v. 9 n. 2 (2023): Dossiê Temático - PIBID e Residência Pedagógica: Reflexões para a/da/na Formação de Professoras/es de Química

Editorial

Dossiê Temático: PIBID e Residência Pedagógica

  • O O PIBID e as Tríades Formativas Integrando a Formação Inicial e Continuada de Professores de Química

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5207
    Joyce Melo Mesquita, France Fraiha-Martins, Isaías Batista de Lima
    4-20
  • Os Estágios Supervisionados em Química no Âmbito do Programa Residência Pedagógica: Uma Análise no Contexto Pandêmico

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5111
    Janes Kened Rodrigues dos Santos, Francisco Frank Dourado Capistrano , Giovane dos Santos Dutra , Emilay Thamiely Tavares de Sena
    21-34
  • A Atuação do Programa Residência Pedagógica no Município de Coari-AM

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5211
    Geovani Rodrigues Silva, Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi
    35-45
  • Construção da Identidade Docente no Âmbito do Programa Residência Pedagógica

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5044
    Gahelyka Aghta Pantano Souza, Orliney Maciel Guimarães
    46-69
  • Narrativas (Auto)Biográficas como Instrumento de Formação Docente de Licenciandos e Licenciandas do PIBID/QUÍMICA/UFRPE

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5204
    Ruth do Nascimento Firme
    70-82
  • Ações Educativas no Contexto do Programa Residência Pedagógica: Contribuições do Ensino de Ciências por Investigação no Âmbito de um Itinerário Formativo

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5087
    Elâyny Hellen Souza Soares, Suiane Ewerling da Rosa
    83-105
  • Os Efeitos da Realização da Pesquisa em Ensino no PIBID do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Sergipe Campus Prof. Alberto Carvalho

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5198
    Gabriel Santos Araujo, João Paulo Mendonça Lima
    106-121
  • PIBID/QUÍMICA/UFPB em Período Remoto: A Importância da Educação Inclusiva na Formação de Professores

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5172
    Emelly Suelen de Freitas Reis Santos, Ellem Hoffimam Miranda Nunes Paulino, Maria Francileide da Silva Madruga, Karoline Ferreira Barbosa, Claudio Gabriel Lima-Junior
    122-145
  • Afinal, Por Que Ser Residente Pedagógico? Perspectivas de Estudantes do Curso de Licenciatura em Química sobre o Programa de Residência Pedagógica

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5192
    Quézia Raquel Ribeiro da Silva , Kalline de Almeida Alves Carneiro, Paulo Cesar Geglio , Maria Betania Hermenegildo dos Santos
    146-161
  • Iniciação à Docência na Licenciatura em Química: Experiências, Olhares e Trajetórias de Egressos de um Subprojeto do PIBID no Centro-Sul do Ceará (2010-2018)

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5077
    Wanderson Diogo Andrade da Silva, Neidimar Lopes Matias de Paula, Virna Pereira de Araújo, Rogério José Melo Nascimento, Flaviana Noronha Guedes
    162-175
  • O Privilégio Insetal de Ser Coletivo: A Experiência do I Ciclo Formativo PRP/PIBID QUÍMICA da/na UFGD

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5085
    Adriana Marques de Oliveira, Vivian dos Santos Calixto, Elaine da Silva Ramos, Ademir de Souza Pereira
    176-189
  • Atividades Síncronas e Assíncronas na Experimentação no Ensino de Química em Tempos de Pandemia: A Experiência do Residência Pedagógica e do PIBID na UFGD

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5086
    Ademir de Souza Pereira , Elaine da Silva Ramos , Adriana Marques de Oliveira, Vivian dos Santos Calixto
    190-205
  • A Alfabetização Científica na Formação Inicial Docente em Química e as Contribuições do PIBID

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5196
    Francisca das Chagas Alves Silva, Nyuara Araújo da Silva Mesquita, Maria Mozarina Beserra Almeida, Silvany Bastos Santiago
    206-226
  • Potencialidades e Desafios nas Ações Desenvolvidas no Programa de Residência Pedagógica no Período de Pandemia

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5056
    Wallace Alves Cabral, Andréia Francisco Afonso
    227-242
  • Reflexões sobre a Prática Docente e o Programa Residência Pedagógica sob os Olhares dos Residentes

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5188
    Stefannie de Sá Ibraim, Roberta Guimarães Corrêa
    243-263
  • Ensino de Química em Tempos de Pandemia: Experiências, Desafios e Êxitos do Núcleo de Residência Pedagógica de Química da UFRRJ

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5084
    Marcelo Herbst, Laurine Cristina Paulo da Silva, Diógenes Chaves Lopes , André Marques dos Santos, Cristiano Jorge Riger
    264-279
  • Os Quatro Elementos – Uma Proposta de Oficina de Química Ambiental

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5208
    Evelyn Leal de Carvalho, Lucas Domingues de Almeida, Letícia da Costa Ferreira , Ygor Ramos Vaz, Taís Cristina de Lima Guimarães
    280-292
  • Contribuições do Programa Residência Pedagógica na Reflexão de um Grupo de Licenciandos em Química sobre Aspectos da Docência no Contexto Pandêmico

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5074
    Natalia Rodrigues Ribeiro, Giovanni Miraveti Carriello, Guilherme Manassés Pegoraro, João Batista dos Santos Junior
    293-308
  • O Papel da Residência Pedagógica na Formação Inicial em Química: Obtenção dos Saberes Profissionais e Experienciais

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5091
    Ingrid Domene Eugenio, Débora Mendonça de Souza, Denilson Albuquerque Rosa, Sergio Antonio Marques de Lima, Gustavo Bizarria Gibin
    309-324
  • A Divulgação Científica na Formação Inicial e Continuada de Professores: Preparando Pibidianos para Popularizar a Ciência no Contexto Escolar

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.6014
    Cassiana Herzer Griebeler, Maurícius Selvero Pazinato , Nathália Marcolin Simon, Camila Greff Passos
    325-337
  • Programa de Residência Pedagógica: Anúncios e Denúncias sobre a Formação de Professores

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5191
    André de Azambuja Maraschin, Carlos Alberto Soares dos Santos Filho, Morgana Welke, Márcia Von Frühauf Firme, Márcio Marques Martins
    338-356
  • A Coletividade do Conhecimento Didático do Conteúdo Químico no Contexto do Residência Pedagógica

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5199
    Matheus de Lima Rufino, Charlene Barbosa de Paula, Fábio André Sangiogo, Bruno dos Santos Pastoriza, Alessandro Cury Soares
    357-375
  • A Trajetória Formativa de IDs em um Subprojeto PIBID-QUÍMICA: Impactos e Desafios na Formação de Professores

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.4980
    Keysy Solange Costa Nogueira, Fernanda Luiza de Faria
    376-391
  • O Pensar e o Agir: Movimentos para e no Planejamento de Oficinas Didáticas no PIBID

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5080
    Anelise Grünfeld de Luca , Alexandre Vanzuita
    392-404
  • Um Estudo sobre a Formação e a Profissionalização Docente em Química no Programa Residência Pedagógica

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5125
    Luara Wesley Candeu Ramos, Fabiele Cristiane Dias Broietti, Enio de Lorena Stanzani
    405-429
  • Ensino Remoto, e Agora? Uma Análise das Percepções dos Participantes do PIBID e PRP QUÍMICA/UFPR sobre o TPACK

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5145
    Everton Bedin, Roberto Dalmo Varallo Lima de Oliveira , Fernanda Silva Veloso
    430-448