Contribuições do Programa Residência Pedagógica na Reflexão de um Grupo de Licenciandos em Química sobre Aspectos da Docência no Contexto Pandêmico

Autores

  • Natalia Rodrigues Ribeiro Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Giovanni Miraveti Carriello Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Guilherme Manassés Pegoraro Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • João Batista dos Santos Junior Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5074

Palavras-chave:

Residência Pedagógica, Análise Textual Discursiva, Ensino Remoto

Resumo

Compreendendo a relevância de estudar as políticas públicas de formação inicial docente, neste artigo foram analisadas 150 narrativas construídas por 25 alunos do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de São Carlos, que integravam o Programa Residência Pedagógica. O método analítico utilizado foi a Análise Textual Discursiva (ATD). O corpus, ou seja, o material de análise, consistiu nas narrativas elaboradas pelos licenciandos e residentes durante o segundo semestre de 2020. Devido à pandemia de coronavírus, o PRP foi realizado de forma remota. Dessa forma, o trabalho buscou identificar os aspectos mais valorizados pelos licenciandos durante sua participação no PRP no contexto pandêmico. No processo analítico, foram identificadas as seguintes categorias: "Uso de mídias no ensino remoto", "Contexto externo à educação escolar", "Metodologia do professor no ensino remoto", "Dificuldades dos estudantes e licenciandos no ensino remoto", "Reflexão sobre a docência" e "Reflexões sobre a escola", as quais foram segmentadas em categorias de ordem reflexiva e prática. Com base nas categorias identificadas nas narrativas de cada licenciando, eles foram classificados em três perfis: reflexivo, prático-reflexivo e prático. Dessa forma, foi possível compreender que 44% do público analisado mencionaram mais categorias de ordem prática do que reflexiva. Apenas 16% dos licenciandos apresentaram mais categorias de ordem reflexiva, enquanto 40% apresentaram um equilíbrio entre as categorias de ordem prática e reflexiva. Portanto, constatou-se que o PRP pode auxiliar no desenvolvimento de saberes docentes da ordem prática e reflexiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Avelino, Wagner F., & Mendes, Jessica G. (2020). A realidade da educação brasileira a partir da COVID-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), 2(5), 56-62.

Brasil (1996). Lei 9.394 de 20 de Dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo. Brasília.

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (2018). Portaria CAPES nº 38/2018. Estabelece o Programa Residência Pedagógica. Brasília

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (2022a). Portaria GAB, nº 82/2022. Brasília

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (2022b). Edital nº 24/2022. (2022b). Brasília

Charczuk, Simone B. (2021). Sustentar a Transferência no Ensino Remoto: docência em tempos de pandemia. Educação & Realidade, 45.

Fiorentini, Dario, & Crecci, Vanessa M. (2013). Desenvolvimento profissional docente: um termo guarda-chuva ou um novo sentido à formação?. Formação Docente–Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, 5(8), 11-23.

Fundação Carlos Chagas (2020a). Educação Escolar em tempos de pandemia. Informe no 2: Similaridades e diferenças nas redes de ensino, sexo e cor/raça. São Paulo.

Fundação Carlos Chagas (2020b). Informe no 1: Educação escolar em tempos de pandemia na visão de professoras/es da Educação Básica. São Paulo.

Gatti, Bernadete A. (2014). A formação inicial de professores para a educação básica: as licenciaturas. Revista Usp, (100), 33-46.

Gatti, Bernadete A., & Menezes, Luiz (2021). Educação e futuros: desafios em busca de equidade. Revista Lusófona de Educação, 52(52).

Grandisoli, Edson, Jacobi, Pedro R., & Marchini, Silvio (2020). Pesquisa: Educação, Docência e a COVID-19. Universidade de São Paulo: Cidades Globais. Instituto de Estudos Avançados da USP.

Grillo, Marlene C., & Gessinger, Rosana M. (2008). Constituição da identidade profissional, saberes docentes e prática reflexiva. A gestão da aula universitária na PUCRS. Porto Alegre: EDIPUCRS, 35-42.

Ramos, Maurivan G., Ribeiro, Marcus E. M., & Galiazzi, Maria C. (2015). Análise Textual Discursiva em processo: investigando a percepção de professores e licenciandos de Química sobre aprendizagem. Campo abierto: Revista de educación, 34(2), 8.

Instituto Península (2020). Sentimento e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios do coronavírus no Brasil. São Paulo. Disponível em: https://www.institutopeninsula.org.br/pesquisa-sentimento-e-percepcao-dos-professores-nos-diferentes-estagios-do-coronavirus-no-brasil/.

Moraes, Roque (2003). Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, 9(02), 191-211.

Moraes, Roque, & Galiazzi, Maria do C. (2006). Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, 12, 117-128.

Moraes, Roque, & Galiazzi, Maria do C. (2016). Análise textual discursiva. 3a edição. Ijuí: Ed, Unijuí, 264 p. Coleção educação em ciências.

Nascimento, Paulo A. Ramos, Daniela L., Melo, Adriana A. S., & Castioni, Remi (2020). Acesso domiciliar à internet e ensino remoto durante a pandemia Brasília: Ipea, 16 p. Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10228.

Neri, Marcelo, & Osorio, Manuel C. (2021). Evasão escolar e jornada remota na pandemia. Revista NECAT-Revista do Núcleo de Estudos de Economia Catarinense, 10(19), 28-55.

Nunes, Jhonatas S., Paula, Charlene, B., & Sangiogo, Fábio (2022). Contribuições e Implicações do Tema Inclusão no Programa Residência Pedagógica da Área de Química da UFPel. Revista Debates Em Ensino De Química, 8(2), 41–56.

Obara, Cássia E., Broietti, Fabiele C. D., & Passos, Marinez M. (2017). Contribuições do PIBID para a construção da identidade docente do professor de Química. Ciência & Educação, 23, 979-994.

Paim, Elisson A. (2007). Do formar ao fazer-se professor. Ensino de história: sujeitos, saberes e práticas. RJ: Mauad: Fapery.

Ribeiro, Giliard S., & José, Maria C. A. (2020). Gestão escolar e a COVID-19: Dinâmicas de trabalho e desafios profissionais durante a pandemia de 2020. Gestão escolar e a COVID-19: dinâmicas de trabalho e desafios profissionais durante a pandemia de 2020. Curitiba: Atena Editora.

Santos, Jefferson R., & Ferreira, Maria E. (2021). Um relato de ensino de Química no contexto da pandemia de COVID-19 na rede pública de São Paulo: O desafio das aulas virtuais na Educação Básica. Research, Society and Development, 10(2), e8710212267.

São Paulo (2020). Assembleia Legislativa do estado de São Paulo. Decreto N° 64.881, de 22 de Março de 2020. Decreta quarentena no estado de SP em decorrência da Pandemia de Coronavírus. São Paulo.

Silva, Marilda da (2009). Complexidade da Formação de Professores: saberes teóricos e saberes práticos. São Paulo: Editora Cultura Acadêmica.

Stanzani, Enio L., Broietti, F. C. D., & Passos, Marinez M. (2022). Saberes docentes na formação inicial de professores de química: novas compreensões à luz da análise textual discursiva. Revista Contexto & Educação, 37(116), 442-464.

Vasconcelos, Flávia C. G. C., & Silva, João R. R. T. (2020). A vivência na residência pedagógica em química: aspectos formativos e reflexões para o desenvolvimento da prática docente. Formação Docente–Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, 12(25), 219-234.

Zeichner, Kenneth (2010). Repensando as conexões entre a formação na universidade e as experiências de campo na formação de professores em faculdades e universidades. Educação UFSM, 35(3), 479-503.

Downloads

Publicado

2023-07-14

Como Citar

Rodrigues Ribeiro, N., Miraveti Carriello, G., Manassés Pegoraro, G., & Batista dos Santos Junior, J. . (2023). Contribuições do Programa Residência Pedagógica na Reflexão de um Grupo de Licenciandos em Química sobre Aspectos da Docência no Contexto Pandêmico. Revista Debates Em Ensino De Química, 9(2), 293–308. https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5074

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)