Concepções de Licenciados em Química Acerca da Matéria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.4484

Palavras-chave:

Educação Superior, Ensino de Química, Transformações da Matéria, Concepções conceituais de estudantes de Química

Resumo

Este estudo teve como objetivo investigar as concepções de acadêmicos do 8.º semestre do Curso de Química Licenciatura Plena da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) sobre matéria e seus estados físicos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, construída a partir da análise de dois questionários. Os resultados revelaram que os estudantes responderam às questões sob diversas formas e baseados em suas experiências acadêmicas, e até mesmo escolares e pessoais, porém, a maioria dessas respostas foi superficial e carente de termos científicos. De forma geral, muitos conseguem compreender as mudanças de estados físicos, bem como os fatos que levam a essas modificações, porém, alguns ainda têm concepções muito básicas relacionadas à matéria e não tratam detalhadamente sobre a organização e arranjo dos átomos e moléculas em cada um dos estados físicos. Por intermédio dos resultados encontrados nesta pesquisa, é importante conduzir o acadêmico a pensar nos quatro níveis da matéria (macroscópico, submicroscópico, simbólico e características), pois assim, o estudante conseguirá refletir em nível submicroscópico para conduzir experimentos em nível macroscópico, representá-los por meio dos símbolos e entender suas características. Deste modo, faz-se necessário abordar com maior frequência os estados físicos da matéria durante a formação inicial, visto que este tema é central no curso de Química.

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Biografia do Autor

Luana Ehle Joras, Universidade Federal de Santa Maria

UFSM

Darlize Déglan Borges Beulck Bender, Universidade Federal de Santa Maria

UFSM

Valesca Vargas Vieira, Universidade Federal de Santa Maria

UFSM

Raquel Tusi Tamiosso, Universidade Federal de Santa Maria

UFSM

Maria Rosa Chitolina Schetinger, Universidade Federal de Santa Maria

UFSM

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

Ehle Joras, L., Déglan Borges Beulck Bender, D., Vargas Vieira, V., Tusi Tamiosso, R., & Chitolina Schetinger, M. R. (2023). Concepções de Licenciados em Química Acerca da Matéria. Revista Debates Em Ensino De Química, 9(4), 262–273. https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.4484

Edição

Seção

Debates em Linguagem no Ensino de Química