v. 9 n. 4 (2023): .

Editorial

Debates em Currículo e Políticas Públicas para o Ensino de Química

  • Ensino de Ciências e Surdez: Para Além das Libras

    Eleandro Adir Philippsen, Ricardo Gauche, Patrícia Tuxi, Eduardo Felipe Felten
    4-23
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.4616
  • Introdução da Pesquisa como Princípio Pedagógico no Ensino de Ciências

    Fabiana Pauletti
    24-40
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.4845

Debates em Direitos Humanos, Culturas e Justiça Social no Ensino de Química

  • Narrativas e Saberes Indígenas no Ensino de Química: Contextos para Propostas de Sequências Didáticas

    Carlos Daniel Silva da Silva , Emanuel Pereira de Queiroz
    41-56
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5156
  • Uma Proposta Didática Visual e Experimental sobre Tensão Superficial para Surdos com a Sugestão de Novos Sinais em Libras

    Tadson Silva Santos , Patricia Fernanda de Oliveira Cabral , Jomara Mendes Fernandes, Rosani Kristine Paraíso Garcia
    57-75
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5142

Debates em Divulgação Científica, Artes e Espaços Não Formais

  • Saberes Populares sobre Chás: Diálogos com Enfoque no Letramento Científico

    Leossandra Cabral de Luna, Francisco Ferreira Dantas Filho
    76-91
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.4816
  • Serendipidade e Arte na Educação em Química: Apresentando a WikiArt, uma Enciclopédia de Artes Visuais

    Tatiana Zarichta Nichele Eichler, Marcelo Leandro Eichler, José Claudio Del Pino
    92-106
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.4902

Debates em Ensino e Aprendizagem da Química

  • Sala de Aula Invertida e Ensino sob Medida Aplicados Remotamente para o Ensino de Química: Ganho de Hake

    Francisca Kelly Araujo Leite Sampaio, Fábio Sampaio Mariano, Viviane Gomes Pereira Ribeiro , Selma Elaine Mazzetto
    107-124
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5146
  • Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas no Ensino de Química da Educação Básica: Uma Revisão de Literatura

    Dhulya Trindade de Oliveira , Mara Elisângela Jappe Goi
    125-147
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5185
  • Uma Análise Cienciométrica de Artigos no Ensino de Química sobre o Tema Forças Intermoleculares

    Alysson Ferreira de Farias, Maria Aparecida Barbosa Eleuterio de Farias, Iara Terra de Oliveira , Giovanni Scataglia Botelho Paz, Thaissa Lúcio Silva
    148-171
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5060
  • O Ensino de Química no Contexto da Educação do Campo: Uma Revisão Bibliográfica nos Anais do ENEQ (2008–2020)

    Maricleide Pereira de Lima Mendes, Joelma Cerqueira Fadigas
    172-185
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5545
  • Aprendizagem Significativa do Conceito de Estequiometria do Reagente Limitante: Resolução de Problemas Envolvendo Receitas Culinárias e Reações Químicas

    Daniele Trajano Raupp, Franciele Tatiana Haupt , Fabrina Bentlin , Carolaine Silva Gomes, Lara Colvero Rockenbach
    186-205
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5603
  • Objeto Digital de Aprendizagem de Química: Uma Proposta de Recurso Didático para um Momento Pandêmico

    Amanda Bobbio Pontara , Carmem Lúcia Costa Amaral, Ana Nery Furlan Mendes
    206-223
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5649
  • Ensino de Hidrólise Salina na Modalidade Híbrida Mediado por um Blog

    Claudinei Osório Oliveira, Evandro Roberto Alves, Alexandre Rossi
    224-243
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5515

Debates em História e Filosofia da Química para o Ensino

  • Mapeamento das Produções sobre História da Química e sua Aproximação com a Formação Inicial de Professores em Eventos da Área

    Roberto Nardi, Mateus José dos Santos, Larissa Cabral Lima, Murilo Henrique dos Santos Lima, Renan Vilela Bertolin
    244-261
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5235

Debates em Linguagem no Ensino de Química

  • Concepções de Licenciados em Química Acerca da Matéria

    Luana Ehle Joras, Darlize Déglan Borges Beulck Bender, Valesca Vargas Vieira, Raquel Tusi Tamiosso, Maria Rosa Chitolina Schetinger
    262-273
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.4484
  • The Historical Development of the Words “Dissociation” and “Ionization” in Chemistry

    Giovanni Miraveti Carriello, Guilherme Manassés Pegoraro, João Batista dos Santos Junior
    274-287
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.4513

Especial SMEQ

  • A Pesquisa Colaborativa como Caminho para a Superação do Isolamento Docente Entre Professores de Ciências

    Vitor Iotte Medeiros, José Guilherme da Silva Lopes
    288-308
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5669
  • Questões Sociocientíficas no Ensino de Química: O Episódio da Fosfoetanolamina

    Elias Vitor Bordinhon, Evandro Fortes Rozentalski
    309-324
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5678
  • Tweets de Agências de Verificação de Notícias e a Química: Um Estudo de Caso sobre a Pandemia de COVID-19

    Rebeca Rodrigues Pereira, Patrícia Fernanda de Oliveira Cabral
    325-342
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5679
  • Divulgação Científica e Educação Não Formal nos Cursos de Licenciatura em Química, Física, Biologia e Matemática

    Jane Raquel Silva de Oliveira, Guilheme Modena Alkmin
    343-366
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5674
  • Instrumentos Avaliativos e o Ensino de Química: Reflexões a partir da Utilização do Júri Simulado

    Vladimir Cavalcanti da Silva Júnior, Girleide Torres Lemos
    367-383
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5677
  • Materiais Didáticos de Química e a Pandemia de COVID-19: Uma Análise Documental

    Isabella Balducci Rezende, Juliana Maria Sampaio Furlani
    384-398
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5675
  • Interdisciplinaridade na Educação Ambiental: Abordagem CTSA no Contexto do Rompimento da Barragem de Brumadinho

    Laís Rosa Batista, Pamela da Rocha Patricio, Marciana Almendro David
    399-412
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5673
  • A Experimentação como Metodologia para o Ensino de Química a partir do Produto Natural “Comigo Ninguém Pode”

    Maria Betania Hermenegildo dos Santos, Jefferson Bonifacio Silva , Hellane Fabricia Sousa de Lucena , Franklin Kaic Dutra-Pereira
    413-429
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5636