journal Systems
i
e-ISSN
: 2447-6099
Qualis
: A3 - Ensino
Periodicidade
: Trimestral