Concepções de Licenciados em Química Acerca da Matéria
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.4484Palavras-chave:
Educação Superior, Ensino de Química, Transformações da Matéria, Concepções conceituais de estudantes de QuímicaResumo
Este estudo teve como objetivo investigar as concepções de acadêmicos do 8.º semestre do Curso de Química Licenciatura Plena da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) sobre matéria e seus estados físicos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, construída a partir da análise de dois questionários. Os resultados revelaram que os estudantes responderam às questões sob diversas formas e baseados em suas experiências acadêmicas, e até mesmo escolares e pessoais, porém, a maioria dessas respostas foi superficial e carente de termos científicos. De forma geral, muitos conseguem compreender as mudanças de estados físicos, bem como os fatos que levam a essas modificações, porém, alguns ainda têm concepções muito básicas relacionadas à matéria e não tratam detalhadamente sobre a organização e arranjo dos átomos e moléculas em cada um dos estados físicos. Por intermédio dos resultados encontrados nesta pesquisa, é importante conduzir o acadêmico a pensar nos quatro níveis da matéria (macroscópico, submicroscópico, simbólico e características), pois assim, o estudante conseguirá refletir em nível submicroscópico para conduzir experimentos em nível macroscópico, representá-los por meio dos símbolos e entender suas características. Deste modo, faz-se necessário abordar com maior frequência os estados físicos da matéria durante a formação inicial, visto que este tema é central no curso de Química.Downloads
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