v. 9 n. 2 (2023): Dossiê Temático - PIBID e Residência Pedagógica: Reflexões para a/da/na Formação de Professoras/es de Química

Editorial

Dossiê Temático: PIBID e Residência Pedagógica

  • O O PIBID e as Tríades Formativas Integrando a Formação Inicial e Continuada de Professores de Química

    Joyce Melo Mesquita, France Fraiha-Martins, Isaías Batista de Lima
    4-20
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5207
  • Os Estágios Supervisionados em Química no Âmbito do Programa Residência Pedagógica: Uma Análise no Contexto Pandêmico

    Janes Kened Rodrigues dos Santos, Francisco Frank Dourado Capistrano , Giovane dos Santos Dutra , Emilay Thamiely Tavares de Sena
    21-34
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5111
  • A Atuação do Programa Residência Pedagógica no Município de Coari-AM

    Geovani Rodrigues Silva, Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi
    35-45
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5211
  • Construção da Identidade Docente no Âmbito do Programa Residência Pedagógica

    Gahelyka Aghta Pantano Souza, Orliney Maciel Guimarães
    46-69
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5044
  • Narrativas (Auto)Biográficas como Instrumento de Formação Docente de Licenciandos e Licenciandas do PIBID/QUÍMICA/UFRPE

    Ruth do Nascimento Firme
    70-82
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5204
  • Ações Educativas no Contexto do Programa Residência Pedagógica: Contribuições do Ensino de Ciências por Investigação no Âmbito de um Itinerário Formativo

    Elâyny Hellen Souza Soares, Suiane Ewerling da Rosa
    83-105
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5087
  • Os Efeitos da Realização da Pesquisa em Ensino no PIBID do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Sergipe Campus Prof. Alberto Carvalho

    Gabriel Santos Araujo, João Paulo Mendonça Lima
    106-121
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5198
  • PIBID/QUÍMICA/UFPB em Período Remoto: A Importância da Educação Inclusiva na Formação de Professores

    Emelly Suelen de Freitas Reis Santos, Ellem Hoffimam Miranda Nunes Paulino, Maria Francileide da Silva Madruga, Karoline Ferreira Barbosa, Claudio Gabriel Lima-Junior
    122-145
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5172
  • Afinal, Por Que Ser Residente Pedagógico? Perspectivas de Estudantes do Curso de Licenciatura em Química sobre o Programa de Residência Pedagógica

    Quézia Raquel Ribeiro da Silva , Kalline de Almeida Alves Carneiro, Paulo Cesar Geglio , Maria Betania Hermenegildo dos Santos
    146-161
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5192
  • Iniciação à Docência na Licenciatura em Química: Experiências, Olhares e Trajetórias de Egressos de um Subprojeto do PIBID no Centro-Sul do Ceará (2010-2018)

    Wanderson Diogo Andrade da Silva, Neidimar Lopes Matias de Paula, Virna Pereira de Araújo, Rogério José Melo Nascimento, Flaviana Noronha Guedes
    162-175
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5077
  • O Privilégio Insetal de Ser Coletivo: A Experiência do I Ciclo Formativo PRP/PIBID QUÍMICA da/na UFGD

    Adriana Marques de Oliveira, Vivian dos Santos Calixto, Elaine da Silva Ramos, Ademir de Souza Pereira
    176-189
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5085
  • Atividades Síncronas e Assíncronas na Experimentação no Ensino de Química em Tempos de Pandemia: A Experiência do Residência Pedagógica e do PIBID na UFGD

    Ademir de Souza Pereira , Elaine da Silva Ramos , Adriana Marques de Oliveira, Vivian dos Santos Calixto
    190-205
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5086
  • A Alfabetização Científica na Formação Inicial Docente em Química e as Contribuições do PIBID

    Francisca das Chagas Alves Silva, Nyuara Araújo da Silva Mesquita, Maria Mozarina Beserra Almeida, Silvany Bastos Santiago
    206-226
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5196
  • Potencialidades e Desafios nas Ações Desenvolvidas no Programa de Residência Pedagógica no Período de Pandemia

    Wallace Alves Cabral, Andréia Francisco Afonso
    227-242
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5056
  • Reflexões sobre a Prática Docente e o Programa Residência Pedagógica sob os Olhares dos Residentes

    Stefannie de Sá Ibraim, Roberta Guimarães Corrêa
    243-263
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5188
  • Ensino de Química em Tempos de Pandemia: Experiências, Desafios e Êxitos do Núcleo de Residência Pedagógica de Química da UFRRJ

    Marcelo Herbst, Laurine Cristina Paulo da Silva, Diógenes Chaves Lopes , André Marques dos Santos, Cristiano Jorge Riger
    264-279
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5084
  • Os Quatro Elementos – Uma Proposta de Oficina de Química Ambiental

    Evelyn Leal de Carvalho, Lucas Domingues de Almeida, Letícia da Costa Ferreira , Ygor Ramos Vaz, Taís Cristina de Lima Guimarães
    280-292
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5208
  • Contribuições do Programa Residência Pedagógica na Reflexão de um Grupo de Licenciandos em Química sobre Aspectos da Docência no Contexto Pandêmico

    Natalia Rodrigues Ribeiro, Giovanni Miraveti Carriello, Guilherme Manassés Pegoraro, João Batista dos Santos Junior
    293-308
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5074
  • O Papel da Residência Pedagógica na Formação Inicial em Química: Obtenção dos Saberes Profissionais e Experienciais

    Ingrid Domene Eugenio, Débora Mendonça de Souza, Denilson Albuquerque Rosa, Sergio Antonio Marques de Lima, Gustavo Bizarria Gibin
    309-324
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5091
  • A Divulgação Científica na Formação Inicial e Continuada de Professores: Preparando Pibidianos para Popularizar a Ciência no Contexto Escolar

    Cassiana Herzer Griebeler, Maurícius Selvero Pazinato , Nathália Marcolin Simon, Camila Greff Passos
    325-337
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.6014
  • Programa de Residência Pedagógica: Anúncios e Denúncias sobre a Formação de Professores

    André de Azambuja Maraschin, Carlos Alberto Soares dos Santos Filho, Morgana Welke, Márcia Von Frühauf Firme, Márcio Marques Martins
    338-356
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5191
  • A Coletividade do Conhecimento Didático do Conteúdo Químico no Contexto do Residência Pedagógica

    Matheus de Lima Rufino, Charlene Barbosa de Paula, Fábio André Sangiogo, Bruno dos Santos Pastoriza, Alessandro Cury Soares
    357-375
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5199
  • A Trajetória Formativa de IDs em um Subprojeto PIBID-QUÍMICA: Impactos e Desafios na Formação de Professores

    Keysy Solange Costa Nogueira, Fernanda Luiza de Faria
    376-391
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.4980
  • O Pensar e o Agir: Movimentos para e no Planejamento de Oficinas Didáticas no PIBID

    Anelise Grünfeld de Luca , Alexandre Vanzuita
    392-404
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5080
  • Um Estudo sobre a Formação e a Profissionalização Docente em Química no Programa Residência Pedagógica

    Luara Wesley Candeu Ramos, Fabiele Cristiane Dias Broietti, Enio de Lorena Stanzani
    405-429
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5125
  • Ensino Remoto, e Agora? Uma Análise das Percepções dos Participantes do PIBID e PRP QUÍMICA/UFPR sobre o TPACK

    Everton Bedin, Roberto Dalmo Varallo Lima de Oliveira , Fernanda Silva Veloso
    430-448
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5145