Aprendizagem Significativa do Conceito de Estequiometria do Reagente Limitante: Resolução de Problemas Envolvendo Receitas Culinárias e Reações Químicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5603

Palavras-chave:

Unidade de Ensino Potencialmente Significativa, Compreensão Conceitual, Ensino de Química

Resumo

O presente trabalho objetivou analisar o desempenho de estudantes na resolução de cálculos envolvendo o conceito de reagente limitante estudados em estequiometria a partir da implementação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS). A estequiometria é considerada um dos tópicos de difícil compreensão, em função da mecanização da resolução dos problemas gerada pelo enfoque no aspecto matemático, em detrimento de uma interpretação mais abrangente envolvendo aspectos químicos e físicos. Essa mecanização se opõe à teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel que considera que novos conhecimentos interagem com conhecimentos prévios, portanto, é fundamental estabelecer relações com as quais o aluno já teve contato. Buscando superar as dificuldades de aprendizagem foi elaborada uma UEPS, e aplicada em uma turma de vinte e três alunos do ensino profissionalizante técnico em química, em uma escola pública da Região Metropolitana de Porto Alegre. A pesquisa, caracterizada como pesquisa de intervenção exploratória, teve como um dos instrumentos de coleta de dados um teste com questões envolvendo receitas culinárias e questões clássicas de cálculo estequiométrico, com foco no conceito de reagente limitante. Buscou-se identificar e categorizar, utilizando os pressupostos da análise de conteúdo de Bardin, os erros cometidos na resolução. Essa análise indica que as dificuldades não estão relacionadas apenas com a falta de domínio das linguagens matemática, física e química, já que um número expressivo de erros foi relacionado com incapacidade de interpretar e compreender os problemas propostos, evidenciando a clara necessidade do uso de estratégias de compreensão leitora durante o ensino de ciências.

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Biografia do Autor

Daniele Trajano Raupp, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

UFRGS

Franciele Tatiana Haupt , Universidade Federal do Rio Grande do Sul

UFRGS

Fabrina Bentlin , Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha

LIBERATO

Carolaine Silva Gomes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

UFRGS

Lara Colvero Rockenbach, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

UFRGS

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

Trajano Raupp, D., Haupt , F. T., Bentlin , F., Silva Gomes, C., & Colvero Rockenbach, L. (2023). Aprendizagem Significativa do Conceito de Estequiometria do Reagente Limitante: Resolução de Problemas Envolvendo Receitas Culinárias e Reações Químicas. Revista Debates Em Ensino De Química, 9(4), 186–205. https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5603

Edição

Seção

Debates em Ensino e Aprendizagem da Química