Narrativas e Saberes Indígenas no Ensino de Química: Contextos para Propostas de Sequências Didáticas
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5156Palavras-chave:
Química, Povos Indígenas, ContextualizaçãoResumo
A participação dos povos nativos no desenvolvimento de técnicas e processos que lidavam com a transformação da natureza é um fato histórico e desempenha papel fundamental no estabelecimento dessas populações em terras brasileiras. Apesar disso, após a invasão portuguesa ao Brasil, houve um processo gradual de apagamento das expressões culturais desses povos, fazendo com que muitas delas fossem esquecidas e até mesmo perdidas. Este trabalho parte de elementos culturais dos povos originários, a partir dos quais foi proposto um conjunto de três sequências didáticas que abordem conceitos basilares da Química, vinculando-os ao contexto da vida indígena, a serem trabalhados na forma de textos, diálogos e atividades. Dessa forma, este artigo valoriza a pluralidade das narrativas historicamente apagadas na formação de estudantes e atende à Lei 11.645/2008. A ordem em que os conteúdos são apresentados foi baseada em livros de Química comumente adotados no final do Ensino Fundamental (EF) e em todo o Ensino Médio (EM). Devido aos conteúdos estudados, concebeu-se como público-alvo de aplicação das sequências didáticas estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio, em aulas com duração de cem minutos, como é praticado em grande parte das instituições de ensino do país.Downloads
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