Os Quatro Elementos – Uma Proposta de Oficina de Química Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5208Palavras-chave:
Química Ambiental, Experimentação, Residência PedagógicaResumo
A Química Ambiental vem sendo cada vez mais discutida nos últimos anos. Além disso, por compreender diversas áreas de ensino, permite trabalhar de forma interdisciplinar, abrangendo um vasto campo de conhecimento. A partir disso, pensou-se em uma metodologia capaz de associar o conteúdo com o cotidiano, a experimentação, onde foi possível mostrar problemas reais e provocar o interesse do aluno. Foram utilizados experimentos associados aos quatro elementos: terra, ar, água e fogo. A água e a terra foram trabalhadas a partir de problemas de poluição e qualidade da água, enquanto o ar e o fogo foram trabalhados através de problemas de poluição atmosférica. Além disso, todas trabalharam os conceitos químicos aliado a questões socioambientais relevantes e que se mostram presentes no entorno da escola. Desta forma, a oficina teve como objetivo principal demonstrar a importância da Educação Ambiental no ensino. Este trabalho é resultado do Programa de Residência Pedagógica, realizado no CIEP 170 - Gregório Bezerra, em São João de Meriti – Rio de Janeiro, por licenciandos do IFRJ - Campus Duque de Caxias.Downloads
Referências
Barros, José D. S., Silva, Maria F. P., & Vásquez, Silvestre F. (2011). A prática docente mediada pelo estágio supervisionado. Atos de Pesquisa Em Educação, 6(2), 510-520.
Almeida, Elba Cristina S., Silva, Maria de Fátima C., Lima, Janaína P., Silva, Milca L., Braga, Cláudia F., & Brasilino, Maria das Graças A. (2007). Contextualização do Ensino De Química: Motivando Alunos De Ensino Médio. 10. ed. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2008. 00 p. Disponível em: http://www.prac.ufpb.br/anais/xenex_xienid/x_enex/ANAIS/Area4/4CCENDQPEX01.pdf. Acesso em: 18 jan. 2019
Brasil (1995). Governo Federal. Lei n. 9.131, de 24 de novembro de 1995. Altera dispositivos da Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961, e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF.
Brasil (1996). Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF.
Brasil (1997a). Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências naturais. Brasília: MEC/SEF.
Brasil (1997b). Parâmetros Curriculares Nacionais: meio ambiente/saúde. Brasília: MEC/SEF.
Brasil (1998). Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: temas transversais. Brasília: MEC/SEF.
Brasil (1999). Lei n. 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF.
Brasil (2013). Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI.
Brasil (2014). Lei nº 13.005/2014, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF.
Brasil (2017). Ministério da Educação. Resolução CNE/CP Nº 2, de 22 de dezembro de 2017. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. Brasília: MEC.
Brasil (2018a). Ministério da Educação. CAPES. Residência Pedagógica. Brasília, DF.
Brasil (2018b). Ministério da Educação. Edital CAPES 06/2018 que dispõe sobre a Residência Pedagógica. Brasília, DF.
Brasil (2018c). Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF.
Bueno, Lígia, Moreia, Kátia C., Soares, Marília, Dantas, Denise J., Wiezzel, Andréia C. S., & Teixeira, Marcos F. S (2007). O ensino de química por meio de atividades experimentais: a realidade do ensino nas escolas. In: Nobre, Silvania L., & Lima, José M. (org.). Livro Eletrônico do Segundo Encontro do Núcleo de Ensino de Presidente Prudente. São Paulo: Unesp.
Bueno, Regina S. M., & Kovaliczn, Rosilda (2008). A. O ensino de ciências e as dificuldades das atividades. Curitiba: SEED- PR/ PDE.
Farias, Cristiane S., Basaglia, Andréia M., & Zimmermann, Alberto (2009). A importância das atividades experimentais no ensino de química. 1º Congresso Paranaense de Educação em Química – UEL. Londrina.
Freire, Paulo (1999). Educação Como Prática Da Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Freire. Paulo (1981). Pedagogia do Oprimido. 10ª ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra.
Dias, Iessa S., & Rios, Carla. A. T. B. (2018). Educação ambiental através das aulas de química: A utilização de temas ambientais no contexto da Química ambiental no nível médio. Congresso Nacional de Educação, 5.
Hess, Sônia (1997). Experimentos de química com materiais domésticos: ensino médio. São Paulo: Moderna.
Jacobucci, D. F. C., Jacobucci, G. B., & Neto, J. M (2009). Experiências de formação de professores em centros e museus de ciências no Brasil. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 8(1), 118-136.
Mendonça, Ana Maria G. D. et al. (2012). A Prática De Ensino Em Química: Educação Ambiental E Sustentabilidade Como Tema Transversal. Campina Grande: Kon
Mozeto, Antonio A., & Jardim, Wilson F. (2002). A Química Ambiental No Brasil. Quimica Nova, 25(1), 1-11.
ONU - Organização das Nações Unidas (2019). Cientistas alertam que mudanças climáticas estão acontecendo ‘antes e pior’ do que o previsto. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/84232-cientistas-alertam-que-mudancas-climaticas-estao-acontecendo-antes-e-pior-do-que-o-previsto.
Salesse, Anna M. T. (2012). A Experimentação No Ensino De Química: importância das aulas práticas no processo de ensino aprendizagem. Monografia (Especialização), Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira.
Santos, Maria L. D., & Perin, Conceição S. B. (2016). A importância do planejamento de ensino para o bom desempenho do professor em sala de aula. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE, Curitiba.
Scalabrin, Izabel C., & Molinari, Adriana. M. C. (2013). A importância da prática do estágio supervisionado nas licenciaturas. Revista Científica do Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson”, 1(7), 12.
Soares, Isabella C. (2018). Análise da concepção docente frente ao uso da experimentação no ensino de ciências. Monografia (Especialização), Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira.
SBQ - Sociedade Brasileira De Química (sd). Sobre a Divisão de Química Ambiental. Divisão Científica - Química Ambiental. São Paulo. Disponível em: http://www.sbq.org.br/ambiental/pagina/sobre-divisao-de-quimica-ambiental.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Evelyn Leal de Carvalho, Lucas Domingues de Almeida, Letícia da Costa Ferreira , Ygor Ramos Vaz, Taís Cristina de Lima Guimarães
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.