Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Atual
Arquivos
Anúncios
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 9 n. 4 (2023): .
v. 9 n. 4 (2023): .
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4
Publicado:
2023-12-31
Editorial
Editorial
José Euzebio Simões Neto
2-3
PDF
Debates em Currículo e Políticas Públicas para o Ensino de Química
Ensino de Ciências e Surdez: Para Além das Libras
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.4616
Eleandro Adir Philippsen, Ricardo Gauche, Patrícia Tuxi, Eduardo Felipe Felten
4-23
PDF
Introdução da Pesquisa como Princípio Pedagógico no Ensino de Ciências
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.4845
Fabiana Pauletti
24-40
PDF
Debates em Direitos Humanos, Culturas e Justiça Social no Ensino de Química
Narrativas e Saberes Indígenas no Ensino de Química: Contextos para Propostas de Sequências Didáticas
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5156
Carlos Daniel Silva da Silva , Emanuel Pereira de Queiroz
41-56
PDF
Uma Proposta Didática Visual e Experimental sobre Tensão Superficial para Surdos com a Sugestão de Novos Sinais em Libras
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5142
Tadson Silva Santos , Patricia Fernanda de Oliveira Cabral , Jomara Mendes Fernandes, Rosani Kristine Paraíso Garcia
57-75
PDF
Debates em Divulgação Científica, Artes e Espaços Não Formais
Saberes Populares sobre Chás: Diálogos com Enfoque no Letramento Científico
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.4816
Leossandra Cabral de Luna, Francisco Ferreira Dantas Filho
76-91
PDF
Serendipidade e Arte na Educação em Química: Apresentando a WikiArt, uma Enciclopédia de Artes Visuais
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.4902
Tatiana Zarichta Nichele Eichler, Marcelo Leandro Eichler, José Claudio Del Pino
92-106
PDF
Debates em Ensino e Aprendizagem da Química
Sala de Aula Invertida e Ensino sob Medida Aplicados Remotamente para o Ensino de Química: Ganho de Hake
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5146
Francisca Kelly Araujo Leite Sampaio, Fábio Sampaio Mariano, Viviane Gomes Pereira Ribeiro , Selma Elaine Mazzetto
107-124
PDF
Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas no Ensino de Química da Educação Básica: Uma Revisão de Literatura
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5185
Dhulya Trindade de Oliveira , Mara Elisângela Jappe Goi
125-147
PDF
Uma Análise Cienciométrica de Artigos no Ensino de Química sobre o Tema Forças Intermoleculares
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5060
Alysson Ferreira de Farias, Maria Aparecida Barbosa Eleuterio de Farias, Iara Terra de Oliveira , Giovanni Scataglia Botelho Paz, Thaissa Lúcio Silva
148-171
PDF
O Ensino de Química no Contexto da Educação do Campo: Uma Revisão Bibliográfica nos Anais do ENEQ (2008–2020)
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5545
Maricleide Pereira de Lima Mendes, Joelma Cerqueira Fadigas
172-185
PDF
Aprendizagem Significativa do Conceito de Estequiometria do Reagente Limitante: Resolução de Problemas Envolvendo Receitas Culinárias e Reações Químicas
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5603
Daniele Trajano Raupp, Franciele Tatiana Haupt , Fabrina Bentlin , Carolaine Silva Gomes, Lara Colvero Rockenbach
186-205
PDF
Objeto Digital de Aprendizagem de Química: Uma Proposta de Recurso Didático para um Momento Pandêmico
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5649
Amanda Bobbio Pontara , Carmem Lúcia Costa Amaral, Ana Nery Furlan Mendes
206-223
PDF
Ensino de Hidrólise Salina na Modalidade Híbrida Mediado por um Blog
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5515
Claudinei Osório Oliveira, Evandro Roberto Alves, Alexandre Rossi
224-243
PDF
Debates em História e Filosofia da Química para o Ensino
Mapeamento das Produções sobre História da Química e sua Aproximação com a Formação Inicial de Professores em Eventos da Área
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5235
Roberto Nardi, Mateus José dos Santos, Larissa Cabral Lima, Murilo Henrique dos Santos Lima, Renan Vilela Bertolin
244-261
PDF
Debates em Linguagem no Ensino de Química
Concepções de Licenciados em Química Acerca da Matéria
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.4484
Luana Ehle Joras, Darlize Déglan Borges Beulck Bender, Valesca Vargas Vieira, Raquel Tusi Tamiosso, Maria Rosa Chitolina Schetinger
262-273
PDF
The Historical Development of the Words “Dissociation” and “Ionization” in Chemistry
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.4513
Giovanni Miraveti Carriello, Guilherme Manassés Pegoraro, João Batista dos Santos Junior
274-287
PDF (English)
Especial SMEQ
A Pesquisa Colaborativa como Caminho para a Superação do Isolamento Docente Entre Professores de Ciências
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5669
Vitor Iotte Medeiros, José Guilherme da Silva Lopes
288-308
PDF
Questões Sociocientíficas no Ensino de Química: O Episódio da Fosfoetanolamina
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5678
Elias Vitor Bordinhon, Evandro Fortes Rozentalski
309-324
PDF
Tweets de Agências de Verificação de Notícias e a Química: Um Estudo de Caso sobre a Pandemia de COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5679
Rebeca Rodrigues Pereira, Patrícia Fernanda de Oliveira Cabral
325-342
PDF
Divulgação Científica e Educação Não Formal nos Cursos de Licenciatura em Química, Física, Biologia e Matemática
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5674
Jane Raquel Silva de Oliveira, Guilheme Modena Alkmin
343-366
PDF
Instrumentos Avaliativos e o Ensino de Química: Reflexões a partir da Utilização do Júri Simulado
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5677
Vladimir Cavalcanti da Silva Júnior, Girleide Torres Lemos
367-383
PDF
Materiais Didáticos de Química e a Pandemia de COVID-19: Uma Análise Documental
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5675
Isabella Balducci Rezende, Juliana Maria Sampaio Furlani
384-398
PDF
Interdisciplinaridade na Educação Ambiental: Abordagem CTSA no Contexto do Rompimento da Barragem de Brumadinho
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5673
Laís Rosa Batista, Pamela da Rocha Patricio, Marciana Almendro David
399-412
PDF
A Experimentação como Metodologia para o Ensino de Química a partir do Produto Natural “Comigo Ninguém Pode”
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5636
Maria Betania Hermenegildo dos Santos, Jefferson Bonifacio Silva , Hellane Fabricia Sousa de Lucena , Franklin Kaic Dutra-Pereira
413-429
PDF
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Desenvolvido por
Open Journal Systems
i
e-ISSN
: 2447-6099
Qualis
: A3 - Ensino
Periodicidade
: Trimestral