Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Atual
Arquivos
Anúncios
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 9 n. 4 (2023): .
v. 9 n. 4 (2023): .
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4
Publicado:
2023-12-31
Editorial
Editorial
José Euzebio Simões Neto
2-3
PDF
Debates em Currículo e Políticas Públicas para o Ensino de Química
Ensino de Ciências e Surdez: Para Além das Libras
Eleandro Adir Philippsen, Ricardo Gauche, Patrícia Tuxi, Eduardo Felipe Felten
4-23
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.4616
Introdução da Pesquisa como Princípio Pedagógico no Ensino de Ciências
Fabiana Pauletti
24-40
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.4845
Debates em Direitos Humanos, Culturas e Justiça Social no Ensino de Química
Narrativas e Saberes Indígenas no Ensino de Química: Contextos para Propostas de Sequências Didáticas
Carlos Daniel Silva da Silva , Emanuel Pereira de Queiroz
41-56
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5156
Uma Proposta Didática Visual e Experimental sobre Tensão Superficial para Surdos com a Sugestão de Novos Sinais em Libras
Tadson Silva Santos , Patricia Fernanda de Oliveira Cabral , Jomara Mendes Fernandes, Rosani Kristine Paraíso Garcia
57-75
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5142
Debates em Divulgação Científica, Artes e Espaços Não Formais
Saberes Populares sobre Chás: Diálogos com Enfoque no Letramento Científico
Leossandra Cabral de Luna, Francisco Ferreira Dantas Filho
76-91
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.4816
Serendipidade e Arte na Educação em Química: Apresentando a WikiArt, uma Enciclopédia de Artes Visuais
Tatiana Zarichta Nichele Eichler, Marcelo Leandro Eichler, José Claudio Del Pino
92-106
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.4902
Debates em Ensino e Aprendizagem da Química
Sala de Aula Invertida e Ensino sob Medida Aplicados Remotamente para o Ensino de Química: Ganho de Hake
Francisca Kelly Araujo Leite Sampaio, Fábio Sampaio Mariano, Viviane Gomes Pereira Ribeiro , Selma Elaine Mazzetto
107-124
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5146
Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas no Ensino de Química da Educação Básica: Uma Revisão de Literatura
Dhulya Trindade de Oliveira , Mara Elisângela Jappe Goi
125-147
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5185
Uma Análise Cienciométrica de Artigos no Ensino de Química sobre o Tema Forças Intermoleculares
Alysson Ferreira de Farias, Maria Aparecida Barbosa Eleuterio de Farias, Iara Terra de Oliveira , Giovanni Scataglia Botelho Paz, Thaissa Lúcio Silva
148-171
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5060
O Ensino de Química no Contexto da Educação do Campo: Uma Revisão Bibliográfica nos Anais do ENEQ (2008–2020)
Maricleide Pereira de Lima Mendes, Joelma Cerqueira Fadigas
172-185
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5545
Aprendizagem Significativa do Conceito de Estequiometria do Reagente Limitante: Resolução de Problemas Envolvendo Receitas Culinárias e Reações Químicas
Daniele Trajano Raupp, Franciele Tatiana Haupt , Fabrina Bentlin , Carolaine Silva Gomes, Lara Colvero Rockenbach
186-205
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5603
Objeto Digital de Aprendizagem de Química: Uma Proposta de Recurso Didático para um Momento Pandêmico
Amanda Bobbio Pontara , Carmem Lúcia Costa Amaral, Ana Nery Furlan Mendes
206-223
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5649
Ensino de Hidrólise Salina na Modalidade Híbrida Mediado por um Blog
Claudinei Osório Oliveira, Evandro Roberto Alves, Alexandre Rossi
224-243
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5515
Debates em História e Filosofia da Química para o Ensino
Mapeamento das Produções sobre História da Química e sua Aproximação com a Formação Inicial de Professores em Eventos da Área
Roberto Nardi, Mateus José dos Santos, Larissa Cabral Lima, Murilo Henrique dos Santos Lima, Renan Vilela Bertolin
244-261
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5235
Debates em Linguagem no Ensino de Química
Concepções de Licenciados em Química Acerca da Matéria
Luana Ehle Joras, Darlize Déglan Borges Beulck Bender, Valesca Vargas Vieira, Raquel Tusi Tamiosso, Maria Rosa Chitolina Schetinger
262-273
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.4484
The Historical Development of the Words “Dissociation” and “Ionization” in Chemistry
Giovanni Miraveti Carriello, Guilherme Manassés Pegoraro, João Batista dos Santos Junior
274-287
PDF (English)
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.4513
Especial SMEQ
A Pesquisa Colaborativa como Caminho para a Superação do Isolamento Docente Entre Professores de Ciências
Vitor Iotte Medeiros, José Guilherme da Silva Lopes
288-308
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5669
Questões Sociocientíficas no Ensino de Química: O Episódio da Fosfoetanolamina
Elias Vitor Bordinhon, Evandro Fortes Rozentalski
309-324
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5678
Tweets de Agências de Verificação de Notícias e a Química: Um Estudo de Caso sobre a Pandemia de COVID-19
Rebeca Rodrigues Pereira, Patrícia Fernanda de Oliveira Cabral
325-342
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5679
Divulgação Científica e Educação Não Formal nos Cursos de Licenciatura em Química, Física, Biologia e Matemática
Jane Raquel Silva de Oliveira, Guilheme Modena Alkmin
343-366
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5674
Instrumentos Avaliativos e o Ensino de Química: Reflexões a partir da Utilização do Júri Simulado
Vladimir Cavalcanti da Silva Júnior, Girleide Torres Lemos
367-383
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5677
Materiais Didáticos de Química e a Pandemia de COVID-19: Uma Análise Documental
Isabella Balducci Rezende, Juliana Maria Sampaio Furlani
384-398
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5675
Interdisciplinaridade na Educação Ambiental: Abordagem CTSA no Contexto do Rompimento da Barragem de Brumadinho
Laís Rosa Batista, Pamela da Rocha Patricio, Marciana Almendro David
399-412
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5673
A Experimentação como Metodologia para o Ensino de Química a partir do Produto Natural “Comigo Ninguém Pode”
Maria Betania Hermenegildo dos Santos, Jefferson Bonifacio Silva , Hellane Fabricia Sousa de Lucena , Franklin Kaic Dutra-Pereira
413-429
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5636
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Desenvolvido por
Open Journal Systems
i
e-ISSN
: 2447-6099
Qualis
: A3 - Ensino
Periodicidade
: Trimestral