Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Atual
Arquivos
Anúncios
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 9 n. 2 (2023): Dossiê Temático - PIBID e Residência Pedagógica: Reflexões para a/da/na Formação de Professoras/es de Química
v. 9 n. 2 (2023): Dossiê Temático - PIBID e Residência Pedagógica: Reflexões para a/da/na Formação de Professoras/es de Química
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2
Publicado:
2023-07-14
Editorial
Editorial
Gahelyka Aghta Pantano Souza
2-3
PDF
Dossiê Temático: PIBID e Residência Pedagógica
O O PIBID e as Tríades Formativas Integrando a Formação Inicial e Continuada de Professores de Química
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5207
Joyce Melo Mesquita, France Fraiha-Martins, Isaías Batista de Lima
4-20
PDF
Os Estágios Supervisionados em Química no Âmbito do Programa Residência Pedagógica: Uma Análise no Contexto Pandêmico
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5111
Janes Kened Rodrigues dos Santos, Francisco Frank Dourado Capistrano , Giovane dos Santos Dutra , Emilay Thamiely Tavares de Sena
21-34
PDF
A Atuação do Programa Residência Pedagógica no Município de Coari-AM
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5211
Geovani Rodrigues Silva, Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi
35-45
PDF
Construção da Identidade Docente no Âmbito do Programa Residência Pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5044
Gahelyka Aghta Pantano Souza, Orliney Maciel Guimarães
46-69
PDF
Narrativas (Auto)Biográficas como Instrumento de Formação Docente de Licenciandos e Licenciandas do PIBID/QUÍMICA/UFRPE
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5204
Ruth do Nascimento Firme
70-82
PDF
Ações Educativas no Contexto do Programa Residência Pedagógica: Contribuições do Ensino de Ciências por Investigação no Âmbito de um Itinerário Formativo
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5087
Elâyny Hellen Souza Soares, Suiane Ewerling da Rosa
83-105
PDF
Os Efeitos da Realização da Pesquisa em Ensino no PIBID do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Sergipe Campus Prof. Alberto Carvalho
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5198
Gabriel Santos Araujo, João Paulo Mendonça Lima
106-121
PDF
PIBID/QUÍMICA/UFPB em Período Remoto: A Importância da Educação Inclusiva na Formação de Professores
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5172
Emelly Suelen de Freitas Reis Santos, Ellem Hoffimam Miranda Nunes Paulino, Maria Francileide da Silva Madruga, Karoline Ferreira Barbosa, Claudio Gabriel Lima-Junior
122-145
PDF
Afinal, Por Que Ser Residente Pedagógico? Perspectivas de Estudantes do Curso de Licenciatura em Química sobre o Programa de Residência Pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5192
Quézia Raquel Ribeiro da Silva , Kalline de Almeida Alves Carneiro, Paulo Cesar Geglio , Maria Betania Hermenegildo dos Santos
146-161
PDF
Iniciação à Docência na Licenciatura em Química: Experiências, Olhares e Trajetórias de Egressos de um Subprojeto do PIBID no Centro-Sul do Ceará (2010-2018)
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5077
Wanderson Diogo Andrade da Silva, Neidimar Lopes Matias de Paula, Virna Pereira de Araújo, Rogério José Melo Nascimento, Flaviana Noronha Guedes
162-175
PDF
O Privilégio Insetal de Ser Coletivo: A Experiência do I Ciclo Formativo PRP/PIBID QUÍMICA da/na UFGD
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5085
Adriana Marques de Oliveira, Vivian dos Santos Calixto, Elaine da Silva Ramos, Ademir de Souza Pereira
176-189
PDF
Atividades Síncronas e Assíncronas na Experimentação no Ensino de Química em Tempos de Pandemia: A Experiência do Residência Pedagógica e do PIBID na UFGD
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5086
Ademir de Souza Pereira , Elaine da Silva Ramos , Adriana Marques de Oliveira, Vivian dos Santos Calixto
190-205
PDF
A Alfabetização Científica na Formação Inicial Docente em Química e as Contribuições do PIBID
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5196
Francisca das Chagas Alves Silva, Nyuara Araújo da Silva Mesquita, Maria Mozarina Beserra Almeida, Silvany Bastos Santiago
206-226
PDF
Potencialidades e Desafios nas Ações Desenvolvidas no Programa de Residência Pedagógica no Período de Pandemia
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5056
Wallace Alves Cabral, Andréia Francisco Afonso
227-242
PDF
Reflexões sobre a Prática Docente e o Programa Residência Pedagógica sob os Olhares dos Residentes
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5188
Stefannie de Sá Ibraim, Roberta Guimarães Corrêa
243-263
PDF
Ensino de Química em Tempos de Pandemia: Experiências, Desafios e Êxitos do Núcleo de Residência Pedagógica de Química da UFRRJ
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5084
Marcelo Herbst, Laurine Cristina Paulo da Silva, Diógenes Chaves Lopes , André Marques dos Santos, Cristiano Jorge Riger
264-279
PDF
Os Quatro Elementos – Uma Proposta de Oficina de Química Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5208
Evelyn Leal de Carvalho, Lucas Domingues de Almeida, Letícia da Costa Ferreira , Ygor Ramos Vaz, Taís Cristina de Lima Guimarães
280-292
PDF
Contribuições do Programa Residência Pedagógica na Reflexão de um Grupo de Licenciandos em Química sobre Aspectos da Docência no Contexto Pandêmico
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5074
Natalia Rodrigues Ribeiro, Giovanni Miraveti Carriello, Guilherme Manassés Pegoraro, João Batista dos Santos Junior
293-308
PDF
O Papel da Residência Pedagógica na Formação Inicial em Química: Obtenção dos Saberes Profissionais e Experienciais
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5091
Ingrid Domene Eugenio, Débora Mendonça de Souza, Denilson Albuquerque Rosa, Sergio Antonio Marques de Lima, Gustavo Bizarria Gibin
309-324
PDF
A Divulgação Científica na Formação Inicial e Continuada de Professores: Preparando Pibidianos para Popularizar a Ciência no Contexto Escolar
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.6014
Cassiana Herzer Griebeler, Maurícius Selvero Pazinato , Nathália Marcolin Simon, Camila Greff Passos
325-337
PDF
Programa de Residência Pedagógica: Anúncios e Denúncias sobre a Formação de Professores
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5191
André de Azambuja Maraschin, Carlos Alberto Soares dos Santos Filho, Morgana Welke, Márcia Von Frühauf Firme, Márcio Marques Martins
338-356
PDF
A Coletividade do Conhecimento Didático do Conteúdo Químico no Contexto do Residência Pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5199
Matheus de Lima Rufino, Charlene Barbosa de Paula, Fábio André Sangiogo, Bruno dos Santos Pastoriza, Alessandro Cury Soares
357-375
PDF
A Trajetória Formativa de IDs em um Subprojeto PIBID-QUÍMICA: Impactos e Desafios na Formação de Professores
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.4980
Keysy Solange Costa Nogueira, Fernanda Luiza de Faria
376-391
PDF
O Pensar e o Agir: Movimentos para e no Planejamento de Oficinas Didáticas no PIBID
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5080
Anelise Grünfeld de Luca , Alexandre Vanzuita
392-404
PDF
Um Estudo sobre a Formação e a Profissionalização Docente em Química no Programa Residência Pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5125
Luara Wesley Candeu Ramos, Fabiele Cristiane Dias Broietti, Enio de Lorena Stanzani
405-429
PDF
Ensino Remoto, e Agora? Uma Análise das Percepções dos Participantes do PIBID e PRP QUÍMICA/UFPR sobre o TPACK
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5145
Everton Bedin, Roberto Dalmo Varallo Lima de Oliveira , Fernanda Silva Veloso
430-448
PDF
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Desenvolvido por
Open Journal Systems
i
e-ISSN
: 2447-6099
Qualis
: A3 - Ensino
Periodicidade
: Trimestral